A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo 4 Objectivo do Jogo 5 Duração do Jogo/ Resultado 6 Campo de Voleibol 7 Equipa de Arbitragem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo 4 Objectivo do Jogo 5 Duração do Jogo/ Resultado 6 Campo de Voleibol 7 Equipa de Arbitragem."— Transcrição da apresentação:

1 ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo 4 Objectivo do Jogo 5 Duração do Jogo/ Resultado 6 Campo de Voleibol 7 Equipa de Arbitragem 8 Regulamento Específico 9 Autor do trabalho 10 Apresentação do Trabalho Corrido 11Testes (1), (2)12 12 Palavras Cruzadas

2 Voleibol

3 IDENTIFICAÇÃO DO JOGO O Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efectivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um destes desempenhar a função de libero.

4 Objectivo do Jogo O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para o campo adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento específico.

5 Duração do Jogo/ Resultado Não há tempo de jogo definido e ganha o jogo a primeira equipa que conseguir vencer três sets. Ganha um set a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em sets a 2-2, o quinto parcial é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessário a diferença de dois pontos. Em ambos os casos não existe limite pontual, caso a vantagem de dois pontos não se verifique.

6 O CAMPO DE VOLEIBOL O campo e dividido por uma rede a uma altura variável conforme o sexo e categoria (exemplo dos seniores e juniores: masculinos 2,43 m; femininos-2,24 m). Linhas laterais Linhas finais Linha Central Linhas do Ataque Rede Cada Equipa é composta por: 6 jogadores de campo 6 jogadores de suplentes 18 metros 9 metros O jogo realiza-se num campo rectangular É delimitado por duas linhas laterais com 18 metros E duas linhas finais com 9 metros cadaÉ dividido ao meio por uma linha central A três metros da linha central, de ambos os lados existem as linhas de ataque 3 metros

7 Equipa de Arbitragem Um encontro é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por um (árbitro principal), um 2º arbitro, quatro juízes de um marcador. 1º Arbitro 2º Arbitro 4 juizes de linha Marcador

8 Regulamento Especifico 1- Inicio e recomeço do jogo Antes do início do jogo, o sorteio com os dois capitães de equipa. O vencedor pode escolher entre serviço/recepção ou campo A/campo B em que vão começar a jogar. No início do segundo parcial, as equipas trocam de campo e a que recebeu no primeiro set inicia o jogo. Nos restantes parciais, as equipas voltam a alternar, com excepção do quinto set, onde se realiza novo sorteio e as equipas trocam de campo aos oito pontos. 2- Duração e interrupção de jogos regulamentares O Jogo não tem duração determinada. Os intervalos entre sets duram três minutos e nos jogos de categoria seniores existem, em cada um dos quatro primeiros parciais, dois tempos técnicos de um minuto de duração, aos 8 e 16 pontos. Cada equipa tem direito a pedir um tempo máximo de dois tempos mortos de 30 segundos por sets. 3- Sistema de pontuação Uma equipa conquista um ponto cada vez que ganha uma jogada. Se uma equipa serve e ganha a jogada, o mesmo jogador volta a servir. Se a equipa que ganha a jogada tiver recebido, os seus mesmos tem que rodar no sentido do ponteiro do relógio e o jogador que se encontrava na posição 2 vai executar o serviço. 4- Bola fora de jogo/ Reposição da bola em jogo A bola é considerada fora quando cai no chão ou quando toca em qualquer objecto (varetas, postes, tecto) ou pessoas (suplentes, treinadores, árbitros) fora dos limites do campo. Se cair dentro (as linhas limites estão incluídas) do campo adversário, a equipa que conseguiu colocar ganha um ponto e tem direito a servir. Se uma equipa for sancionada com bola fora, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. Se um jogador comete falta, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. Se um jogador cometer falta, a equipa adversária ganha um ponto e tem direito a servir. 5- Substituição São permitidas seis substituições por equipa e por set. O actos de substituições só pode ocorrer com o jogo parado e com autorização prévia da equipa de arbitragem. O jogador só pode entrar no terreno de jogo após a saída do jogador a substituir. Só é permitido uma vez por set a reentrar para o lugar do colega que o substituiu. Existem ainda as trocas do libero, abordadas num ponto específico mais à frente.

9 Trabalho realizado por: Alexandre Miguel da Silveira Serra Campos No âmbito da acção: A utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem Esposende, Maio de 2007


Carregar ppt "ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo 4 Objectivo do Jogo 5 Duração do Jogo/ Resultado 6 Campo de Voleibol 7 Equipa de Arbitragem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google