A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual."— Transcrição da apresentação:

1

2 É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual.

3 Estas têm como principal objetivo dar acesso aos alunos a práticas de linguagens tipificadas, ou seja, de ajudá-los a dominar os diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade

4 Preparar os alunos para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais. Oferecer-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004).

5 A estrutura de base de uma SD é constituída pelos seguintes passos: apresentação da situação; produção inicial; módulo 1, módulo 2, módulo 3; produção final. Esquema conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 98):

6

7 a) Os alunos devem ser expostos ao projeto coletivo de produção de um gênero textual (qual o gênero, destinatário da produção, suporte, etc.). b) Os alunos precisam perceber a importância dos conteúdos que vão trabalhar.

8 Define o ponto preciso em que o professor pode intervir melhor e o caminho que o aluno tem ainda a percorrer: a) Um primeiro encontro com o gênero (a produção inicial pode ser simplificada, ou somente dirigida à turma, ou a um destinatário fictício). b) Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens.

9 A atividade de produzir um texto é decomposta em partes: a) Trabalhar problemas de níveis diferentes: § Representação da situação de comunicação (contexto de produção). § Elaboração dos conteúdos (o aluno deve conhecer as técnicas para buscar, elaborar ou criar conteúdos). § Planejamento do texto (infraestrutura textual). § Realização do texto (meios de linguagem eficazes).

10 b) Variar as atividades e os exercícios. Três categorias de atividades e exercícios: § As atividades de observação e de análise de textos. § As tarefas simplificadas de produção de textos. § A elaboração de uma linguagem comum.

11 Capitalizar as aquisições (lista de constatações). Proceder avaliação analítica, considerando avanços e carências; Realizar ação a fim de suplantar as defasagens constatadas.

12 a) Investigar as aprendizagens b) Avaliação de tipo somativo (confronto da produção textual com a lista de constatações).

13

14 Tema 3 – reconstrução da textualidade. H13 – Estabelecer relações de causa e consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo do texto(GII) Texto: Monteiro Lobato - A Costureira das Fadas".

15 Tema 3 – GII – Reconstrução da textualidade. H14 – Estabelecer relações lógico- discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação. Texto: Riachos de Cajamar recebem despejos de lavanderias de jeans.

16

17 TEMA 5 – GI. Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. H23 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.) Análise de propaganda.

18 TEMA 6 –– Compreensão de textos literários. H34 - Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica. GII Atentar aos enredos não lineares e ao tempo psicológico. Texto – Um Apólogo – Machado de Assis

19 Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto. H10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas. GIII. Textos: Lobão Pai, Lobão Filhoe Verdades, por Mafalda


Carregar ppt "É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google