A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof: José Luís Mendes História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof: José Luís Mendes História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve."— Transcrição da apresentação:

1

2 Prof: José Luís Mendes

3 História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome foi Basket-ball. Em 1936, o Basquetebol passou a fazer parte do calendário olímpico, nos Jogos Olímpicos de Berlim.

4 Identificação do Jogo Jogo Desportivo Colectivo, praticado por duas equipas formadas por 5 jogadores efectivos mais 5 suplentes.

5 Objectivo do jogo Acção ofensiva- Introduzir a bola no cesto da equipa adversária para marcar ponto. Acção defensiva- Evitar que a equipa adversária introduza a bola no nosso cesto para não perdermos ponto

6 Linhas do Campo 1 – Linha Lateral 2 – Linha de Fundo 3 – Linha de meio campo 4 – Círculo Central 5 – Linha de três pontos 6 – Linha de Lançamento Livre 7 – Área Restritiva

7 Duração do Jogo O jogo tem a duração de 40 min divididos em 4 períodos de 10 min. Entre o 1º e o 2º, e o 3º e 4º período tem que existir um intervalo de 2 min, entre o 2º e o 3º período existe um intervalo de 15 min.

8 Resultado do Jogo Vence o jogo a equipa que no final do tempo regulamentar obtiver um maior número de pontos. Caso o jogo termine empatado joga-se um período suplementar de 5 min. ou os que forem necessários para desempatar o jogo.

9 Pontuação L ançamento Livre – 1 ponto L ançamento de campo dentro da linha de 3 pontos – 2 pontos L ançamento de campo fora da linha de 3 pontos – 3 pontos

10 Regras do jogo - Juizes 2 Árbitros – Responsáveis por dirigir o jogo, assinalar as infracções e vigiar a conduta dos jogadores; O marcador – Regista os pontos e as faltas; O cronometrista – que é responsável por controlar o tempo de jogo.

11 Início do Jogo O jogo inicia-se com um lançamento de bola ao ar no círculo central, efectuado pelo árbitro, entre dois jogadores adversários, que saltando tentam tocar a bola para os companheiros de equipa.

12 Infracção- Em relação à bola Bola intencionalmente socada ou pontapeada; Mais de dois apoios com a bola nas mãos (PASSOS); Ressalto, agarrar a bola e voltar a driblar, driblar com as duas mãos simultaneamente (DRIBLES); Bola nas mãos parada mais de 5 seg; Uma equipa em acção atacante demorar mais de 24 seg a lançar a bola ao cesto.

13 Infracção – Em relação às marcações do campo Bola fora, quando esta toca o solo sobre ou além das linhas limites do campo; Mais de 3 seg., sem, bola na área restritiva adversária; Bola da zona de ataque para a zona de defesa; Demorar mais de 8 seg. a passar da zona de defesa para a zona de ataque.

14 Falta Pessoal É uma falta de um jogador que envolve contacto ilegal com um adversário, quer a bola esteja viva ou morta.

15 Penalidade para a falta pessoal Penalidade Se a falta não for cometida no acto do lançamento a reposição da bola é feita atrás da linha limite do campo, mais próxima, onde foi feita a infracção. Se a falta é cometida no acto do lançamento: Se o cesto conta concedido um lance livre; Se a bola não entra são concedidos 2 ou 3 lançamentos consoante o local onde foi feita a infracção.

16 Falta Antidesportiva É uma falta pessoal cometida por um jogador que, no entender do árbitro, não é uma tentativa legitima de jogar directamente a bola dentro do espirito desportivo e intenção das regras.

17 Penalidade para a falta anti - desportiva Serão averbados lançamentos livres à equipa que não cometeu a falta, seguidos de posse da bola no ponto médio da linha lateral.

18 Falta Técnica São faltas de um jogador que não envolvem contacto com um adversário; Quando um jogador despreze as advertências feitas pelo árbitro ou dirija- se desrespeitosamente a ele.

19 Penalidade para a falta técnica Será concedido 1 lançamento livre à equipa que não cometeu a falta, seguido de posse da bola no ponto médio da linha lateral.

20 Cinco faltas de um jogador Um jogador que cometeu cinco faltas (pessoais ou técnicas) deverá abandonar o jogo e ser substituído por outro.

21 Faltas da equipa: Penalidade Quando uma equipa comete quatro faltas num período do jogo. Como consequência todas as próximas faltas serão penalizadas com 2 lances livres para a equipa adversária.


Carregar ppt "Prof: José Luís Mendes História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google