A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem, alfabetização e letramento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem, alfabetização e letramento"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem, alfabetização e letramento
Professora Nilce da Silva

2 Partes da exposição 1- Linguagem 2- Conceito de alfabetização 3- Conceito de letramento 4- Papel da escola 5- Métodos de alfabetização 6- Proposta dos PCNs: letramento 7- Vamos analisar? 8- Proposta deste curso: novos letramentos

3 O que é Linguagem? A Linguagem é a capacidade humana para compreender e usar um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar. Manifesta-se em todas as atividades sociais e culturais, constituindo a base da transmissão cultural, dos sistemas de valores e das tradições que caracterizam a sociedade humana. Está de tal modo ligada à experiência do Homem que é impossível imaginar a vida sem ela, uma vez que constitui um instrumento essencial para aceder aos pensamentos e conhecimentos. Pressupõe um sistema codificado, que quando está enraizado e é próprio de uma determinada comunidade, se traduz numa Língua. É objeto de estudo de várias disciplinas. É atividade discursiva (perspectiva dos PCNs).

4 Conceito de alfabetização

5 Alfabetizar, alfabetização é…
Levar a aquisição do alfabeto. Ensinar o código da língua escrita. Ensinar as habilidades de ler e escrever. Processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita.

6 Conceito de letramento

7 Letramento é... ... um processo que começa no nascimento da criança que vive em uma sociedade que faz uso da escrita. ... no momento do nascimento de uma criança em uma sociedade letrada e continua ao longo da vida mesmo sem que seja alfabetizada.

8 O papel da escola é... Alfabetizar e letrar.
O papel da escola é ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado

9 Métodos de alfabetização

10 Método analítico ou global
O aluno é levado a fazer uma análise. Os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Este método pode ser divido em: palavração -setenciação -global

11 Método sintético O aluno é levado a fazer uma síntese.
Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico o silábico.

12 Método analítico- sintético ou sintético- analítico e método misto.

13 Proposta dos PCNs

14 Linguagem, atividade discursiva e textualidade
O discurso se manifesta por meio de textos. Texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita.

15 O texto se organiza em gêneros:
formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura. "famílias" de textos que compartilham algumas características comuns.

16

17

18

19

20 Análise linguística Epilinguísticas Metalinguísticas
Ambas são atividades de reflexão sobre a língua nas quatro habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

21 Conteúdos de L.P. O bloco de conteúdos de "Língua escrita: usos e formas" subdivide-se em "Prática de leitura" e "Prática de produção de texto", que, por sua vez, se desdobra em "Aspectos discursivos" e "Aspectos notacionais". Os aspectos notacionais referem-se às características da representação gráfica da linguagem e os aspectos discursivos referem-se às características da linguagem em uso.

22 Os conteúdos propostos neste documento estão organizados em função do eixo:
USO ® REFLEXÃO ® USO.

23 Vamos analisar?

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48 Proposta deste curso = Conteúdo de l. portuguesa
caminho para ensinar a ler e a escrever Novos letramentos Gênero textual on line = Plano de curso Regência de aula Depoimento

49 USO DO COMPUTADOR


Carregar ppt "Linguagem, alfabetização e letramento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google