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HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI REGRAS BÁSICAS.

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1 HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI REGRAS BÁSICAS

2 HISTÓRIA O handebol começou a ser desenvolvido na Europa por volta de 1920, motivo pelo qual os europeus são mestres neste esporte. O handebol começou a ser desenvolvido na Europa por volta de 1920, motivo pelo qual os europeus são mestres neste esporte. O aparecimento do handebol em olimpíadas foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, quatro anos mais tarde o handebol feminino também passou a fazer parte dos jogos olímpicos. O aparecimento do handebol em olimpíadas foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, quatro anos mais tarde o handebol feminino também passou a fazer parte dos jogos olímpicos.

3 QUADRA DE HANDEBOL

4 NÚMERO DE JOGADORES O Handebol é composto de doze jogadores: 7 titulares 5 reservas

5 POSIÇÕES DOS JOGADORES Goleiro: Tem a função de defender e pode jogar como um jogador de quadra; Ponta-esquerda: Joga bem no canto esquerdo da quadra tem como característica a velocidade; Meia-esquerda: Joga entre o ponta esquerda e o armador, geralmente tem um forte arremesso e bons fundamentos; Armador-central: Responsável por armar e chamar as jogadas de ataque;

6 POSIÇÕES DOS JOGADORES Meia-direita: Assim como o meia esquerda porém do lado direito; Ponta-direita: Joga na ponta direita da quadra, jogador de velocidade; Pivô: Joga infiltrado na defesa adversária fazendo bloqueios e recebendo bolas para o arremesso.

7 POSIÇÕES DOS JOGADORES

8 PRINCIPAIS REGRAS GOLEIRO: O goleiro é o único jogador que pode se deslocar em qualquer local da quadra; é o único que pode utilizar os pés, desde que dentro de sua área, para a defesa da bola. Fora da sua área deve jogar como qualquer jogador de quadra. GOL: Somente será considerado gol quando a bola for lançada para o gol e ultrapassar totalmente a linha de gol, por dentro da baliza.

9 PRINCIPAIS REGRAS ÁREA DO GOL: Fica entre a linha de fundo e a linha dos 6 metros. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol; O jogador que penetrar nesta área será punido com um tiro livre; O jogador que tiver invadido esta área depois de ter arremessado em gol, não sofrerá punição, desde que esta ação não resulte em prejuízo para o adversário.

10 MANEJO DA BOLA É permitido no manejo da bola: lançar, bater,empurrar,socar,parar e pegar a bola de qualquer maneira, desde que com a ajuda das mãos, braços, tronco, cabeça, coxas e joelhos; É permitido no manejo da bola: lançar, bater,empurrar,socar,parar e pegar a bola de qualquer maneira, desde que com a ajuda das mãos, braços, tronco, cabeça, coxas e joelhos; Segurar a bola por no máximo três segundos, mesmo ela estando no chão; Segurar a bola por no máximo três segundos, mesmo ela estando no chão; Fazer o máximo de três passos com a bola na mão; Fazer o máximo de três passos com a bola na mão; É proibido utilizar os pés na bola. É proibido utilizar os pés na bola.

11 TIRO DE META É ordenado quando, antes de ultrapassar a linha de fundo a bola tenha tocado por último em um jogador da equipe atacante ou no goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol. É ordenado quando, antes de ultrapassar a linha de fundo a bola tenha tocado por último em um jogador da equipe atacante ou no goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol. Deverá ser cobrado dentro da área do goleiro, e somente ele poderá colocar a bola em jogo. Deverá ser cobrado dentro da área do goleiro, e somente ele poderá colocar a bola em jogo.

12 ESCANTEIO É ordenado quando a bola ultrapassar a linha de fundo tendo tocado por último em um jogador da defesa (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). É ordenado quando a bola ultrapassar a linha de fundo tendo tocado por último em um jogador da defesa (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é cobrado no ponto de inserção da linha de fundo e linha lateral, do lado em que saiu a bola. O lance é cobrado no ponto de inserção da linha de fundo e linha lateral, do lado em que saiu a bola.

13 TIRO DE LATERAL O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral; O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral; A cobrança deve ser realizada pela equipe contrária a que tocou por último na bola com um dos pés em cima da linha lateral e o outro fora da quadra; caso isso seja desrespeitado o árbitro pode mandar repetir a cobrança ou aplicar a reversão, dando o direito de cobrança a equipe adversária. A cobrança deve ser realizada pela equipe contrária a que tocou por último na bola com um dos pés em cima da linha lateral e o outro fora da quadra; caso isso seja desrespeitado o árbitro pode mandar repetir a cobrança ou aplicar a reversão, dando o direito de cobrança a equipe adversária.

14 TIRO DE 7 METROS Este tiro é ordenado em caso de faltas graves sobre o adversário; Este tiro é ordenado em caso de faltas graves sobre o adversário; No momento da cobrança os jogadores da defesa e do ataque deverão se posicionar atrás da linha dos 9 metros (tiro livre); No momento da cobrança os jogadores da defesa e do ataque deverão se posicionar atrás da linha dos 9 metros (tiro livre); O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo na linha de 7 metros, não podendo invadi-la ou mover este pé. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo na linha de 7 metros, não podendo invadi-la ou mover este pé.

15 TIRO LIVRE É ordenado tiro livre nos seguintes casos: É ordenado tiro livre nos seguintes casos: Entrada ou saída irregular de um jogador; Entrada ou saída irregular de um jogador; Mau comportamento; Mau comportamento; Faltas cometidas na área do gol; Faltas cometidas na área do gol; Lançamento intencional para a sua área do gol; Lançamento intencional para a sua área do gol; Execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7 metros; Execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7 metros; Conduta antidesportiva. Conduta antidesportiva.

16 BOLA AO CHÃO É marcada quando, mantida a bola na quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: Faltas simultâneas de jogadores das duas equipes; Faltas simultâneas de jogadores das duas equipes; Interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras. Interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras.

17 EXECUÇÃO DOS TIROS Antes da execução de todos os tiros a bola deverá estar pousada na mão do cobrador e todos os demais jogadores deverão tomar a posição regulamentar (3 metros para os adversários). Apenas o cobrador poderá tocar na bola e este não deverá ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e dar a reversão da jogada. Antes da execução de todos os tiros a bola deverá estar pousada na mão do cobrador e todos os demais jogadores deverão tomar a posição regulamentar (3 metros para os adversários). Apenas o cobrador poderá tocar na bola e este não deverá ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e dar a reversão da jogada.

18 COMPORTAMENTO PARA COM O ADVERSÁRIO É permitido: Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola; Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola; Tirar a bola das mãos do adversário com as mãos abertas, não importando de que lado; Tirar a bola das mãos do adversário com as mãos abertas, não importando de que lado; Bloquear o caminho do adversário com o corpo. Bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido: Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos; Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos; Bater com o punho na bola que o mesmo tenha nas mãos. Bater com o punho na bola que o mesmo tenha nas mãos.

19 DURAÇÃO DA PARTIDA Uma partida é constituída por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo; Uma partida é constituída por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo; Durante o jogo cada equipe pode fazer cinco substituições; Durante o jogo cada equipe pode fazer cinco substituições; As substituições são feitas na área de substituições e sem a interrupção do jogo. As substituições são feitas na área de substituições e sem a interrupção do jogo.

20 PUNIÇÕES As punições são bastante rígidas e variam desde a advertência com cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o cartão vermelho. As punições são bastante rígidas e variam desde a advertência com cartão amarelo até a desqualificação do jogador com o cartão vermelho. Cartão amarelo: Serve como advertência ao jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas; Cartão amarelo: Serve como advertência ao jogador, em geral é usado em reclamações e algumas faltas; Dois minutos: O jogador que receber esta punição tem que ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica este tempo com um jogador a menos; Dois minutos: O jogador que receber esta punição tem que ficar fora do jogo por dois minutos, e o time fica este tempo com um jogador a menos;

21 PUNIÇÕES Dois minutos: Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos se receber o segundo amarelo, caso o time tenha dois amarelos coletivos o próximo cartão será substituído por um dois minutos; Dois minutos: Esta punição é dada a faltas violentas e a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos se receber o segundo amarelo, caso o time tenha dois amarelos coletivos o próximo cartão será substituído por um dois minutos; Cartão vermelho: O jogador que receber um cartão vermelho deverá se retirar da quadra, inclusive do banco de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica com um jogador a menos por dois minutos podendo após este tempo completar com outro jogador. Cartão vermelho: O jogador que receber um cartão vermelho deverá se retirar da quadra, inclusive do banco de reservas e não pode mais voltar à mesma. O time fica com um jogador a menos por dois minutos podendo após este tempo completar com outro jogador.

22 VAGA PARA PAN-2007 BRASIL X REPÚBLICA DOMINICANA = 46X13

23 PANAMERICANO RIO/2007 BRASIL X MÉXICO = 38X15

24 PANAMERICANO RIO/2007

25 PANAMERICANO RIO/2007 BRASIL X CUBA = 35X26


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