A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos desportivos coletivos: VOLEIBOL. Jogo coletivo – Origem do termo Jogo deriva do termo ludus (latim), que significa uma atividade de lazer sujeita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos desportivos coletivos: VOLEIBOL. Jogo coletivo – Origem do termo Jogo deriva do termo ludus (latim), que significa uma atividade de lazer sujeita."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos desportivos coletivos: VOLEIBOL

2 Jogo coletivo – Origem do termo Jogo deriva do termo ludus (latim), que significa uma atividade de lazer sujeita a regras, comportando a vitória e a derrota, em que intervêm as qualidades físicas, intelectuais, destreza, esperteza e imprevisto. Coletivo deriva do termo latim colligere, que significa reunir, relativo a um conjunto de pessoas que realizam uma tarefa de forma concertada Jogos desportivos coletivos Objetivos Cooperar com os companheiros para atingir os objetivos dos jogos desportivos coletivos, realizando com oportunidade e correção as ações técnico-táticas específicas das várias funções do jogo, aplicando as regras não só como jogador mas também como árbitro.

3 Jogos desportivos coletivos – VOLEIBOL O voleibol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efetivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um ou dois destes desempenhar a função de líbero. Caracterização

4 O jogo realiza-se num campo retangular dividido por uma rede a uma altura variável conforme o sexo e categoria. O objetivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para o campo do adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria equipa, no cumprimento do regulamento específico. Caracterização (cont.) Jogos desportivos coletivos – VOLEIBOL

5 Não há tempo de jogo definido; este termina quando uma equipa ganha três sets. Ganha um set a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em sets a 2-2, o quinto set é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessária a diferença de dois pontos. Em ambos os casos, não existe limite pontual, caso a vantagem de dois pontos não se verifique. Caracterização (cont.) Jogos desportivos coletivos – VOLEIBOL

6 O jogo é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por um 1.° árbitro (principal), um 2.° árbitro, quatro juízes de linha e um marcador. Caracterização (cont.) Jogos desportivos coletivos – VOLEIBOL

7 VOLEIBOL – Competências específicas De conhecimento (saber) O objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas. As regras fundamentais do jogo. Os principais sinais utilizados na arbitragem. De atitude (saber ser) Cooperação nas situações de jogo e de exercícios-critério. Tolerância, aceitando as opções e falhas dos colegas. Recetividade às indicações fornecidas pelos colegas e professor. Respeito pelas decisões da arbitragem. De ação (saber fazer) Os elementos técnicos abordados em situação de exercício-critério. Os elementos técnico-táticos em situação de jogo, com oportunidade e correção.

8 VOLEIBOL – Síntese de tema /// JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS Os Jogos desportivos coletivos (JDC) têm sofrido grandes alterações, tendo cada modalidade origem em jogos e locais diferenciados. Após a abordagem dos JDC, podes verificar que o Andebol, o Basquetebol e o Futebol são jogos com características semelhantes entre si, uma vez que: existe um confronto direto entre atacantes e defesas pela posse da bola, havendo ocupação de todo o espaço de jogo; orientam-se por regras de ação idênticas, tanto no ataque como na defesa.

9 VOLEIBOL – Síntese de tema O voleibol diferencia-se: pelo confronto indireto entre os adversários, uma vez que, durante o jogo, cada equipa permanece sempre no seu meio-campo; orienta-se por uma estrutura cíclica de ações, desde o gesto que inicia o jogo (serviço) até à ação defensiva (receção do serviço, que é o primeiro gesto de ataque).

10 VOLEIBOL – Síntese de tema SABER… Em todas as modalidades, para poderes participar com êxito nas situações de jogo e alcançares o objetivo dos Jogos desportivos coletivos, é importante: O objetivo do jogo. As principais regras. FAZER... Passe. Receção. Condução da bola. Finalização. TER... Espírito de equipa. Respeito pelo adversário.

11 VOLEIBOL – Síntese de tema MODALIDADE CAPACIDADES MOTORAS MAIS SOLICITADAS AndebolResistência aeróbia /anaeróbia Basquetebol Resistência aeróbia /anaeróbia: resistência-velocidade resistência-força Futebol Resistência aeróbia /anaeróbia resistência-velocidade Voleibol Resistência-força Força máxima

12 VOLEIBOL – Síntese de tema


Carregar ppt "Jogos desportivos coletivos: VOLEIBOL. Jogo coletivo – Origem do termo Jogo deriva do termo ludus (latim), que significa uma atividade de lazer sujeita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google