A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema Percepção do Espaço Pela Criança. Conteúdo Percepções e conceitos Infantis da Matemática. Significado dos conceitos de espaço e medida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema Percepção do Espaço Pela Criança. Conteúdo Percepções e conceitos Infantis da Matemática. Significado dos conceitos de espaço e medida."— Transcrição da apresentação:

1 Tema Percepção do Espaço Pela Criança

2 Conteúdo Percepções e conceitos Infantis da Matemática. Significado dos conceitos de espaço e medida.

3 Material de apoio Apresentação em Power Point Texto: Percepção do Espaço pela Criança Parte I, do Guia de estudos Vídeos

4 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Observa-se que o trabalho com a matemática, em especial com a geometria, pouco tem sido explorado com as crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Comumente o professor sugere apenas o reconhecimento das formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo que consiste principalmente em atividades para a criança pintar essas formas e nomeá-las.

5 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Explorar a geometria a partir de situações simples do mundo da criança, como, por exemplo, desafios, quebra-cabeça, jogos, pinturas e brincadeiras, contribui para a aprendizagem significativa visto que está em consonância com situações reais do seu cotidiano. Essas e outras atividades são importantes para o desenvolvimento da percepção espacial e de habilidades, assim como para a formação do pensamento geométrico dedutivo das crianças.

6 Percepções e conceitos Infantis da Matemática O ponto de partida do trabalho com a geometria deve ser a exploração do espaço. A criança, ao engatinhar, vai descobrindo as possibilidades e impossibilidades de deslocamentos. Através do jogo e da brincadeira, adquire a noções de espaço, dentro/fora, diante/atrás, antes/depois que são noções por ela vivenciadas desde cedo. O professor precisa propor situações de aprendizagem nas quais as crianças precisem utilizar conhecimentos adquiridos fora da escola para construir novos conhecimentos.

7 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Atividades com o uso de blocos lógicos, dobraduras, TANGRAM, quebra-cabeças, livros de literatura infantil, recortes, colagens, material de sucata e outros recursos, são alguns caminhos que o professor pode perseguir para a criança desenvolver habilidades, a percepção espacial e o entendimento de figuras planas e não-planas.

8 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Em suas brincadeiras e vivências, a criança entra em contato com noções de medida, espaço e número. Ao montar um quebra-cabeça, ela aprimora suas noções espaciais. Também quando constrói uma casinha com blocos de madeira, caixas ou peças de plástico, ou quando encaixa uma figura na brincadeira de formas e cores. Os pais podem ajudar a criança a localizar e nomear a posição dos objetos : pedem que ela guarde os brinquedos dentro da caixa ou coloque o controle remoto ao lado da TV.

9 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Outras contribuições: perguntas como já estamos perto da casa?, para que lado você acha que fica a casa da vovó, deste ou daquele? Ao jogar dados e verificar quantos pontos marcou, ou juntar determinados pares no jogo da memória, a criança tem contato com os números e começa a diferenciar a quantidade. Nas brincadeiras com dados, por exemplo, o importante é o contato com número e quantidades e não necessariamente o reconhecimento correto e a utilização deles.

10 Percepções e conceitos Infantis da Matemática A partir dos 4 anos, os pais podem ajudar a criança a ter noção de quantidade quando, por exemplo, fazem perguntas como quantas moedas a mamãe colocou em seu cofrinho hoje? ou, ao passear, quantas motos estão passando por nós?, ou ainda, em casa, ao pedir que ela diga quantos pratos devem ser colocados na mesa para o jantar.

11 Percepções e conceitos Infantis da Matemática Os adultos podem ajudar a criança a ter noção de medida de tempo, por exemplo, pedindo a ela para acompanhar num calendário quantos dias faltam para o seu aniversário ou mostrar quanto o ponteiro do relógio tem de andar para chegar a hora de o papai ou da mamãe voltar para casa.

12 Síntese Não podemos esquecer que os conceitos geométricos quando bem trabalhados com a criança possibilitam que ela compreenda, descreva e represente de maneira organizada o espaço em que vive. Quando essas idéias não são bem internalizadas na infância, esse indivíduo poderá, na fase adulta, apresentar dificuldades em relação à percepção espacial. Entendemos que para o professor desenvolver um bom trabalho em sala de aula é preciso que ele tenha uma formação de qualidade alicerçada na construção e reconstrução do conhecimento tanto no campo teórico como no prático.


Carregar ppt "Tema Percepção do Espaço Pela Criança. Conteúdo Percepções e conceitos Infantis da Matemática. Significado dos conceitos de espaço e medida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google