A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?"— Transcrição da apresentação:

1 A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?

2 1. ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS Objetivo: Refletir sobre as práticas sociais de uso dos textos escritos, através da visualização de textos diversos (ambiente alfabetizador). Objetivo: Refletir sobre as práticas sociais de uso dos textos escritos, através da visualização de textos diversos (ambiente alfabetizador). - Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens. Exploração de rótulos de embalagens.

3 1.ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS - Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo). - Escrita de palavras e textos (individual e coletiva) cotidianamente.

4 1 ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS - Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios). - Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios). - Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.

5 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS Objetivo: Aprender um conjunto de palavras que possam servir de fontes de informações para a escrita de outras palavras. Objetivo: Aprender um conjunto de palavras que possam servir de fontes de informações para a escrita de outras palavras. -Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel). -Produção e exploração de fichas de chamada. - Bingos com os nomes dos alunos da sala.

6 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS -Palavras cruzadas com os nomes dos alunos. -Formação do próprio nome a partir das letras embalharadas em um envelope. -Bingo de rótulos. - Quebra-cabeças de palavras estáveis.

7 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA Objetivo: Perceber as relações entre escrita e a pauta sonora, a relação alfabética e não silábica e estabelecer as relações grafofônicas -Leitura/cantoria de textos com rimas e aliterações. -Jogos de rima (desafios). - Jogos fonológicos orais.

8 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA - Jogos fonológicos com figuras. - Reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares. - Produção de textos coletivos rimados (poemas).

9 4. ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS Objetivo: Favorecer as reflexões acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas / fonemas) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras. Objetivo: Favorecer as reflexões acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas / fonemas) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras. - Análise – síntese de palavras em - Análise – síntese de palavras em grande grupo. grande grupo. - Palavra mágica (composição de - Palavra mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavras com as letras de uma outra palavra macarrão: cama, maca, carrão...). palavra macarrão: cama, maca, carrão...).

10 4. ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS - Contagem de sílabas e letras nas palavras. - Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de outras palavras). - Atividades de formar palavras com silabários e abecedários. - Dominós. - Quebra-cabeças. - Jogos de ordenar pedaços de palavras (quebra-cabeças de sílabas).

11 5. ATIVIDADES DE COMPARAÇÃO ENTRE PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS OU ÀS LETRAS UTILIZADAS Objetivo: Perceber as regularidades da língua, e compreender os princípios do sistema. Objetivo: Perceber as regularidades da língua, e compreender os princípios do sistema. - Escrita de palavras que iniciam, - Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham pedaços similares. terminam ou tenham pedaços similares. - Busca de similaridades (quadro com - Busca de similaridades (quadro com palavras para que encontrem as palavras para que encontrem as similaridades). similaridades). - Busca de diferenças entre palavras apresentadas em - Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota / conta; pata / pasta). pares (cota / conta; pata / pasta).

12 6. ATIVIDADES DE TENTATIVAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE USO DE PISTAS PARA LEITURA Objetivo: Criar conflitos entre as hipóteses que os alunos / as têm sobre a escrita e a escrita convencional propriamente dita. Objetivo: Criar conflitos entre as hipóteses que os alunos / as têm sobre a escrita e a escrita convencional propriamente dita. - Leitura de textos memorizados (canções, - Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas). parlendas, provérbios, trava-línguas). - Jogos de montagem de textos memorizados - Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas). (palavras embaralhadas). - Montagem de história em quadrinhos (texto - Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia). lido em outro dia).

13 6. ATIVIDADES DE TENTATIVAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE USO DE PISTAS PARA LEITURA -Bingo de palavras. -Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito). -Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras). - Busca de informações em jornais.

14 7. ESCRITA DE PALAVRAS E DE TEXTOS (QUE SE SABE DE MEMÓRIA OU DITADOS) Objetivo: Descobrir as relações entre escrita e som (quantas e quais Objetivo: Descobrir as relações entre escrita e som (quantas e quais letras utilizar para escrever). letras utilizar para escrever). - Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor - Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro). (ou de um aluno para outro). - Ditado mudo (com acompanhamento do professor, - Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos). passando entre os alunos). - Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, - Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de músicas, títulos de livros, filmes, listas). letras de músicas, títulos de livros, filmes, listas).

15 8. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS Objetivo: Compreender a lógica do sistema e, simultaneamente, estabelecer as correspondências entre as letras e os fonemas por elas representados. Objetivo: Compreender a lógica do sistema e, simultaneamente, estabelecer as correspondências entre as letras e os fonemas por elas representados. - Pesquisa de palavras com a letra X ou com - Pesquisa de palavras com a letra X ou com a sílaba X. a sílaba X. - Brincadeira de adedanha (Animal, fruta, pessoa...), - Brincadeira de adedanha (Animal, fruta, pessoa...), com sorteio das letras iniciais ou com composição de com sorteio das letras iniciais ou com composição de quadro com todas as letras. quadro com todas as letras. - Baralho de ordenar palavras alfabeticamente. - Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.

16 8. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS -Escrita de dicionários temáticos. -Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras, músicas). -Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com trocas entre os alunos para correção. -Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras). - Palavras cruzadas.

17 9. ATIVIDADES DE REFLEXÃO DURANTE PRODUÇÃO E LEITURA DE TEXTOS Objetivo: Refletir sobre o sistema de escrita na perspectiva de letramento. Objetivo: Refletir sobre o sistema de escrita na perspectiva de letramento. - Leitura e produção de textos diversos - Leitura e produção de textos diversos (contos, poemas, músicas, crônicas (contos, poemas, músicas, crônicas etc). etc). - Recontos orais e escritos. - Recontos orais e escritos.

18 Bibliografia: LEAL, Telma Ferraz. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino? Bibliografia: LEAL, Telma Ferraz. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino?


Carregar ppt "A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google