A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio."— Transcrição da apresentação:

1 XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Diretor da Escola de Negócios da UniverCidade - RJ Agosto de 2006

2 Objetivo da Apresentação Discutir com os participantes as abordagens centradas no professor e na aprendizagem ativa, com instrumentos de facilitação do aprendizado e capacitação docente Discutir com os participantes as abordagens centradas no professor e na aprendizagem ativa, com instrumentos de facilitação do aprendizado e capacitação docente

3 Prefácio A Curiosidade e a necessidade de conhecer tudo ao seu redor fazem com que a criança utilize a PERGUNTA como principal instrumento para descobrir o mundo.

4 Paulo Freire O conteúdo deveria partir daquilo que o aluno sabe. O conteúdo deveria partir daquilo que o aluno sabe. É a pedagogia da pergunta. O aluno tem que saber isto? Por que? Quando? Para que serve? E não uma pedagogia da resposta.

5

6 Métodos de Ensino Passivos Passivos Conferências Conferências Aulas AulasExpositivas Leituras Leituras Vídeos Vídeos Ativos Ativos Método do caso Método do caso Simulações Simulações Jogos Jogos Role playing Role playing

7 DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI Paulo Freire

8 O Método de Estudo de Caso Objetivo: Objetivo: Maximizar o aprendizado através do desenvolvimento das seguintes habilidades: –Analítica –Tomada de Decisão –Prática de Utilização de Ferramentas de Gestão –Comunicação Escrita e Oral –Administração de Tempo –Relacionamento Interpessoal –Desenvolvimento da Criatividade

9 DIFERENCIAL DO MÉTODO DO CASO SE APRENDE POR DESCOBERTA SE APRENDE POR DESCOBERTA OS CASOS TÊM INFORMAÇÃO INCOMPLETA, COMO OCORRE NA REALIDADE OS CASOS TÊM INFORMAÇÃO INCOMPLETA, COMO OCORRE NA REALIDADE A SOLUÇÃO É IRRELEVANTE A SOLUÇÃO É IRRELEVANTE O QUE IMPORTA É A DISCUSSÃO O QUE IMPORTA É A DISCUSSÃO O CUSTO DO ERRO É ZERO O CUSTO DO ERRO É ZERO MÍNIMO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO INSTRUTOR MÍNIMO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO INSTRUTOR

10 Por que usar casos? Aprender fazendo Aprender fazendo Assumir responsabilidades Assumir responsabilidades Testar teoria Testar teoria Lidar com situações complexas Lidar com situações complexas Obs. Em 2 anos os estudantes da Harvard Business School discutem mais de 500 casos Obs. Em 2 anos os estudantes da Harvard Business School discutem mais de 500 casos

11 Papel do Instrutor Estimular a participação Estimular a participação Formular perguntas Formular perguntas Sintetizar os diferentes pontos de vista Sintetizar os diferentes pontos de vista Resumir os pontos principais do caso Resumir os pontos principais do caso Não impor sua opinião Não impor sua opinião Finalizar o caso Finalizar o caso

12 Resolução do caso Estudo individual Estudo individual Discussão em pequenos grupos Discussão em pequenos grupos Discussão em sala de aula Discussão em sala de aula Relatório Relatório Reflexão após a discussão em sala de aula Reflexão após a discussão em sala de aula

13 Aprendizado Tempo Estudo Individual Estudo em grupo Discussão em sala A ampliação do conhecimento


Carregar ppt "XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO Josir Simeone Gomes, D.Sc. Professor da Universidade do Estado do Rio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google