A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO

2 TEORIA EMPIRISTA TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA E TEORIA

3 TEORIA EMPIRISTA

4 Teoria Empirista O comportamento é diretamente observável.
A aprendizagem também é um comportamento e deve ser entendida como resposta a estímulos, mediante um processo de condicionamento; Tudo o que existe pode ser medido.

5 Teoria Empirista O conhecimento é de natureza externa, se encontra fora do sujeito; a resposta do organismo ocorre através de um estímulo proveniente do meio. O conhecimento se dá somente pela percepção e é fruto da simples associação entre objetos.

6 Teoria Empirista O conhecimento se origina e se evolui a partir das experiências que o indivíduo acumula. O conhecimento está no objeto a ser conhecido e se dá por transmissão.

7 Teoria Sócio-Construtivista
Aprendizado focado na interação . Todo o aprendizado é mediado. O aprendizado não se subordina apenas ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança , uma vez que um depende do outro.

8 Teoria Sócio-Construtivista
É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz o conhecimento. O aprendizado se dá pela observação do meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros ( professor e turma) .

9 DIAGNÓSTICO OU SONDAGEM
É UM DOS RECURSOS QUE SERVEM PARA CONHECER AS HIPÓTESES QUE OS ALUNOS AINDA NÃO ALFABETIZADOS POSSUEM SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA E O SISTEMA DE ESCRITA DE FORMA GERAL. REPRESENTA MOMENTO DE REFLEXÃO DA ESCRITA.

10 CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS
DIAGNÓSTICO ESCRITA LEITURA CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS

11 VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA
DIAGNÓSTICO RECURSO/INSTRUMENTO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES /INTERVENÇÕES AVALIA E ACOMPANHA VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA AGRUPAMENTO PRODUTIVO

12 QUANDO REALIZAR O DIAGNÓSTICO?
AVALIAÇÃO PERIÓDICA INÍCIO DO ANO/BIMESTRE OU SEMESTRE

13 OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO
O PROFESSOR SABERÁ QUAL A HIPÓTESE EM QUE SE ENCONTRA O ALUNO: PRÉ-SILÁBICA SILÁBICO (COM OU SEM VALOR SONORO ) SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

14 TIPOS DE DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DE PALAVRAS DIAGNÓSTICO DE TEXTOS

15 PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO
Diagnóstico de PALAVRAS: DITAR 4 PALAVRAS DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO, CONSIDERAR A FAIXA ETÁRIA DO ALUNO (planejado)

16 PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO
INICIAR O DITADO COM UMA PALAVRA POLISSÍLABA, DEPOIS TRISSÍLABA, DISSÍLABA E MONOSSÍLABA FINALIZAR COM O DITADO DE UMA FRASE

17 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
COM A CLASSE/INDIVIDUAL AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

18 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Carregar ppt "Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google