A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. É, em geral, publicada em formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em jornais e revistas.

3 Como se faz uma banda desenhada
Em primeiro lugar, é necessário haver uma história para contar; Um guião escrito; Conhecer a estrutura básica da banda desenhada: O tipo de planos e ângulos de visão Códigos de comunicação E muita imaginação…

4 É a folha completa de várias tiras.
Linguagem da Banda Desenhada Vinheta É o espaço onde se desenrola uma cena. Tem geralmente a forma de um rectângulo ou de um quadrado e as suas dimensões podem ser muito variadas. A ordem de leitura das vinhetas é sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Guião É a história escrita, com todos os elementos que a integram: personagens e suas características, diálogos e sequências de imagens. Tira É um conjunto de vinhetas dispostas na horizontal e ocupando toda a largura da folha. Prancha É a folha completa de várias tiras.

5 O texto O Balão Pode ter formas variadas e contém os textos correspondentes aos diálogos ou pensamentos das personagens, apontando a personagem emissora. Balão de pensamento Balão de fala em voz baixa Balão de fala normal Balão de fala em voz alta Balão de ruído

6 Metáfora Signo cinético Onomatopeia Legenda
Códigos de comunicação Metáfora Sinal gráfico, que substitui palavras, expressando estados de alma da personagem. Signo cinético Traço ou linha que representa o movimento das personagens ou objectos. Onomatopeia Representação de ruídos ou sons por palavras convencionais. Legenda Representa as falas do narrador.

7 A expressão dos rostos e a posição do corpo são essenciais.
As personagens necessitam de ter uma expressividade muito especial, para acompanhar as situações e os textos. A expressão dos rostos e a posição do corpo são essenciais. As expressões fundamentais de uma personagem são de: alegria, tristeza, aborrecimento, medo, malícia, espanto… Os elementos gráficos essenciais são: a forma da cara, as orelhas, o nariz, os olhos, as sobrancelhas e a boca.

8 Planos e ângulos de visão
Os planos enquadram as personagens e os objectos na vinheta e referem-se à distância, dando a sensação de afastamento ou aproximação. Plano geral descreve o ambiente onde se desenrola a história Plano de conjunto enquadra a personagem no cenário

9 Plano médio Plano próximo Plano americano Plano de pormenor
Planos Plano médio As personagens aparecem cortadas pela cintura Plano próximo As personagens aparecem cortadas pelos ombros Plano americano As personagens aparecem cortadas pelos joelhos Plano de pormenor Coloca personagens em grande evidência, com grande aproximação

10 Os ângulos dão-nos a posição em relação ao observador,
Ângulos de visão Os ângulos dão-nos a posição em relação ao observador, situando a imagem acima, abaixo ou ao nível dos olhos deste. Picado A cena é vista de cima para baixo. Contrapicado A cena é vista de baixo para cima.

11 Linear Realista Expressionista Gestual
Estilos gráficos Linear Os contornos das figuras são bem recortados e a espessura da linha é regular e constante Realista Os traços do desenho procuram uma semelhança com o real, uma figuração de carácter fotográfico, uma aproximação à realidade Expressionista As figuras e os espaços podem ser sujeitos a todas as espécies de deformações visuais, exageros, na expressão das linhas, das manchas e das cores Gestual Os contornos das figuras apresentam uma linha com espessura variável, de acordo com as manchas provocadas pelo pincel, uma expressão espontânea e rápida

12


Carregar ppt "A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google