A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A determinação da fronteira entre o aluno apto e não apto na EDF tem de assentar em pressupostos que conjuguem a grande diversidade de condições das Escolas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A determinação da fronteira entre o aluno apto e não apto na EDF tem de assentar em pressupostos que conjuguem a grande diversidade de condições das Escolas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A determinação da fronteira entre o aluno apto e não apto na EDF tem de assentar em pressupostos que conjuguem a grande diversidade de condições das Escolas, as diferentes capacidades dos alunos e a filosofia do Programa quanto à sua gestão e eventual diferenciação das matérias que compõem o currículo. * * – pág Programa de Educação Física 10.º/11º/12º, (2004) da Porto Editora - Contextualização - Critérios de Avaliação da EDF - Proposta da Prova Global - Matriz da Prova - Exemplo Prático (basquetebol) - Critérios de Correcção - Grelha de Avaliação

3 Contextualização Organização das aulas de EDF na Escola relativo ao 9º ano: –Horas –Por blocos –Espaços Modalidades abordadas (grelha) grelha – de acordo com a formação dos professores e possibilidades da Escola Livro adoptado

4 Distribuição das Modalidades Mod. Anos ANDBASVOLFUTCORATLGINBADMONNAT7ºXXXXXX 8ºXXXXXX 9ºXXXXXX 10ºXXXXXX 11ºXXXXXX 12ºXXXXX 11º D XXXXX 12º D XXXXXXXX(EDF)

5 Critérios de Avaliação da EDF Competências transversais (30%) –Métodos de trabalho e de estudo –Relacionamento interpessoal e de grupo –Comunicação Competências específicas (70%) –Conhecimentos (20%) Análise e interpretação da realização das AFD seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva e regras; Conhecimento e interpretação de factores de saúde e de risco associados à prática das AF e aplica as regras de higiene e segurança. –Capacidades (30%) Relacionamento com cordialidade e respeito pelos companheiros e adversários; Participação activa em todas as situações procurando o êxito pessoal e de grupo. –Aptidão física (20%) Elevação do nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas.

6 Proposta de Prova Global PRESSUPOSTOS Tipo de prova: prática Competências específicas da EDF Tempo: 1 aula de 90 e outra de 45 Opção do aluno: escolhe uma modalidade colectiva e uma individual Cotação: 50% para a modalidade colectiva e 50% para a modalidade individual

7 Proposta de Prova Global Pressupostos Modalidades colectivas através de jogos reduzidos: Andebol: 3+Gr x 3+Gr em campo reduzido Basquetebol: 3x3 a meio campo; Corfebol: 4x4 a meio campo Futebol: 4x4 sem Gr em campo reduzido Voleibol: 4x4 em campo reduzido Modalidades individuais Atletismo: os alunos optam por um salto, um lançamento e uma corrida Badminton: jogo singulares Ginástica: exercícios critério obrigatórios

8 Matriz da Prova Global Prática Competências específicas Conteúdos Estrutura da prova (nº de questões / tipologia) Cotações Critérios de correcção - Análise e interpretação da realização das AF seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva e regras - Relacionamento com cordialidade e respeito pelos companheiros e adversários. - Participação activa em todas as situações, procurando o êxito pessoal e social Modalidades: Colectivas: Colectivas:AndebolBasquetebolCorfebolFutebolVoleibol Individuais: Individuais:Atletismo B adminton Ginástica Apenas serão avaliados numa modalidade colectiva e numa individual escolhido pelos alunos. Modalidades colectivas através de jogos reduzidos: Andebol: 3+Gr x 3+ Gr em campo reduzido Basquetebol: 3x3 a meio campo; Corfebol: 4x4 a meio campo Futebol: 4x4 sem Gr em campo reduzido Voleibol: 4x4 em campo reduzido Modalidades individuais Atletismo: os alunos optam por um salto, um lançamento e uma corrida Badminton: jogo singulares Ginástica: exercícios critério obrigatórios Modalidade colectiva 50% Modalidade individual 50% Modalidades Colectivas: Regulamento (15%) Aspectos Ofensivos (45%) Aspectos Defensivos (40%) Modalidades Individuais: Atletismo Regulamentos (10%) Saltos (comprimento, triplo e altura) (30%) Lançamentos (Peso e dardo) (30%) Corridas (velocidade, estafetas e barreiras) (30%) Badminton Regulamento (10%) Pega (30%) Batimentos (30%) Deslocamentos (30%) Ginástica Solo (40%) Plinto (30%) Mini-trampolim (30%)

9 Exemplo Prático 3 x 3 basquetebol a ½ campo 3 x 3 basquetebol a ½ campo –Sem arbitragem; –Após cesto posse de bola para a equipa que sofreu cesto reposta pela linha de fundo; –Início do ataque a bola tem que passar junto ao meio campo (pelo círculo central); –Para se tornar competitivo jogos até aos 10 pontos; –Por outro lado após cada jogo alterar as equipas, de forma a criar diferentes combinações; –Serão realizados tantos jogos quantos os necessários para avaliar todos os alunos inscritos na avaliação de basquetebol.

10 Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho A - (20% a 49%) Conhecimento apenas das regras básicas, mas tem dificuldade em as aplicar; Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Não se desmarca oportunamente, no sentido de oferecer uma linha de 1º passe (postura estática atrás do defesa directo) Quando em posse de bola: Apenas realiza passes bombeados sem sentido ofensivo ou; Usa o drible sem progredir directamente para o cesto (incapaz de usar fintas ou mudanças de direcção em drible); Quando está numa situação favorável de lançamento nem sempre procura a finalização, optando essencialmente pelo passe. Quando a sua equipa perde a posse de bola: Não assume de imediato a atitude defensiva, perdendo frequentemente o seu opositor directo; Raramente mantém o enquadramento defensivo.

11 Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho B – (50% a 69%) Conhecimento e aplicação das regras básicas; Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Desmarca-se oportunamente, criando linhas de passe ofensivas, (á frente da linha da bola), mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Lança parado ou em salto de curta distância quando tem situação de lançamento (raramente opta pelo lançamento na passada); Passa a bola a um companheiro desmarcado, frequentemente quando está numa posição mais ofensiva; Drible, usado com pouco eficácia, muitas vezes exagerando no seu uso, apesar de algumas vezes progredir para o cesto. Quando a sua equipa perde a posse de bola: Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, contudo adoptando por vezes o enquadrado defensivo. Participa no ressalto

12 Nível de Desempenho 3 – (70% ao 89%) Conhecimento e aplicação das regras colocadas no jogo Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Desmarca-se oportunamente para oferecer uma linha de 1º passe e se esta não lhe for passada, ajusta a sua posição mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Primeiro enquadra-se com o cesto numa PBO Lança (usando o lançamento na passada) ou de curta distância em função do defesa; Passa a um colega desmarcado numa posição mais ofensiva, realizando de imediato um movimento de aproximação do cesto, mantendo o equilíbrio na ocupação de espaços Dribla para progredir para o cesto ou para sair de uma zona congestionada de jogadores, ultrapassando o adversário directo (usando finta e mudanças de direcção) Participa no ressalto Quando a sua equipa perde a posse de bola: Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, mantendo o enquadrado defensivo; Quando em marcação directo, dificulta o lançamento, o passe e a progressão em drible. Participa no ressalto Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3

13 Nível de Desempenho 4 – (90% a 100%) Conhecimento e aplicação das regras colocadas no jogo (15%) Quando a sua equipa recupera a posse de bola: (45%) Desmarca-se oportunamente para oferecer uma linha de 1º ou 2º passe e se esta não lhe for passada, ajusta a sua posição mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Primeiro enquadra-se com o cesto numa PBO Lança (usando o lançamento na passada) ou de curta distância em função do defesa; Passa a um colega desmarcado numa posição mais ofensiva, realizando de imediato um movimento de aproximação do cesto, mantendo o equilíbrio na ocupação de espaços. Dribla para progredir para o cesto ou para sair de uma zona congestionada de jogadores. Ultrapassa o adversário directo usando fintas/arranques em drible e mudanças de direcção em drible. Participa no ressalto Explora situações de superioridade/inferioridade numérica Explora pequenas combinações ofensivas colectivas como o passe e bloqueio, passe e corte e o aclaramento Quando a sua equipa perde a posse de bola: (40%) Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, mantendo o enquadrado defensivo; Quando em marcação directo, dificulta o lançamento, o passe e a progressão em drible. Dá tempos de ajuda impedindo ou dificultando as acções dos adversários, sem perder o seu atacante directo. Participa no ressalto

14 Critérios de Correcção Regulamento (15%) Sabe algumas das regras básicas e não as aplica correctamente 5% Sabe as regras básicas e aplica-as 10% Conhece e aplica com correcção as regras do jogo 15% Conhece e aplica com correcção as regras do jogo 15% Em Posse de Bola (45%) Desmarcação 5% Lançamento/finalização 5% Passe 5% Drible 5% Ressalto 5% Situação de superioridade/inferioridade numérica 5% Combinações ofensivas 10% Sem Posse de Bola (40%) Atitude defensiva 10% Enquadramento defensivo 5% Dificulta o lançamento/passe/drible 5% Ajuda na defesa 15% Ressalto 5%

15 Grelha de Avaliação

16 Situação Exemplo COLECTIVOS Futebol – 9 Basquetebol – 2 Voleibol – 2 Andebol – 6 Corfebol - 0INDIVIDUAIS Badminton – 9 Atletismo – 5 Ginástica - 5 Organização da Prova Global: - escolha das modalidades; - definir as equipas antes da prova global; - Quando é necessário recorrer a alunos que não optaram pela modalidade, escolher alunos do mesmo ou nível superior.


Carregar ppt "A determinação da fronteira entre o aluno apto e não apto na EDF tem de assentar em pressupostos que conjuguem a grande diversidade de condições das Escolas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google