A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Diretor da Escola de Negócios da UniverCidade - RJ Agosto de 2006

2 Objetivo da Apresentação
Discutir com os participantes as abordagens centradas no professor e na aprendizagem ativa, com instrumentos de facilitação do aprendizado e capacitação docente

3 Prefácio A Curiosidade e a necessidade de conhecer tudo ao seu redor fazem com que a criança utilize a PERGUNTA como principal instrumento para descobrir o mundo.

4 Paulo Freire O conteúdo deveria partir daquilo que o aluno sabe.
É a pedagogia da pergunta. O aluno tem que saber isto? Por que? Quando? Para que serve? E não uma pedagogia da resposta.

5

6 Métodos de Ensino Passivos Ativos Conferências Método do caso Aulas
Expositivas Leituras Vídeos Ativos Método do caso Simulações Jogos Role playing

7 DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI
DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI Paulo Freire

8 O Método de Estudo de Caso
Objetivo: Maximizar o aprendizado através do desenvolvimento das seguintes habilidades: Analítica Tomada de Decisão Prática de Utilização de Ferramentas de Gestão Comunicação Escrita e Oral Administração de Tempo Relacionamento Interpessoal Desenvolvimento da Criatividade

9 DIFERENCIAL DO MÉTODO DO CASO
SE APRENDE POR DESCOBERTA OS CASOS TÊM INFORMAÇÃO INCOMPLETA, COMO OCORRE NA REALIDADE A SOLUÇÃO É IRRELEVANTE O QUE IMPORTA É A DISCUSSÃO O CUSTO DO ERRO É ZERO MÍNIMO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO INSTRUTOR

10 Por que usar casos? Aprender fazendo Assumir responsabilidades
Testar teoria Lidar com situações complexas Obs. Em 2 anos os estudantes da Harvard Business School discutem mais de 500 casos

11 Papel do Instrutor Estimular a participação Formular perguntas
Sintetizar os diferentes pontos de vista Resumir os pontos principais do caso Não impor sua opinião Finalizar o caso

12 Resolução do caso Estudo individual Discussão em pequenos grupos
Discussão em sala de aula Relatório Reflexão após a discussão em sala de aula

13 A ampliação do conhecimento
Discussão em sala Aprendizado Estudo em grupo Estudo Individual Tempo


Carregar ppt "XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google