A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 6 Integrando diferentes áreas de conhecimento Anos 1, 2 e 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 6 Integrando diferentes áreas de conhecimento Anos 1, 2 e 3."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 6 Integrando diferentes áreas de conhecimento Anos 1, 2 e 3

2 O currículo e o conhecimento (...) os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe á nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas. (LIMA, 2007, Unidade 6, Ano 1, p.7).

3 Currículo como instrumento de Formação Humana O objeto de ensino deve ser fiel ao saber ou à prática social que se pretende comunicar. Foco do ensino é a leitura e a escrita, Considerando que o objetivo é formar cidadãos Da cultura escrita. A sala de aula constitui-se como espaço para se desenvolver conteúdos significativos e articulados com a realidade.

4 Currículo Aberto Adaptado à realidade do aluno Ampla atuação do professor

5 Como ensinar o conteúdo? Uma abordagem interdisciplinar no tratamento da diversidade de temáticas relacionadas às diversas áreas do saber constitui, portanto, algo de extrema relevância e tal concepção propicia a concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento. (Unidade 6, Ano 1, p.9)

6 Como ensinar o conteúdo? O movimento pela interdisciplinaridade coloca em seu horizonte imediato a integração em entre os saberes [...]. Arranjos curriculares afetam a seleção de conteúdos, metodologias de ensino, avaliação, etc. A interdisciplinaridade não é categoria de conhecimento, mas de ação. (FAZENDA, 1995, Unidade 6, Ano 2, p.8)

7 Estratégias de Atuação Projeto didáticoSequência didática

8 Recursos Didáticos Livros, jornais, revistas, computador, televisão, dentre outros suportes de texto Contos, lendas, tirinhas humorísticas, piadas, livros de imagem, quadrinhos, poesias, dentre outros gêneros textuais.

9 Gêneros textuais e práticas pedagógicas É lícito lembrar que todas as nossas práticas de linguagem são viabilizadas por gêneros textuais diversos, que refletem nossas necessidades e intenções comunicativas, ou seja, o nosso querer dizer como locutor, nos termos de Bakhtin (Unidade 6, Ano 3, p.7)

10 Alfabetizar letrando e as práticas pedagógicas Segundo Soares (2003), alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, mas são interdependentes e indissociáveis [...]. É importante que as crianças participem de experiências variadas envolvendo a leitura e a escrita, por meio da diversidade de gêneros textuais, e que paralelamente desenvolvam as capacidades exigidas para a compreensão e apropriação do SEA. (Unidade 6, Ano 1, p.11)

11 Projeto Didático Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia coletiva para o bom desenvolvimento do projeto. (NERY, 2007, p.119; Unidade 6, Ano 1, p.15)

12 Características do Projeto Didático 1.O projeto é uma proposta de intervenção pedagógica. 2.É uma atividade intencional e social, que contempla um problema, objetivos e produtos concretos. 3.Aborda conhecimentos em uso. 4.Estimula cooperação, com responsabilidade mútua. 5.Estimula autonomia e a iniciativa. 6.Exige produção autêntica, resultante das decisões tomadas. 7.Contempla a divulgação dos trabalhos. (Unidade 6, Ano 2, p.15)

13 O que um Projeto Didático precisa ter? AÇÃO EXPERIÊNCIA (conhecimentos prévios) PESQUISA PROBLEMATIZAÇÃO INTENCIONALIDADE

14 Ainda sobre o Projeto Didático (...) é importante ressaltar que os diferentes componentes curriculares só devem ser integrados ao projeto na medida em que colaborarem para que se chegue aos produtos planejados. Não é necessário que todos os componentes curriculares sejam contemplados. (Unidade 6, Ano 2, p.16)

15 Sequência Didática [...] consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas encadeadas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem. (Unidade 6, Ano 1,p.27)

16 Esquema da Sequência Didática 1.Apresentação da situação – o professor expõe aos alunos a tarefa oral ou escrita a ser realizada. 2.Produção inicial (oral ou escrita) – permite ao professor avaliar os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero textual proposto e que capacidades precisam ser desenvolvidas. 3.Módulos – atividades e tarefas em que os alunos aprimoram domínio do gênero textual em estudo. 4.Produção Final – essa produção final serve para avaliar os progressos e conhecimentos adquiridos (SCHNEUWLY, DOLZ E COLABORADORES, 2004, Unidade 6, Ano 1, p.29)

17 Para o encaminhamento dos módulos 1.Problematização do trabalho – o professor fornece recursos para os alunos entenderem o gênero textual; planejamento do texto, ou seja, definir o que será dito e o modo como será dito; realização do texto, isto é, escolha da linguagem mais apropriada ao texto. 2.Variações de atividades e exercícios – atividades de observação e análise de textos; atividades em que se concentra em um aspecto específico do gênero textual em estudo. 3.Capitalização de aquisições – o professor lista e registra o desenvolvimento dos alunos em relação aos conhecimentos, propondo outras atividades e organização dos alunos na sala. (SCHNEUWLY, DOLZ E COLABORADORES, 2004, Unidade 6, Ano 1,p )

18 Ainda sobre Sequência Didática Marcuschi (2008) destaca que a abordagem da Sequência Didática favorece o trabalho com produção textual como atividade situada em contexto de vida dos sujeitos, pois a seleção dos gêneros precisa estar relacionada à vida real. (Unidade 6, Ano 3, p.23)

19 Referências BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização - integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas: ano 01: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento: ano 02: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012.


Carregar ppt "Unidade 6 Integrando diferentes áreas de conhecimento Anos 1, 2 e 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google