A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013

2 CADERN0 DE METACOGNIÇÃO BOM DIA!

3 Vídeo: O sapinho

4 UNIDADE 6 PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

5 Leitura! ANO 1 Relações entre apropriação do SEA e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Pág ANO 2 Planejar para integrar saberes e experiências. Pág ANO 3 Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento. Pág

6 ATIVIDADE EM GRUPO Leitura das páginas indicadas. Refletir, discutir e registrar (apontamentos, ideias principais, palavras-chave...) as concepções que os textos apresentam acerca do: 1.currículo 2.alfabetização 3. letramento 4.diferentes áreas do conhecimento 5.componentes curriculares 6.Planejamento Apresentação dos grupos

7 LEITURA DELEITE

8

9 Projeto: Oficina teatral Orientação Pedagógica-Teatral: Profº Marcelo Schneider Convidado: Marcelo Schneider

10 Desenvolver, através de oficinas de teatro, a expressividade corporal e as suas representações cênicas a partir de temas geradores pertinentes a contação de histórias dentro de sala de aula, assim como o estímulo a leitura e audição de histórias. Objetivo

11 apreciação de espetáculo de contação de histórias jogos de integração e desinibição conscientização corporal iniciação teatral observação, descoberta e experimentações de personagens do dia-a-dia dinâmicas de grupo improvisação cênica pesquisa de linguagens corporal e ritualização cênica leitura de histórias contação de histórias Atividades

12 Oficina pontual de teatro Contação de Histórias Leitura Deleite. Metodologia

13 Conversa informal e apresentação das professoras. Troca de idéias sobre a apresentação de santuário de Livros. Idéias para sala de aula a partir da apresentação. Dinâmica de desinibição: Jogo Caminha e Fotografa (brincadeira de estátua) Dinâmica de integração: Jogo de toque corporal e formação de expressões coletivas Exercício cênico com personagens: imitação e caracterização (objetos e roupas) Exercício de criação de histórias a partir de livros e encenação Contação de histórias pelos professores – individual e/ou coletivo a partir da encenação e de utilização de livros Reflexão. Desenvolvimento

14 ... Não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimento e práticas produzidas em contextos concretos, dinâmicos sociais, políticos e culturais, intelectuais e pedagógicos. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico... (LIMA, 2007, P.9) CURRÍCULO

15 ALFABETIZAÇÃO Processo que permite aos sujeitos se apropriarem do sistema de escrita alfabética ao mesmo tempo que desenvolve habilidades que favoreçam a leitura. Ou seja, ler e escrever com autonomia.

16 LETRAMENTO Capacidade que o sujeito adquire para fazer uso social amplo e diferenciado da leitura e escrita no cotidiano. Interação com os diversos suportesportadores textuais (jornais, revistas, listas, receitas, panfletos, placas, celulares...). Autonomia no seu ambiente como locomoção de ônibus, trem, mercado, banco, organização doméstica...

17 ÁREAS DO CONHECIMENTO É necessário articular o processo de apropriação do SEA com as temáticas diversas pertinentes às produções do conhecimento nas diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos disciplinares são definidos em função das capacidades do aprendiz e das experiências a ele necessárias. (Dolz e Schneuwly, 2004, p. 42) Compromisso com alguns conhecimentos fundamentais a serem apropriados pelas crianças de todo o país: direitos de aprendizagem.

18 PLANEJAMENTO Cabe à nós professores, planejar, propor e coordenar atividades significativas, desafiadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento das crianças e de ampliar as suas experiências e práticas sócio-culturais. (Corsino, 2007, p.58)

19 COMPONENTES CURRICULARES Bloco pedagógico Disciplinas Interdisciplinaridade Transversalidade Atividades permanentes Sequência didática Projeto didático Projeto de aprendizagem

20 LEITURA DELEITE

21 Próximo encontro: Relatos de projetos didáticos já realizados. Uso de slides, materiais... Leitura do caderno – sequências e projetos didáticos. Sacola Pedagógica. Palestra – PSE. ENCAMINHAMENTOS


Carregar ppt "GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google