Carregar apresentação
1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
2
Sequência Didática É um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual.
3
Estas têm como principal objetivo dar acesso aos alunos a práticas de linguagens tipificadas, ou seja, de ajudá-los a dominar os diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade
4
Outros Objetivos Preparar os alunos para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais. Oferecer-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004).
5
Estrutura da sequência Didática
A estrutura de base de uma SD é constituída pelos seguintes passos: apresentação da situação; produção inicial; módulo 1, módulo 2, módulo 3; produção final . Esquema conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 98):
7
Apresentação da Situação
a) Os alunos devem ser expostos ao projeto coletivo de produção de um gênero textual (qual o gênero, destinatário da produção, suporte, etc.). b) Os alunos precisam perceber a importância dos conteúdos que vão trabalhar.
8
Primeira Produção Define o ponto preciso em que o professor pode intervir melhor e o caminho que o aluno tem ainda a percorrer: a) Um primeiro encontro com o gênero (a produção inicial pode ser simplificada, ou somente dirigida à turma, ou a um destinatário fictício). b) Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens.
9
Módulos ou Oficinas A atividade de produzir um texto é decomposta em partes: a) Trabalhar problemas de níveis diferentes: § Representação da situação de comunicação (contexto de produção). § Elaboração dos conteúdos (o aluno deve conhecer as técnicas para buscar, elaborar ou criar conteúdos). § Planejamento do texto (infraestrutura textual). § Realização do texto (meios de linguagem eficazes).
10
b) Variar as atividades e os exercícios
b) Variar as atividades e os exercícios. Três categorias de atividades e exercícios: § As atividades de observação e de análise de textos. § As tarefas simplificadas de produção de textos. § A elaboração de uma linguagem comum.
11
Após a primeira produção
Capitalizar as aquisições (lista de constatações). Proceder avaliação analítica, considerando avanços e carências; Realizar ação a fim de suplantar as defasagens constatadas.
12
A produção Final a) Investigar as aprendizagens
a) Investigar as aprendizagens b) Avaliação de tipo somativo (confronto da produção textual com a lista de constatações).
13
Atividades Propor uma sequência didática a partir da leitura dos textos sugeridos.
14
7º Ano – Observar a habilidade proposta
Tema 3 – reconstrução da textualidade. H13 – Estabelecer relações de causa e consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo do texto(GII) Texto: Monteiro Lobato - “A Costureira das Fadas".
15
Tema 3 – GII – Reconstrução da textualidade
Tema 3 – GII – Reconstrução da textualidade. H14 – Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções ou advérbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relação. Texto: “Riachos de Cajamar recebem despejos de lavanderias de jeans”.
16
9º Ano – EF Tema 3 – Reconstrução da Textualidade
9º Ano – EF Tema 3 – Reconstrução da Textualidade.GII H15 – Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. Texto: “A Floresta do Contrário”
17
9º ANO TEMA 5 – GI. Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. H23 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gênero, número, casos, aspecto, modo, voz etc.) Análise de propaganda.
18
9º ANO TEMA 6 –– Compreensão de textos literários. H34 - Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica. GII Atentar aos enredos não lineares e ao tempo psicológico. Texto – Um Apólogo – Machado de Assis
19
3ª Série - EM Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto. H10 – Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas . GIII. Textos: “Lobão Pai, Lobão Filho”e “Verdades, por Mafalda”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.