A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende."— Transcrição da apresentação:

1 PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa

2 É pela mediação da linguagem que a criança aprende.

3 As atividades de aprendizagem de Língua Portuguesa ganham muito quando se realizam num contexto de cooperação.

4 Intervenção Pedagógica do Professor Deve constantemente observar para organizar o trabalho pedagógico. Deve constantemente observar para organizar o trabalho pedagógico. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Professor deve contribuir para o convívio escolar solidário e democrático. Professor deve contribuir para o convívio escolar solidário e democrático.

5 O que ensinar nas Séries Iniciais Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo. Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo.

6 Falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir e compreender textos. As escolas devem tratar da expressão oral.

7 Conteúdos de Língua Portuguesa para o Primeiro Ciclo Tratamento de Didático

8 Deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não façam conhecimento da linguagem escrita. Organizar situações de aprendizagem que possibilitem a discussão e reflexão sobre a escrita alfabética. A produção de textos no início da escolarização merece bastante atenção, é uma tarefa bastante difícil para um aprendiz.

9 A seleção deste material deve ser bastante criteriosa. É fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender.

10 O primeiro ciclo deve favorecer situações formais de comunicação; deve-se desenvolver atitudes que contribuam para o convívio no espaço público, desenvolvendo cada vez mais sua autonomia.

11 Conteúdos Constituem-se em conteúdos de Valores, normas e atitudes e Gêneros discursivos, e sua aprendizagem não é possível a não ser em relação à aprendizagem dos demais.

12 Valores, Normas e Atitudes Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Fazer-se entender e procurar entender os outros. Respeito diante de colocações de outras pessoas. Valorização da cooperação. Reconhecimento da necessidade da língua escrita.

13 Valorização da leitura. Interesse por ler ou ouvir a leitura. Atitude crítica diante de um texto. Preocupação com a escrita. Respeito aos diferentes modos de falar.

14 Gêneros Discursivos Serem adequados para o trabalho com a linguagem oral:

15 contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares; contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares; poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas; poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas; saudações, instruções, relatos; saudações, instruções, relatos; entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão); entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão); seminários, palestras. seminários, palestras. Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita: Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita: receitas, instruções de uso, listas; receitas, instruções de uso, listas; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.); diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);

16 quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides, notícias, classificados, etc.; lides, notícias, classificados, etc.; anúncios, slogans, cartazes, folhetos; anúncios, slogans, cartazes, folhetos; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas; folhetos de cordel, fábulas; textos teatrais; textos teatrais;

17 Linguagem Oral O aluno deve ser capaz de ouvir com atenção. O aluno deve ser capaz de ouvir com atenção. Fazer uma exposição oral. Fazer uma exposição oral. Narrar fatos registrando as relações de causa e efeito. Narrar fatos registrando as relações de causa e efeito. Contar histórias. Contar histórias. Descrever cenários, objetos e personagens. Descrever cenários, objetos e personagens. Relatar experiências, sentimentos, idéias, e opiniões de forma clara e ordenada. Relatar experiências, sentimentos, idéias, e opiniões de forma clara e ordenada.

18 Linguagem Escrita Os alunos devem fazer a correspondência dos segmentos falados com os escritos. Os alunos devem fazer a correspondência dos segmentos falados com os escritos. Separar as palavras. Separar as palavras. Dividir o texto escrito em frases. Dividir o texto escrito em frases. Conhecer as regularidades ortográficas. Conhecer as regularidades ortográficas.

19 Usar dicionários Usar dicionários Devem substituir o uso excessivo de e, aí, daí, então por outros conectivos. Devem substituir o uso excessivo de e, aí, daí, então por outros conectivos. Saber separar o discurso direto do indireto. Saber separar o discurso direto do indireto.

20 Assim, os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de maneira eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para sua cultura como para suas necessidades diárias

21

22


Carregar ppt "PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google