A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Rotina na Alfabetização: Organizando o processo ensino- aprendizagem, integrando diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Rotina na Alfabetização: Organizando o processo ensino- aprendizagem, integrando diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Rotina na Alfabetização: Organizando o processo ensino- aprendizagem, integrando diferentes componentes curriculares, numa perspectiva do letramento.

2 Retomando... Planejamento: é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Ano 1 : ênfase nos eixos da linguagem - apropriação do SEA, oralidade, escrita, leitura e funcionalidade da escrita. Ano 2: aprofundamento dos eixos: leitura, produção de texto escrito, oralidade e análise linguística. Ano 3: ênfase na leitura, interpretação, produção textual e ortografia. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Ênfase no trabalho com atividades permanentes; sequência didática e projeto didático. UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização

3 A organização do trabalho pedagógico se reflete na organização da sala de aula, ou seja, no processo ensino-aprendizagem. Planejar envolve pensar nos objetivos da alfabetização, nas características e conhecimentos dos aprendizes, nos tempos e espaços na escola onde se atua e nos recursos a serem utilizados no trabalho pedagógico.

4 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Pensar nos objetivos da alfabetização requer ter em mente, contemplar os eixos do processo: a) práticas de oralidade, leitura e escrita; b) funcionalidade da escrita e cultura (letramento); c) aspectos linguísticos da alfabetização (apropriação e compreensão do SEA, consciência fonológica e ortografia.

5 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Quanto aos tempos escolares envolvem pensar em: Quantas horas por dia as crianças permanecem na escola? Participam do turno integral? Ou de atividades de contra turno? Frequentam outros espaços escolares, como ONG, creche, cuidadoras, fonoaudiólogas, SRM, fisioterapeutas, etc?

6 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Quanto tempo há para intervalo, lanche? De quantas horas semanais a profª dispõe para efetivo trabalho com os alunos? Há outros profº que trabalham, compartilham a turma? O trabalho é integrado? Ou são disciplinas especializadas?

7 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Quanto aos espaços escolares: A sala de aula é ocupada no turno oposto ao seu? Por qual turma? Como são o formato e a disposição das mesas? Redondas, quadradas (trabalho em grupos), individuais (diversos arranjos)? Tem espaços nas paredes e murais para expor trabalhos, cartazes didáticos? Existem outros espaços que as crianças podem ser usados na escola como recurso alfabetizador? Há biblioteca, EVAM, Laboratório de Ciências, sala de vídeo, pátio na escola, pracinha, área coberta?

8 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Que recursos dispõem-se na escola? Xerox? Mimeógrafo? Jogos, livros? Materiais de expedientes? Ou os recursos são disponibilizados pela professora?

9 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Pensar nas crianças, em como cada uma aprende melhor, implica em perceber as diferentes capacidades, estilos de aprendizagens e interesses permitindo, assim, perceber a diversidade e a interferência desta no cotidiano e no planejamento. Então, pensar em todas essas questões e nos princípios norteadores da alfabetização percebe-se que planejar faz diferença no cotidiano pedagógico escolar.

10 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Insiste-se, assim na importância do planejamento. Sabe-se que na realidade da sala de aula, nos tempos e espaços escolares e nas condições dos professores não é possível elaborar planejamentos diários direcionados a cada criança. Mas, acredito em planejar propostas abertas que possibilitem a cada criança produzir em cima da atividade de acordo com suas condições cognitivas.

11 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização É preciso definir no planejamento a rotina: as atividades permanentes do cotidiano e a estratégia a ser usada – sequência didática e/ou projeto didático. É importante também lembrar de usar o melhor horário do dia para desenvolver o conteúdo-chave da aula (é a hora gorda da aula). Deve-se também variar nas estratégias de ensino. Utilizar a leitura deleite para uma parada e repouso!

12 UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Ter cuidado estético com os materiais utilizados e com o ambiente alfabetizador (poluição visual ou descontextualizado). Pensar também na flexibilidade da aula com possíveis novidades vindas de relatos, saídas imprevistas, ritmos diferentes das crianças (atividades extras), sobra de tempo... Cartas na Manga!

13 Atividade Permanente Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. Tenham, ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira comunidade. (NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE) UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização

14 SEQUÊNCIA DIDÁTICA As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo professor, criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem uma organização didática. A sequência didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero; ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e como se brinca; ou também que se organizem atividades de arte para conhecer mais as várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc; ou que estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino fundamental, de forma interdisciplinar. (NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE) UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização


Carregar ppt "UNIDADE 2 Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização Rotina na Alfabetização: Organizando o processo ensino- aprendizagem, integrando diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google