A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009"— Transcrição da apresentação:

1 RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009

2 PROJETO DE RECUPERAÇÃO
JORNAL LEGAL

3 JUSTIFICATIVA – (POR QUE FAZER?)
De acordo com o SADERMC de 5º SÉRIE constatou-se o baixo rendimento dos alunos com relação às habilidades básicas exigidas para a série tanto na leitura como na produção de textos.

4 Atende a Resolução SE – 18 de 04/03/09, que dispõe sobre estudos de recuperação contínua, paralela e intensiva ,justificando assim a implementação do projeto visto que uma significativa parcela de alunos apresentam dificuldades nas habilidades básicas em Língua Portuguesa requeridas ao final da 4º série do Ciclo, tendo como base as expectativas de aprendizagem. Os alunos que não adquiriram as habilidades básicas em Língua Portuguesa precisam de apoio para repor as estruturas lingüísticas para interagir com o currículo do ano na escola.

5 OBJETIVO – (PARA QUE FAZER?)
Mobilizar o conhecimento do aluno, estimulando-o à leitura e a interpretação para que o mesmo adquira as habilidades em defasagem.

6 OBJETIVO ESPECÍFICO: Aprimorar o processo cognitivo do ensino-aprendizagem, estimulando a leitura e a produção de textos. Proporcionar caminhos para que os alunos adquiram competências básicas para a leitura e produção de textos de forma lógica e produtiva.

7 CONTEÚDOS (HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS)
Na leitura: 1- Localizar informação explícita em um texto. 2 -Associar uma palavra ou expressão a seu referente. 3- Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos. 4- Distinguir fato de opinião. 5- Reconhecer a estrutura do gênero.

8 Na escrita: 6 - Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; 7-Elaborar um texto de acordo com a estrutura padrão; Utilizar os conhecimentos lingüísticos da norma padrão para o texto escrito. 8-Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos e textuais necessários à construção do texto.

9 ATIVIDADES A SEREM DESEVOLVIDAS:
Atividade 1- Organização do jornal Conversa introdutória – linguagem oral Análise de diferentes jornais Registro das observações (observando a linguagem padrão)

10 Atividade 2- A primeira página
Linguagem oral: comentários sobre a função da primeira página Registro individual ou em grupo das informações obtidas (observando a linguagem padrão)

11 Atividade 3- Observando dois ou mais jornais
Observação e leitura da primeira página de diferentes jornais Registro das informações Comparação Observação da diagramação Registro das conclusões (observando a linguagem padrão)

12 Atividade 4- A manchete Trabalho com recortes – produção de manchetes
Comparação das manchetes criadas com as originais

13 Atividade 5- Localização de uma notícia no jornal
Conversa com os alunos Seleção de notícias e matérias para análise

14 Atividade 6- A notícia Leitura da notícia – lide
Registro das conclusões Observação, letra do lide e registro Foto e legenda Análise de outras notícias e apresentação à classe

15 Atividade 7- A reportagem
Estudo das “vozes das pessoas” Estudo de outras reportagens de jornais

16 Atividade 8- Os classificados
Leitura de classificados para observar como são organizados Análise de classificados Produção (observando a linguagem padrão)

17 Atividade 9 – A opinião do jornal e do leitor
Leitura do editorial Estrutura do texto argumentativo Registro das conclusões (observando a linguagem padrão) Análise do editorial

18 Atividade 10 – Escrevendo para o jornal
Escrita de carta para um jornal – estudo de argumentos Reescrita coletiva (observando a linguagem padrão)

19 Atividade 11- Charge Linguagem oral – conversa sobre charge e hipóteses Estudo de diferentes charges- recorte e montagem de um mural

20 Atividade 12 – Crônica Linguagem oral – conversa sobre a crônica
Leitura e análise de crônicas de diferentes jornais Recursos utilizados pelos autores Consulta à gramática Organização da crônica – recursos Registro das observações (observando a linguagem padrão)

21 Atividade 13- A organização do Jornal falado
Montagem e apresentação de notícias/acontecimentos Produção de textos (observando a linguagem padrão) Avaliação dos grupos e da classe

22 Atividade 14- Jornal mural
Escolhendo as seções e o nome do jornal

23 Atividade 15- Organizando as equipes
Escolha das equipes, do editor e distribuição das tarefas Registro da organização (observando a linguagem padrão)

24 Atividade 16- Produzindo o jornal
Escolha de assuntos para cada seção Elaboração de pauta Pesquisa e coleta de dados Produção de texto/revisão Revisão das indicações do jornal Registro (observando a linguagem padrão)

25 Atividade 17- Editorial Escolha de temas e anotações dos pontos principais Produção coletiva (forma discursiva: opinião, defesa de tese, argumentos) (observando a linguagem padrão) Registro do texto-publicação

26 Atividade 18- A propaganda é a alma do negócio
Linguagem oral Análise de propagandas veiculadas no rádio e TV Produção de propagandas Revisão e publicação dos textos (observando a linguagem padrão)

27 Atividade 19- Publicando o jornal
Estudo da diagramação e disposição das seções Montagem do jornal Convites para inauguração

28 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO:
Será realizada durante o desenvolvimento das atividades para redirecionamento de acordo com as dificuldades detectadas.

29 PRODUTO FINAL: Convite para a exposição do jornal. Exposição do jornal mural para todos os alunos da escola.

30 PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Março a Julho de 2009.


Carregar ppt "RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google