A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos? Para se fazer uma história em quadrinhos, é necessário aprender e entender que além dos desenhos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos? Para se fazer uma história em quadrinhos, é necessário aprender e entender que além dos desenhos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos? Para se fazer uma história em quadrinhos, é necessário aprender e entender que além dos desenhos, o texto é fundamental! Nesta oficina, você aprenderá passo-a-passo como criar uma ótima história! 1/15 x

3 Com quantos quadrinhos eu conto minha história? A resposta desta pergunta é diagramação. Ou seja, a decisão da quantidade de quadrinhos que você precisa para contar sua história. Decidida a quantidade, você precisa pensar também se todos os quadrinhos terão ou não, o mesmo formato. Isso é fundamental para o planejamento do roteiro.roteiro Outro detalhe importante na hora de organizar a diagramação é que obrigatoriamente no primeiro quadrinho é necessário deixar um espaço para o título da sua história e no último um espaço para a palavra FIM. Exemplo 1Exemplo 1 Exemplo 2Exemplo 2 Pense na diagramação da história: 2/15 x

4 Se você decidir que sua história terá 12 quadrinhos, ela poderá ser montada em uma folha de papel sulfite dobrada ao meio. Cada página poderá ter 6 quadrinhos e você terá espaço para fazer uma capa e colocar seus dados de identificação. Exemplo 1 de diagramação: 3/15 Exemplo 2 x

5 Exemplo 2 de diagramação: Mas os quadrinhos não precisam ter todos o mesmo tamanho. Você poderá ter alguns quadros que ocupem o espaço de dois. Você poderá também usar um pedaço de cartolina colorida e nele colar os quadrinhos recortados de sulfite com o tamanho que você escolheu. 4/15 Exemplo 1 x

6 Crie seu roteiro: Após pensar a diagramação é hora de iniciar e criar o roteiro de sua história. Ele é a alma de uma história em quadrinhos, pois é nele que você fará todo o planejamento de como será sua história.diagramação No roteiro você irá esquematizar: -Quantos quadrinhos terão sua história; -Como serão os desenhos em cada um dos quadrinhos; -E o texto para cada um deles. Exemplo de roteiro 5/15 x

7 Um exemplo de roteiro: Imagine a seguinte situação: você e seus colegas estão dentro de sua sala de aula. Chega sua professora com a prova que havia sido marcada e você não lembrava. Esta situação pode virar uma história em quadrinhos, veja só: Quadrinho 1Desenho Quadrinho 1 – Desenho: dois alunos sentados em seus lugares na sala de aula. Texto Texto: Quando é a prova de português? Quadrinho 2Desenho Quadrinho 2 – Desenho: a professora dentro na sala de aula (quadro-negro no fundo com as palavras HOJE PROVA). Texto Texto: Vamos iniciar a prova. Quadrinho 3Desenho Quadrinho 3 – Desenho: o aluno com cara assustada. Texto Texto: E agora? 6/15 x

8 Pensando no texto e nos balões! Feita a diagramação e o roteiro, é hora de pensar nos textos e nos balões que serão usados em sua história em quadrinhos.diagramaçãoroteirobalões Os textos são a prioridade dentro de um quadrinho. Pois é após a sua escrita e o desenho do balão, que os desenhos devem surgir. Então é importante primeiro escrever o texto, depois desenhar o balão e por último fazer o desenho da cena. Pois se a montagem de sua história em quadrinhos não seguir esta sequência, você corre o risco de não ter espaço para o balão e desta forma, as pessoas não conseguirem ler e entender a mensagem de sua história. 7/15 x

9 Pensando no texto e nos balões! Um detalhe importante: jamais use sua letra normal dentro de um quadrinho. Neles só são permitidas LETRA DE FORMA E MAIÚSCULA. Se você precisar fazer um destaque de uma palavra use uma cor diferente da que você está utilizando. 8/15 x

10 Tamanho do texto: Quanto menor for o texto, melhor para você! Então, na hora de criar seu texto procure que ele seja o menor possível e com a maior quantidade de informação. Por exemplo: Vamos no supermercado da esquina comprar pipoca para comermos de tarde? Vamos no supermercado comprar pipoca? Com um texto menor e com a mesma quantidade de informação, você terá mais espaço para fazer os desenhos. 9/15 x

11 Tipos de balões: O desenho dos balões é fundamental para complementar a mensagem que você irá passar em cada um dos quadrinhos, para isso vários tipos de desenhos existem, os mais usuais são:balões 10/15 Balão de fala Balão de grito Balão de pensamento Balão de amor Balão de cochicho Balão de idéia x

12 Onomatopéias: Onomatopéias são as palavras que imitam os sons. Elas são extremamente úteis nas histórias em quadrinhos, pois dependendo da mensagem que você irá passar, uma onomatopéia poderá substituir um texto ou até mesmo ocupar um quadrinho inteiro passando uma mensagem.texto 11/15 Dentro dos balões. Fora dos balões. x

13 Onomatopéias dentro dos balões: São aquelas que imitam os sons que as pessoas emitem como um choro, uma tosse. Este tipo de som precisa ser representado dentro de balões. Observe: 12/15 Onomatopéias fora dos balões: x

14 Onomatopéias fora dos balões: São aquelas que imitam os sons que fazem parte do meio ambiente como um trovão, uma campainha. Este tipo de som precisa ser representado fora de balões. Observe: 13/15 Onomatopéia dentro dos balões. x

15 Exercício: Agora que você sabe como fazer uma história em quadrinhos, leia o texto O amigo de Juliana. O amigo de Juliana Concluída a leitura, separe o texto em uma das três histórias que o compõem e escolha uma delas para trabalhar na sua história em quadrinhos: Juliana e Fungo. A família de Fungo. A escola de Juliana. Faça a diagramação, crie seu roteiro e comece a criar suas próprias histórias em quadrinhos.diagramaçãoroteiro Veja também o trabalho que foi realizado pelos alunos das 5ª séries da Escola Pinto Ribas.5ª séries da Escola Pinto Ribas 14/15 x

16 Desenvolvido por: Luciana Mello da Silva Mello Curso de Especialização em Mídias na Educação Ciclo Avançado/EAD/UFSM – Turma: 12 Disciplina: EAD Ferramentas de Autoria para o Ensino e Aprendizagem/Módulo – Mídia Informática: Design e Usabilidade 15/15 x

17 Ajuda X Botão para o início do objeto de aprendizagem Botão de ajuda Botão que fecha o objeto de aprendizagem Retorna a tela anterior Avança para próxima tela Retorna a tela anterior Exemplo 1 Link para outra tela ou site


Carregar ppt "Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos? Para se fazer uma história em quadrinhos, é necessário aprender e entender que além dos desenhos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google