A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l n a c o m u n i c a ç ã o A Letra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l n a c o m u n i c a ç ã o A Letra."— Transcrição da apresentação:

1 1 É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l n a c o m u n i c a ç ã o A Letra

2 2 As primeiras formas de escrita surgiram há cerca de 3000 anos. Era uma linguagem escrita baseada em pictogramas (desenhos). Pouco depois surgiu uma escrita baseada em ideogramas, símbolos que representavam ideias abstractas. A nossa escrita tem como base um alfabeto fonético e a cada letra corresponde um som. Breve História da Letra

3 3 A Letra na Comunicação Visual A utilização da Letra nas diferentes formas de expressão

4 4 A letra pode ser classificada por: tipo Educação Tamanho Tecnológica Sentido Visual Cor/Volume E V T

5 5 A Letra folhetojornalNum cartaz, num folheto ou num jornal, precisas frequentemente de desenhar letras. A capa onde guardas os teus trabalhos necessita de ser identificada, para isso necessitas também de desenhar as letras do teu nome. Podes utilizar muitos tipos de letras mas deverás escolher entre os dois grandes grupos em que elas se dividem: Maiúsculas A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z Minúsculas a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

6 6 A Letra As letras são formas bidimensionais, ou seja, têm duas dimensões: altura e largura; Podem ser desenhadas, recortadas, pintadas, coladas… As letras devem manter as mesmas características e ser feitas com rigor, para que a mensagem não se perca Ex: Bruno Bruno Bruno Bruno Ao desenhares as letras, deves ter em atenção o seguinte: As palavras formadas devem ficar inteiras e da mesma cor, permitindo assim uma melhor leitura. Os espaços entre as letras são menores do que os espaços entre as palavras;

7 7

8 8 A Letra A Letra A Escola A C o m u n i c a ç ã o A Letra Alunos O desenho de letras pode ser feito com grande liberdade de expressão, contudo deves sempre ter em conta cinco princípios: A sua leitura deve ser fácil e rápida; O seu tamanho; A sua forma estética; A sua cor. A adaptação ao fim a que se destina;

9 9 Desenho de letras A letras desenhadas podem ser : altas, estreitas, largas, baixas, espessas, finas, decoradas, pintadas, coloridas… dependendo da tua imaginação e criatividade! Mas… Ao desenhares letras, deves ter em conta o tamanho das mesmas. Assim, primeiro defines a altura e a largura, que pretendes. Em seguida o espaço entre as várias letras de cada palavra. Para ser mais fácil, podes construir as letras, sobre uma pauta quadriculada, ou entre rectas paralelas, conforme podes observar nos exemplos seguintes:

10 10 Para desenhar letras pode-se recorrer á utilização de uma pauta quadriculada – com papel quadriculado - ou linhas de construção e linhas guias. A quadrícula, linhas de construção e as linhas guias, servem para marcar a altura, o meio e a largura das letras. Outro exemplo com linhas guias: As linhas guia conduzem a um grande número de possibilidades despoletando a criatividade em todos os sentidos Letras desenhadas com linhas de construção: Letra numa pauta quadriculada:

11 11 A letra numa pauta quadriculada Toda a letra nasce de uma estrutura rectangular que serve de suporte para o corpo da mesma.

12 12 Rectângulo 3x5 para a Estrutura da Forma da Letra

13 13 Exemplos:

14 14 1ª Tarefa: Recolha de vários tipos de letra: -Utilizando revistas e jornais já usados, vais recortar palavras de diferentes estilos e de tamanhos de letras. Organiza o teu trabalho da seguinte forma: -Utilizando folhas A4 de papel cavalinho, cola, de forma harmoniosa, as várias palavras que exemplificam os vários tipos e tamanhos de letra recolhidas.

15 15 2ª Tarefa Vais aprender a desenhar o teu nome numa pauta quadriculada Para iniciares o teu trabalho necessitas de manter o teu lugar limpo e organizado. Os materiais necessários para esta tarefa são: O lápis (bem afiado); A borracha (limpa); A régua; Uma folha quadriculada; Ficha informativa sobre A letra. 1- Lê e analisa, com atenção, a ficha informativa, de forma a tirares todas as dúvidas possíveis. 2- Define a altura e a largura, que pretendes para as letras do teu nome. 3- Traça 2 linhas paralelas horizontais, que irão orientar a altura das letras; 4- Traça 2 linhas paralelas verticais que orientam a largura da letra; 5-Continua a traçar linhas paralelas verticais, mediante a quantidade de letras do nome, deixando o espaço de uma quadricula a separar cada letra 6-Desenha cada letra dentro da caixa de letra. Bom trabalho!

16 16 Escola Básica nº2 de Cacia EVT Estudo da Letra 5º ano de escolaridade Ana Grave Ana Marcos Janeiro 2010


Carregar ppt "1 É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l n a c o m u n i c a ç ã o A Letra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google