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Lista de palavras pertencentes a uma mesma categoria semântica e que apresentem número diferente de sílabas (polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas);

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Apresentação em tema: "Lista de palavras pertencentes a uma mesma categoria semântica e que apresentem número diferente de sílabas (polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas);"— Transcrição da apresentação:

1 Lista de palavras pertencentes a uma mesma categoria semântica e que apresentem número diferente de sílabas (polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas); Lista de palavras pertencentes a uma mesma categoria semântica e que apresentem número diferente de sílabas (polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas); Frase recuperando uma ou mais palavras da lista; Frase recuperando uma ou mais palavras da lista; à produção escrita, segue-se a solicitação de leitura). à produção escrita, segue-se a solicitação de leitura). CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY :

2 Qualquer situação de produção escrita permite investigar com qual hipótese a criança opera; Qualquer situação de produção escrita permite investigar com qual hipótese a criança opera; Atividades de transcrição são as mais adequadas, pois facilitam o cotejamento entre a escrita da criança e a versão convencional; Atividades de transcrição são as mais adequadas, pois facilitam o cotejamento entre a escrita da criança e a versão convencional; gêneros que permitem a memorização são os mais adequados à realização de atividades de transcrição. gêneros que permitem a memorização são os mais adequados à realização de atividades de transcrição. OUTRAS POSSIBILIDADES:

3 Sabe-se que as decisões que a criança toma ao escrever nem sempre são recuperadas durante a leitura; Sabe-se que as decisões que a criança toma ao escrever nem sempre são recuperadas durante a leitura; Assim, perde-se muito em sondagens coletivas ou em grupos, pois não se pode acompanhar o processo de produção, nem confrontá-lo com o valor que a criança atribui aos sinais gráficos ao ler. Assim, perde-se muito em sondagens coletivas ou em grupos, pois não se pode acompanhar o processo de produção, nem confrontá-lo com o valor que a criança atribui aos sinais gráficos ao ler. APLICAÇÃO DA SONDAGEM

4 HIPÓTESES DE ESCRITA O QUE CONSIDERAMOS: Alfabético: A cada consoante e vogal da palavra corresponde uma letra, mas ainda não domina as convenções ortográficas da língua. Programa 1 - Ensinar a Ler e a Escrever em um contexto de letramento – (cd-ROM que acompanha DVD)

5 Segundo Ferreiro e Teberosky, as crianças compreenderam que as letras representam os fonemas da língua. Nessa fase a criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa ou fala. As características são: compreensão da logicidade da base alfabética da escrita; compreensão da logicidade da base alfabética da escrita; conhecimento do valor sonoro convencional de todas ou grande parte das letras; conhecimento do valor sonoro convencional de todas ou grande parte das letras; distinção de letras, sílabas, palavra e frase. distinção de letras, sílabas, palavra e frase. HIPÓTESE ALFABÉTICA

6 A construção de escritas alfabéticas não significa que o processo de apropriação da escrita tenha terminado. Até aqui as crianças adquiriram o conhecimento da escrita e do funcionamento do sistema escrito, porém muitas outras questões deverão ser construídas, como a separação entre palavras, a pontuação ou normas ortográficas HIPÓTESE ALFABÉTICA

7 Um texto do gênero parlenda QUEM ESTÁ NO TELHADO? UM GATO ASSANHADO. QUEM ESTÁ NA JANELA? UMA PATA AMARELA. QUEM ESTÁ NA VARANDA? UM URSO PANDA. QUEM ESTÁ À PORTA? UM BURRO DA HORTA. QUEM ESTÁ NO JARDIM? UM LINDO PINGÜIM. QUEM ESTÁ NO POÇO? UM CÃO COM UM OSSO. QUEM ESTÁ NO PORTÃO? UM BICHO QUE FALA, CHAMADO JOÃO.

8 Análise da parlenda: plano do conteúdo Os versos que formam essa parlenda propõem um interessante jogo que envolve o par pergunta e resposta: – nos versos ímpares, quer-se saber Quem está em determinado lugar?; – nos versos pares, identifica-se quem lá está.

9 Análise da parlenda: plano do conteúdo O par final de versos, a título de conclusão, apresenta como resposta O bicho que fala – João, em uma divertida brincadeira.

10 Unidade: frase Classificar as frases em dois grupos: as que contêm perguntas e as que contêm respostas.

11 Unidade: frase / (rima) Reagrupar agora cada pergunta com sua resposta.

12 Unidade: rima Produzir rimas QUE OUTRAS PALAVRAS RIMAM COM...? TELHADOCHIADO, DITADO, FERIADO JANELACANELA, BERINJELA, FIVELA VARANDABANDA, CIRANDA, QUITANDA PORTATORTA, MORTA, CORTA JARDIMALECRIM, AMENDOIM, RUIM POÇOALMOÇO, MOÇO, GROSSO PORTÃOLIMÃO, FEIJÃO, VERÃO

13 Unidade: sintagmas (Unidade formada por uma ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função na frase.) Isolar sintagmas. ONDE ESTÁ ESTE BICHO? O GATO ASSANHADO A PATA AMARELA O URSO PANDA O BURRO DA HORTA O LINDO PINGÜIM O CÃO COM UM OSSO O BICHO QUE FALA, CHAMADO JOÃO

14 Unidade: palavra Localizar palavras. Nome de bichoNome de lugar GATOTELHADO PATAJANELA URSO-PANDAVARANDA BURROPORTA PINGÜIMJARDIM CÃOPOÇO BICHO QUE FALAPORTÃO

15 Atividades de leitura e de produção de textos que também podem criar boas situações para a aprendizagem do sistema alfabético de escrita QUEM ESTÁ NO TELHADO? UM ASSANHADO GATO. QUEM ESTÁ NA JANELA? UMA PATA VERMELHA. QUEM ESTÁ NA VARANDA? URSO PANDA. QUEM ESTÁ À PORTA? UM BURRO HORTA. QUEM ESTÁ NO JARDIM? UM PINGÜIM. QUEM ESTÁ NO POÇO? UM CÃO SEM UM OSSO. QUEM ESTÁ NO PORTÃO? UM BICHO QUE CHORA, CHAMADO JOÃO ANTÔNIO.


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