A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA DIDÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA

2 Sequência Didática É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual.

3 Estas têm como principal objetivo dar acesso aos alunos a práticas de linguagens tipificadas, ou seja, de ajudá-los a dominar os diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade

4 Outros Objetivos Preparar os alunos para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais. Oferecer-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004).

5 Estrutura da sequência Didática
A estrutura de base de uma SD é constituída pelos seguintes passos: apresentação da situação; produção inicial; módulo 1, módulo 2, módulo 3; produção final . Esquema conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 98):

6

7 Apresentação da Situação
a)       Os alunos devem ser expostos ao projeto coletivo de produção de um gênero textual (qual o gênero, destinatário da produção, suporte, etc.). b)       Os alunos precisam perceber a importância dos conteúdos que vão trabalhar.

8 Primeira Produção Define o ponto preciso em que o professor pode intervir melhor e o caminho que o aluno tem ainda a percorrer: a)       Um primeiro encontro com o gênero (a produção inicial pode ser simplificada, ou somente dirigida à turma, ou a um destinatário fictício). b)       Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens.

9 Módulos ou Oficinas A atividade de produzir um texto é decomposta em partes: a)       Trabalhar problemas de níveis diferentes: §   Representação da situação de comunicação (contexto de produção). §   Elaboração dos conteúdos (o aluno deve conhecer as técnicas para buscar, elaborar ou criar conteúdos). §   Planejamento do texto (infraestrutura textual). §   Realização do texto (meios de linguagem eficazes).

10 b) Variar as atividades e os exercícios
b)       Variar as atividades e os exercícios. Três categorias de atividades e exercícios: §   As atividades de observação e de análise de textos. §   As tarefas simplificadas de produção de textos. §   A elaboração de uma linguagem comum.

11 Após a primeira produção
      Capitalizar as aquisições (lista de constatações). Proceder avaliação analítica, considerando avanços e carências; Realizar ação a fim de suplantar as defasagens constatadas.

12 A produção Final a) Investigar as aprendizagens
a)       Investigar as aprendizagens b)      Avaliação de tipo somativo (confronto da produção textual com a lista de constatações).

13 Atividades Propor uma sequência didática a partir da leitura dos textos sugeridos.

14 7º Ano – Observar a habilidade proposta
Tema 3 – reconstrução da textualidade. H13 – Estabelecer relações de causa e consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo do texto(GII) Texto: Monteiro Lobato - “A Costureira das Fadas".

15 Tema 3 – GII – Reconstrução da textualidade
Tema 3 – GII – Reconstrução da textualidade. H14 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação. Texto: “Riachos de Cajamar recebem despejos de lavanderias de jeans”.

16 9º Ano – EF Tema 3 – Reconstrução da Textualidade
9º Ano – EF Tema 3 – Reconstrução da Textualidade.GII H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. Texto: “A Floresta do Contrário”

17 9º ANO TEMA 5 – GI. Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. H23 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.) Análise de propaganda.

18 9º ANO TEMA 6 –– Compreensão de textos literários. H34 - Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica. GII Atentar aos enredos não lineares e ao tempo psicológico. Texto – Um Apólogo – Machado de Assis

19 3ª Série - EM Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto. H10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas . GIII. Textos: “Lobão Pai, Lobão Filho”e “Verdades, por Mafalda”


Carregar ppt "SEQUÊNCIA DIDÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google