A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia."— Transcrição da apresentação:

1

2 COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia

3 Orientações descentralizadas com a participação dos núcleos com foco no aprofundamento das habilidades com baixo desempenho no SARESP

4 1 PCNP DE CADA UMA DAS 6 DIRETORIAS APIAÍ, SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO, SÃO VICENTE, SANTOS, MAUÁ

5 DATAPÚBLICO ALVOAÇÃO 10/09 PCNP das Diretorias de cada núcleo Apresentação do projeto e plano de trabalho. Vivência de atividades Elaboração de registro (portfólio com a pauta, avaliações da O.T, fotos, exemplos de atividades) para enviar ao responsável pelo Núcleo de formação

6 DATAPÚBLICO ALVOAÇÃO 10/09 ATÉ 05/10 PROFESSORES coordenadores e professores de LÍNGUA PORTUGUESA DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS ( Convocação pela Res. 61) Apresentação do projeto e plano de trabalho. Vivência de atividades

7 DATAPÚBLICO ALVO AÇÃO 10/10PCNP do Grupo das Escolas Prioritárias Devolutiva para o Grupo das escolas prioritárias e novas orientações

8 DATAPÚBLICO ALVOAÇÃO 17/10PCNP das Diretorias de Ensino do Núcleo Orientação sobre novos procedimentos

9 LEVANTAMENTO DAS HABILIDADES QUE OS ALUNOS MAIS TIVERAM DIFICULDADE EM DESENVOLVER, DE ACORDO COM A ANÁLISE DO SARESP 2011

10 As ações das Escolas Prioritárias deverão ser acompanhadas pelo trio gestor (Supervisor das escolas, Diretor de escola e Professor Coordenador)

11 Foco no desenvolvimento das habilidades específicas e discussão de trabalho, nas ATPCs.

12 Basear-se nos documentos oficiais da SEE Currículo de Língua Portuguesa; Matrizes de Referência para a avaliação do SARESP; Relatório Pedagógico do SARESP 2011

13 Foi elaborada a partir da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Os conteúdos, competências e habilidades apontados na Proposta, para cada série e disciplina do currículo, indicam as bases conceituais da Matriz, o que permite saber o nível do desempenho dos alunos. Os indicadores são obtido por uma Escala de Proficiência

14

15 Escala de Proficiência HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA COMPETÊNCIAS NÍVEIS DE DESEMPENHO Conteúdos

16 GRUPO III Esquemas Operatórios GRUPO II Esquemas Procedimentais GRUPO I Esquemas Presentativos Realizar Compreender Observar

17

18

19

20 Relacionados às competências que se referem a situações de leitura

21 Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. CA1 – Interpretar textos relacionando-os ao seu contexto de reprodução e recepção CA 1.1 – Identificar esferas discursivas, suportes de circulação original, gêneros, temas, finalidade, público alvo, possíveis objetivos de produção e leitura, espaços próprios de circulação social, formas, constituintes e recursos expressivos em textos

22 CA1.2. Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros.

23 TEMA 1 – Reconstrução das condições de produção e recepção de textos TEMA 2 TEMA 2. Reconstrução dos sentidos do texto TEMA 3 TEMA 3. Reconstrução da Textualidade TEMA 4. TEMA 4. Reconstrução da intertextualidade e relação entre textos. TEMA 5. TEMA 5. Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. TEMA 6 TEMA 6. Compreensão de textos literários

24

25

26

27 TEMA 3 – RECONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE H13 Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo do texto (GII)

28 TEMA 3 –Reconstrução da textualidade H14 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação (GII)

29 TEMA 3: RECONSTRUÇÃO DA TEXTUALIDADE H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais (GII)

30 TEMA 3 : Reconstrução da textualidade H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente de uma cadeia de substituições lexicais (GII)

31 TEMA 5: Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita H23: Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo,voz) 9º ANO

32 TEMA 6: Compreensão de Textos Literários H34 – Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica (GII)

33 TEMA 2: Reconstrução dos sentidos do texto H10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas (GIII)

34 Articular ações para troca de experiências para a elaboração da atividade e execução, de forma a considerar as sugestões dos professores e alunos; Compartilhar saberes sobre o uso dos recursos tecnológicos.

35 Elaboração de Portfolio em CD/ROM, contendo: Pauta Avaliações Fotos Exemplos de atividades ENTREGA ATÉ DIA 03/10


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DO PROJETO Prof. João Palma Prof. Zuleide Ferraz Garcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google