A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉDNA MENDES KLEIN PIRES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉDNA MENDES KLEIN PIRES"— Transcrição da apresentação:

1 ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PROJETO DE LEITURA ÉDNA MENDES KLEIN PIRES

2 OBJETIVOS Melhorar a capacidade de leitura e compreensão de diferentes textos; Ampliar as possibilidades de interpretação de textos; Desenvolver o gosto pela leitura.

3 INTRODUÇÃO Ao longo do ano, percebemos que a principal dificuldade de aprendizagem apresentada pelos alunos de 5ª à 7ª série do turno matutino está concentrada na questão da leitura e na falta de compreensão daquilo que se lê. Cagliari (1993), escrevendo acerca da leitura, diz que:  “A atividade principal desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. O melhor que a escola pode oferecer aos alunos deve estar voltado para a leitura” (p. 148) “[...] a escola precisa ensinar os alunos a ler e a entender não só as palavras. “Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita, como já disse inúmeras vezes, é a leitura” (p. 149). Por tudo o que foi exposto, entendemos que o investimento na melhoria do nível de leitura dos alunos deverá ser nosso principal objetivo.

4 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA
DESENVOLVIMENTO A 1ª fase deste projeto consistiu na conscientização das dificuldades dos alunos e em nossa responsabilidade, enquanto educadores, de investirmos na melhoria de seu nível de leitura e interpretação. Já nessa fase, os alunos deverão ser divididos em grupos diferentes de acordo com sua capacidade de leitura. 2ª fase: Consistiu na “avaliação da capacidade de leitura” de todos os alunos matriculados e freqüentando regularmente as cinco turmas de 5ª à 7ª série do turno matutino.   AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA Nome: Série: Data: / / 1-[ ] Identifica letras. 2-[ ] Reconhece algumas sílabas simples. 3-[ ] Omite ou troca letras/ sons/ palavras, lendo com dificuldade. 4-[ ] Pronuncia corretamente as palavras sem entonação adequada. 5-[ ] Lê com pronúncia e entonação adequadas. 6-[ ] Demonstra compreensão do que leu.

5 CONCLUSÃO Acreditamos que os alunos terão maior prazer na realização da leitura, desenvolverão outras formas de expressão além da escrita (como a oralidade, expressão corporal, plástica...) e aprenderão a se organizar e a trabalhar em grupo. Os alunos serão estimulados a desenvolver sua capacidade de leitura de modo a superar suas dificuldades, tendo como meta final que todos consigam compreender o que lêem. Esperamos que os resultados apareçam em todas as atividades propostas pelos professores em suas disciplinas regulares e que tenhamos alunos motivados, confiantes e seguros na tarefa de aprender.


Carregar ppt "ÉDNA MENDES KLEIN PIRES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google