A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALFABETIZANDO UM DOWN. Indice ÍNDICE PÁG I. Apresentação.................................................... II.Introdução.......................................................

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALFABETIZANDO UM DOWN. Indice ÍNDICE PÁG I. Apresentação.................................................... II.Introdução......................................................."— Transcrição da apresentação:

1 ALFABETIZANDO UM DOWN

2 Indice ÍNDICE PÁG I. Apresentação II.Introdução III. Atividades IV.Jogos /brincadeiras V Musicas

3 O Material atende as necessidades educacionais de uma criança com Síndrome de Down. Voltada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental ӏ. Esta cartilha tem como objetivo principal auxiliar o professor em sala de aula, orientando na alfabetização e inclusão, com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.

4 ATIVIDADE.1: Apresentar a letra A e seu som: Mostrar a letra impressa em uma folha grande. Explorar o som e o nome da letra. Mostrar as outras formas de escrita da letra A, maiúscula, minúscula, manuscrita e de imprensa. ATIVIDADE.2: Atividade articulatória: Falar a vogal bem articulada de maneira exagerada, mostrando a sua boca aos alunos e também a gravura da boquinha. REPETIR AS ATIVIDADES COM AS DEMAIS LETRAS

5 ATIVIDADE 3: Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados. ATIVIDADE 4:

6 ATIVIDADE 5: Trabalhar as letras do alfabeto com massinha de modelar. Aprende de um jeito diferente e com um material concreto.

7 BINGO DE LETRAS Material: cartelas ( de acordo com numero de alunos) 26 pedras com letras- De A à Z pedras para marcação ( depende do numero de aluno) 01 saquinho de sorteio. Número de participantes: 2 ou mais jogadores Objetivo: leva o aluno a reconhecer e memorizar as letras do alfabeto. Como jogar: Coloque as cartelas no centro da mesa com as letras voltadas para baixa e embaralhe-as. Na sequência, cada jogador deve retirar para si uma e deixá-la em sua frente. As cartas que sobrarem devem ficar fora da partida. Coloque todas as pedras com as letras dentro do saquinho para o sorteio. As pedras para as marcações dos resultados nas cartelas devem estar posicionadas em um canto de fácil acesso ou, cada jogador poderá retirar 10 peças para marcar. Vencedor: Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro. JOGO.1:

8 TRILHA DO ALFABETO JOGO: Em grupo no máximo 5 crianças. MATERIAL: Uma folha grande de papel com o desenho de uma trilha. A trilha deve conter as letras do alfabeto. Uma casa para cada letra do alfabeto, algumas com desafios como: imitar um animal, falar a letra do seu nome se acertar pode avançar 1 casa e marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet e um dado. REGRA DO JOGO: Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o número no dado deve ser o primeiro a jogar). O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará, correspondente ao número do dado. O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedir ajuda aos colegas. Quando cair na casa com tarefa executar a tarefa solicitada. Vence que chegar ao final da trilha primeiro. OBJETIVO: Aprender a conhecer as letras do alfabeto, cumprindo todas as tarefas pedidas e respeitando as regras do jogo.

9 O jogo dos erros prende a atenção do aluno, e faz com que concentre sua atenção. Importante pois os alunos síndrome de Down tem dificulade nesse quesito, portanto é fundamental desenvolver.

10 . 1º Passo: Confeccionar vários peixinhos coloridos; 2º Passo: Dividir os alunos em dois grupos; 3º Passo: Fazer dois círculos no chão com durex colorido ou fita crepe. Será necessário um dado para o jogo. Explicação do jogo: Os dois círculos serão os aquários. Uma criança de cada vez joga o dado e coloca no aquário a quantidade de peixes correspondente ao número que tirou. Fazer a contagem dos peixes com as crianças. Ganha o grupo que tiver mais peixes. Jogo do aquário

11 JOGO DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO objetivo: Memória, perspicácia, observação. Formação: círculos pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

12 Mariana conta um Mariana conta um é um é um é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta dois Mariana conta dois é dois é dois é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta três Mariana contra três é três é três é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana contra quatro Mariana contra quatro é quatro é quatro é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta cinco Mariana conta cinco é cinco é cinco é cinco é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta seis Mariana conta seis é seis é seis é seis é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta sete Mariana conta sete é sete é sete é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta oito Mariana conta oito é oito é oito é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta nove Mariana conta nove é nove é nove é, Ana viva a Mariana viva a Mariana, Mariana conta dez Mariana conta dez é dez é dez é dez é dez é, Ana viva a Mariana viva a Mariana. Mariana Conta. Galinha Pintadinha

13 Abc Galinha Pintadinha A, B, C, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O,P, Q, R, S, T, U, V W, X, Y, Z Eu cantei o ABC Agora eu quero ver você Que gostoso aprende.

14

15 Dedinhos! Polegares, polegares onde estão. Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam E se vão, e se vão Indicadores, indicadores onde estão Aqui estão Eles se saúdam,eles se saúdam E se vão, e se vão Dedos médios, dedos médios Onde estão Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão, E se vão Anelares, anelares Onde estão Aqui estão Eles se saúdam, Eles se saúdam E se vão,E se vão Dedos mínimos, dedos mínimos Onde estão Aqui estão Eles se saúdam,Eles se saúdam E se vão,E se vão Todos os dedos, todos os dedos Onde estão Aqui estão Eles se saúdam,Eles se saúdam E se vão,E se vão.

16

17 Discente: Amanda Soler Azevedo. Docente: Márcia. Pedagogia


Carregar ppt "ALFABETIZANDO UM DOWN. Indice ÍNDICE PÁG I. Apresentação.................................................... II.Introdução......................................................."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google