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CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.

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Apresentação em tema: "CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade."— Transcrição da apresentação:

1 CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade

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3 Recuperação -2011

4 Diretoria de Ensino Região São Vicente Equipe Ciclo I Supervisora responsável: Mariza Rodrigues Branco PCOPs: Adriana Cristina Pires Rial Juliana Márcia Pereira Juliana Márcia Pereira Escolas do ciclo I / EF EE. Gov. Mário Covas Júnior EE. Gov. Mário Covas Júnior EE. Antônio Luiz Barreiros EE. Antônio Luiz Barreiros

5 Apresentação Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual. Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual.

6 Concepção de alfabetização O objetivo maior é possibilitar que todos os alunos tornem-se leitores e escritores competentes; O objetivo maior é possibilitar que todos os alunos tornem-se leitores e escritores competentes; A concepção de escrita não é vista como um código que deve ser decifrado mas é entendida como linguagem, meio de comunicação e a escola deve propor atividades que tenham significado para que as crianças vejam sentido em aprender; A concepção de escrita não é vista como um código que deve ser decifrado mas é entendida como linguagem, meio de comunicação e a escola deve propor atividades que tenham significado para que as crianças vejam sentido em aprender;

7 Hipóteses de escrita Hipóteses de escrita Hipótese PRÉ-SILÁBICA Hipótese SILÁBICA SEM VALOR SONORO Hipótese SILÁBICA COM VALOR SONORO Hipótese SILÁBICO-ALFABÉTICA Hipótese ALFABÉTICA

8 A SONDAGEM A sondagem das hipóteses de escrita é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as ideias que os alunos ainda não alfabetizados já construíram sobre o sistema de escrita, para planejar as atividades didáticas essenciais. Quando a criança escreve tal como acredita, está nos oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para poder ser avaliado. Aprender a lê-las, isto é, interpretá-las é um aprendizado que requer uma atitude teórica definida. A evolução psicogenética aponta para as hipóteses que o aluno constrói neste processo.

9 Como realizar a sondagem? Escolher 4 palavras em ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba. Devem ser do mesmo campo semântico: Exemplo: RINOCERONTE CACHORRO TIGRE RÃ Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para se observar se há estabilidade na escrita. Ex: O CACHORRO ESTÁ LATINDO.

10 Dicas para o encaminhamento da sondagem Papel sem pauta; Faça a sondagem com poucos alunos; Dite normalmente as palavras e a frase, sem silabar; Peça para realizar a leitura da escrita do aluno (segmentação).

11 Qual é a hipótese de escrita de Renata?

12 Qual é a hipótese de escrita de Natália?

13 PRÉ-SILÁBICA CARACTERÍSTICAS Escrever e desenhar têm o mesmo significado; Não relaciona a escrita com a fala; Não diferencia letras de números; Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada; Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal); Usa as letras do nome para escrever tudo; Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras; Leitura global: Lê a palavra como um todo.

14 Conflitos vividos pela criança nesta etapa: Avanços Avanços Que sinais usar para escrever palavras. Conhecer o significado dos sinais escritos. Diferenciar o desenho da escrita; Perceber as letras e seus sons; Identificar e escrever o próprio nome; Identificar o nome dos colegas; Perceber que usamos letras em diferentes posições.

15 Atividades favoráveis: Desenhar e escrever o que desenhou; Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc; Ter contato com diferentes portadores de textos; Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc; Conversar sobre a função da escrita; Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; Bingo de letras; Produção oral de histórias;

16 Escrita espontânea; Textos coletivos tendo o professor como escriba; Aumentar o repertório de letras; Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo; Comparar e relacionar palavras; Produzir textos de forma não convencional; Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final; Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

17 Qual é a hipótese de escrita de Talita?

18 Qual é a hipótese de escrita de Ricardo?

19 SILÁBICA HIPÓTESE SILÁBICA SEM VALOR SONORO HIPÓTESE SILÁBICA COM VALOR SONORO Características: Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo; Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra; Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema; Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.

20 Conflitos vividos pela criança: A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra? Como ajustar a escrita à fala? Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever? Avanços: Atribuir valor sonoro às letras; Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.

21 Atividades favoráveis: Todas as atividades do nível anterior; Comparar e relacionar escritas de palavras diversas; Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...); Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o. Relacionar personagens a partir do nome escrito; Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial; Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido; Leitura de textos conhecidos;

22 Relacionar textos memorizados com sua grafia; Cruzadinha; Caça-palavras; Completar lacunas em textos e palavras; Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo; Evidenciar rimas entre as palavras; Usar o alfabeto móvel para escritas significativas; Jogos variados para associar o desenho e seu nome; Colocar letras em ordem alfabética; Contar a quantidade de palavras de uma frase.

23 Qual é a hipótese de escrita de Antonio?

24 SILÁBICO-ALFABÉTICO Características: Compreende que a escrita representa os sons da fala; Compreende que a escrita representa os sons da fala; Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas; Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas; Reconhece o som das letras; Reconhece o som das letras; Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL; Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL; Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo. Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.

25 Conflitos vividos pela criança nesta etapa: Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas? Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala? Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres? Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas? Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala? Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres? Avanços Avanços Usar mais de uma letra quando necessário; Usar mais de uma letra quando necessário; Atribuir o valor sonoro das letras; Atribuir o valor sonoro das letras;

26 As mesmas do nível anterior; Separar as palavras de um texto memorizado; Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...; Ditado de palavras conhecidas; Produzir pequenos textos; Reescrever histórias. Atividades favoráveis:

27 Qual é a hipótese de escrita de Rodrigo?

28 ALFABÉTICO Características Compreende a função social da escrita; Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras; Apresenta estabilidade na escrita das palavras; Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba; Procura adequar a escrita à fala; Faz leitura com ou sem imagem; Inicia preocupação com as questões ortográficas; Separa as palavras quando escreve frases; Produz textos de forma convencional. Compreende a função social da escrita; Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras; Apresenta estabilidade na escrita das palavras; Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba; Procura adequar a escrita à fala; Faz leitura com ou sem imagem; Inicia preocupação com as questões ortográficas; Separa as palavras quando escreve frases; Produz textos de forma convencional.

29 Conflitos vividos pela criança nesta etapa: Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra? Como distinguir letras, sílabas e frases? Como aprender as convenções da língua escrita? Avanços: Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação); Usar a letra cursiva.

30 Atividades favoráveis: Todas as anteriores; Todas as anteriores; Leituras diversas; Leituras diversas; Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo; Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo; Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto; Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto; Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca... Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...

31 Planejamento prévio do trabalho pedagógico Rotinas; Rotinas; Agenda; Agenda; Atividades de leitura e escrita; Atividades de leitura e escrita; Atividades permanentes e sequenciadas; Atividades permanentes e sequenciadas; Leitura inicial; Leitura inicial; Produção de textos; Produção de textos; Reescrita e revisão de textos; Reescrita e revisão de textos; Projetos; Projetos; Trabalho com textos literários; Trabalho com textos literários; Roda de leitores; Roda de leitores; Oficina de ortografia. Oficina de ortografia.

32 ROTINA SEGUNDA-FEIRATERÇA- FEIRAQUARTA- FEIRAQUINTA -FEIRASEXTA- FEIRA Leitura pelo professor: Texto literário 15 min. Leitura pelo professor: Texto literário 15 min. Leitura pelo professor: Texto literário 15 min. Leitura pelo professor: Texto literário 15 min. Leitura pelo professor: Texto literário 15 min. Matemática Cálculo mental ou estimativo, exato ou aproximado Operações Matemática Números naturais Matemática Cálculo mental ou estimativo, exato ou aproximado Operações Matemática Números naturais Matemática Jogos envolvendo números naturais ou operações Língua Portuguesa Leitura do aluno Projeto didático Animais do mar ( Ciências) Comunicação oral Jornal/revista Recreio Língua Portuguesa Projeto didático Animais do mar ( Ciências) Língua Portuguesa Leitura do aluno Projeto didático: animais da Mata Atlântica Sequência Didática: reescrita de contos Projeto didático: animais da Mata Atlântica Sequência Didática: reescrita de contos Comunicação oral Roda de jornal/de curiosidades Análise e reflexão sobre o sistema de escrita ** Língua Portuguesa Ortografia * Análise e reflexão sobre o sistema de escrita ** Língua Portuguesa Ortografia * Análise e reflexão sobre o sistema de escrita **

33 Telma Weisz Vê a aquisição do sistema de escrita como um processo contínuo e acredita que formar leitores e gente capaz de escrever é uma tarefa de todos da escola: coordenadores, gestores e professores de todas as séries e disciplinas.

34 CAFÉ 15 MINUTOS


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