A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física Aula Teórica José Luís Mendes. HISTÓRIA DO FUTSAL O FUTSAL SERÁ UMA MODALIDADE GENUINAMENTE URUGUAIA OU BRASILEIRA? O Futebol de Salão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física Aula Teórica José Luís Mendes. HISTÓRIA DO FUTSAL O FUTSAL SERÁ UMA MODALIDADE GENUINAMENTE URUGUAIA OU BRASILEIRA? O Futebol de Salão."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física Aula Teórica José Luís Mendes

2 HISTÓRIA DO FUTSAL O FUTSAL SERÁ UMA MODALIDADE GENUINAMENTE URUGUAIA OU BRASILEIRA? O Futebol de Salão nasceu, no início da década de 30, em Montevideo no URUGUAI. Foi o professor Juan Carlos Ceriani, que adaptou o Futebol a um campo pequeno, indo buscar regras a várias modalidades desportivas. A modalidade começou a ser praticada no BRASIL no início dos anos 40, por jovens frequentadores da AC de Moços, em São Paulo, pois havia uma enorme dificuldade em encontrar campos de Futebol livres. Ainda hoje, não se sabe bem, onde realmente apareceu a modalidade, embora, muitos autores defendam que o seu principal impulsionador foi o professor: Juan Carlos Ceriani.

3 1 - IDENTIFICAÇÃO DO JOGO O Futsal é um Jogo Desportivo Colectivo, praticado por duas equipas, cada uma com cinco jogadores de campo mais sete suplentes, num total de doze elementos. Um destes, tem que ser obrigatoriamente Guarda - Redes.

4 2 - LINHAS DO CAMPO DE JOGO 1 - Linha de Fundo 2 - Linha Lateral 3 - Linha de meio campo 4 - Circulo Central 5 - Área do Guarda Redes 6 - Zona de substituições 7 - Marca de 5 metros 8 - Marca de grande penalidade 9 - Marca de 10 metros

5 3 - OBJECTIVO DO JOGO Acção Ofensiva: Introduzir a bola na baliza da equipa adversária, para marcar golo. Acção defensiva: Evitar que a equipa adversária introduza a bola na nossa baliza, para não sofrermos golo.

6 4 - RESULTADO Uma equipa vence o jogo quando, no final do tempo regulamentar, obtém o maior número de golos.

7 5 - DURAÇÃO DO JOGO O jogo, tem a duração de 40 minutos, tempo útil, dividido em duas partes iguais de 20 minutos, separadas por um intervalo de 10 minutos.

8 6 - SUBSTITUIÇÕES As substituições são volantes, ou seja, não é necessário estar o jogo parado para se efectuarem. O número de substituições é ilimitado durante o encontro.

9 7 - Golo É considerado golo quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza.

10 7 - Juízes O jogo é dirigido por dois árbitros, auxiliados por um cronometrista que tem por função controlar o tempo de jogo e apontar, no boletim de jogo, todos os aspectos relacionados com o mesmo.

11 8 – Início do jogo O jogo inicia-se, com um pontapé de saída, no círculo central, mediante um prévio sorteio, realizado pelos árbitros e os dois capitães de equipa.

12 Agora pratica, treina e diverte-te, jogando esta espectacular modalidade. Bom jogo, mas não te esqueças...


Carregar ppt "Educação Física Aula Teórica José Luís Mendes. HISTÓRIA DO FUTSAL O FUTSAL SERÁ UMA MODALIDADE GENUINAMENTE URUGUAIA OU BRASILEIRA? O Futebol de Salão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google