A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALFABETIZAÇÃO. E TEORIA TEORIA EMPIRISTATEORIA SÓCIO- CONSTRUTIVISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALFABETIZAÇÃO. E TEORIA TEORIA EMPIRISTATEORIA SÓCIO- CONSTRUTIVISTA."— Transcrição da apresentação:

1 ALFABETIZAÇÃO

2 E TEORIA TEORIA EMPIRISTATEORIA SÓCIO- CONSTRUTIVISTA

3 TEORIA EMPIRISTA

4 Teoria Empirista O comportamento é diretamente observável. A aprendizagem também é um comportamento e deve ser entendida como resposta a estímulos, mediante um processo de condicionamento; Tudo o que existe pode ser medido.

5 Teoria Empirista O conhecimento é de natureza externa, se encontra fora do sujeito; a resposta do organismo ocorre através de um estímulo proveniente do meio. O conhecimento se dá somente pela percepção e é fruto da simples associação entre objetos.

6 O conhecimento se origina e se evolui a partir das experiências que o indivíduo acumula. O conhecimento está no objeto a ser conhecido e se dá por transmissão. Teoria Empirista

7 Teoria Sócio-Construtivista Aprendizado focado na interação. Todo o aprendizado é mediado. O aprendizado não se subordina apenas ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, uma vez que um depende do outro.

8 Teoria Sócio-Construtivista É na relação aluno-professor e aluno- aluno que se produz o conhecimento. O aprendizado se dá pela observação do meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros ( professor e turma).

9 DIAGNÓSTICO OU SONDAGEM É UM DOS RECURSOS QUE SERVEM PARA CONHECER AS HIPÓTESES QUE OS ALUNOS AINDA NÃO ALFABETIZADOS POSSUEM SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA E O SISTEMA DE ESCRITA DE FORMA GERAL. REPRESENTA MOMENTO DE REFLEXÃO DA ESCRITA.

10 DIAGNÓSTICO ESCRITA LEITURA CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS

11 DIAGNÓSTICO RECURSO/INSTRUMENTO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES /INTERVENÇÕES AVALIA E ACOMPANHA AGRUPAMENTO PRODUTIVO VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA

12 QUANDO REALIZAR O DIAGNÓSTICO? AVALIAÇÃO PERIÓDICA INÍCIO DO ANO/BIMESTRE OU SEMESTRE

13 OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO O PROFESSOR SABERÁ QUAL A HIPÓTESE EM QUE SE ENCONTRA O ALUNO: PRÉ-SILÁBICA SILÁBICO ( COM OU SEM VALOR SONORO ) SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

14 TIPOS DE DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DE PALAVRAS DIAGNÓSTICO DE TEXTOS

15 PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO Diagnóstico de PALAVRAS: DITAR 4 PALAVRAS DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO, CONSIDERAR A FAIXA ETÁRIA DO ALUNO (planejado)

16 PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO INICIAR O DITADO COM UMA PALAVRA POLISSÍLABA, DEPOIS TRISSÍLABA, DISSÍLABA E MONOSSÍLABA FINALIZAR COM O DITADO DE UMA FRASE

17 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM A CLASSE/INDIVIDUAL AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

18 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA educacaocontemporaneidade.blogspot.co m/2009/06/o-empirismo-pedagogia-diretiva.html m/materias_ shtml


Carregar ppt "ALFABETIZAÇÃO. E TEORIA TEORIA EMPIRISTATEORIA SÓCIO- CONSTRUTIVISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google