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O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Profª Francisca de Lourdes ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADOTADAS: Leitura Reflexiva de um texto; Discussão sobre o conceito de alfabetização; Reflexão sobre a especificidade da alfabetização; Exposição dialogada sobre letramento; QUESTÕES PARA REFLEXÃO:  Como o indivíduo pode entrar no mundo da leitura e da escrita?  Em que consiste a alfabetização? O ACESSO AO MUNDO DA ESCRITA SE FAZ POR DUAS VIAS: Processo de alfabetização Aprendizado de uma técnica (aprender a ler e escrever envolve vários aspectos); Processo de letramento Desenvolvimento das habilidades de uso dessas técnicas;

2 CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO
Processo específico de apropriação do código escrito; - processo de decodificação de codificação; Processo ativo por meio do qual a criança, desde seus primeiro contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipótese sobre a natureza e funcionamento da língua escrita; - o aprendizado do sistema de escrita é compreendido como sistema de representação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ALFABETIZAÇÃO Direção da escrita; Identificação e nome das letras; Formas gráficas das letras; Relação grafema/fonema; Espaçamento entre as palavras.

3 ESPECIFICIDADE DA ALFABETIZAÇÃO
Refere-se a orientação sistemática do aluno para se apropriar do sistema de escrita; Os conhecimentos precisam ser abordados de forma sistemática na escola; Como sistematizar/orientar esses conhecimentos? Que caminhos percorrer ?

4 LETRAMENTO Significa introduzir-se nessa diversidade de práticas de leitura e escrita.  Experimentar um conjunto amplo de práticas de leitura e escrita  Demonstrar atitudes favoráveis ao uso da linguagem escrita em contextos diversos.

5 EXEMPLO DE SITUAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Nos comunicamos com pessoas próximas, quando deixamos um recado antes de sair de casa ou escrevemos uma carta a um parente distante; Apoiamos a memória, quando fazemos uma lista do que precisamos comprar no supermercado ou marcamos no calendário o dia de pagar o crediário;

6  Lemos para preparar uma receita de bolo;
 Controlamos nossos orçamentos domésticos; Nos informamos dos acontecimentos que afetam a vida nacional;  Lemos ou escrevemos para distrair, desabafar;  Lemos trechos da bíblia para confirmar nossa fé.

7 USO FUNCIONAL DA LÍNGUA ESCRITA
Lemos e escrevemos veículos de textos diversos (cartas, bilhetes, jornais, revistas, anúncios, rótulos, receitas, bulas de remédios, propagandas, listas, anúncios, artigos, histórias em quadrinhos, parlendas, etc...) Nas mais diversas situações (dentro e fora da escola) Com fins sociais diversos (para comunicar, adquirir informações, ativar à memória, instruir/orientar e como forma de lazer).

8 CONSIDERAÇÕES: A concepção de letramento aponta para a necessidade da prática escolar considerar as funções sociais da escrita e requer uma mudança de postura do professor e uma nova visão de aluno. A língua escrita deve ser entendida compreendida como sistema de representação e, portanto, portadora de um código e de um significado

9 REFERÊNCIAS ROAZZI, A.; FERRA, T.; CARVALHO, R. A questão do método no ensino da leitura e da escrita. Teresina: APECH/UFPI, 1996. SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, v. 9, nº. 152, jul/agos.2003. VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? Alfabetização e Letramento. Cadernos TV Escola. Brasília: MEC, 2006


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