A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social Prof. Érica Ribeiro Contato: Semestre 2009.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social Prof. Érica Ribeiro Contato: Semestre 2009.2."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social Prof. Érica Ribeiro Contato: Semestre Aula 5 Sequências, planos e movimentos Áudio Exercício

2 IMAGEM SEQUÊNCIA Conjunto de cenas (planos) que se referem a mesma ação Não estão necessariamente no mesmo tempo e espaço São definidas por uma unidade de ação, tema ou movimento PLANOS Unidade dramática de um filme Fragmento gravado sem interrupção pelo corte Ponto de vista da câmera em relação ao assunto

3 EXEMPLOS Sequência Série MacGyver Disponível no Youtube (busque por MacGyver Map)

4 Enquadramentos (planos) Bom enquadramento Evite cortar o queixo ou a cabeça das pessoa (atenção ao bigclose) Cuidado para deixar teto Objetos emoldurando a pessoa (linhas, árvores, postes) Não esconda o entrevistado no canto do cenário Enquadrar o ponto entre os olhos situado a 2/3 da altura da tela (entrevistas) Desviar a atenção do espectador focando outros objetos não pertencentes a informação Para fazer as tomadas -> ideal que tenha um story-board Os enquadramentos são essencial para a estética do vídeo Os planos e os movimentos facilitam o processo Dependem do referêncial inicial

5 Classificações Plano Geral Cenas do filme A Identidade Bourne Plano Conjunto

6 Classificações Plano Americano Cenas do filme A Identidade Bourne

7 Classificações Plano MédioPlano Médio Aproximado Cenas do filme A Identidade Bourne

8 Classificações Big CloseClose Cenas do filme A Identidade Bourne

9 Classificações Detalhe Cenas do filme A Identidade Bourne

10 Classificações Plano e contra-plano Cenas do filme A Identidade Bourne

11 Classificações Plano e contra-plano Muito utilizado nas novelas brasileiras Cenas de Caminho das índias (último capítulo)

12 Classificações Plano e contra-plano Muito utilizado nas novelas brasileiras Cenas de Caminho das índias (último capítulo)

13 Classificações Plano sequência Sequência de planos sem corte Curta Sete Minutos Cavideo Produções

14 Classificações MOVIMENTOS Panorâmica Movimento horizontal contínuo, com a câmera parada no mesmo eixo e se movimenta de modo angular (da esquerda para a direita ou vice- versa) Caminho das Índias

15 Classificações MOVIMENTOS Tilt Panorâmica na vertical Tilt seguido de Pan Mac Gyver

16 Classificações MOVIMENTOS Travelling A câmera se desloca sem mudar o ângulo (segue) Dolly O deslocamento da câmera na vertical Mac Gyver

17 Classificações MOVIMENTOS Zoom Feito com mudança de lentes e não por deslocamento da câmera In – aproxima Out – afasta Mac Gyver

18 Captação de áudio Tipos O áudio traz o tom do audiovisual, ajuda a provocar emoções no telespectador Orientar quanto a movimentação em cena Pode ser captado com variados tipos microfones Microfones [...] parece mais rede de pesca. Eles captam todo o som que estiver ao seu alcance [...] Os microfones, portanto, precisam ser cuidadosamente escolhidos para o seu programa (Watts, 1990, p. 201) Modelos Omnidirecionais Bidirecionais Direcionais Ultradirecionais Externos de mão Lapela Sem fio Boom

19 Captação de áudio Omnidirecionais Captam sons de todas as direções de forma praticamente igual. Ideal para captação de som ambiente

20 Captação de áudio Bidirecionais Captam o som das direções opostas. Conhecidos como microfones em forma de 8 (por conta dos ângulos de captação – 0 o e 180 o. São bons para excluir sons laterais

21 Captação de áudio Direcionais Bons para excluir ruídos indesejáveis No entanto, precisa estar próximo a fonte do som para captá-lo CardióidesSupercardióides Os direcionais são os mais utilizados

22 Captação de áudio Ultradirecionais Sons frontais em que o microfone não pode aparecer Captação a distância

23 Captação de áudio Sugestões (Watts, 1990, p. 204) 1.Os microfones direcionais (canhã) têm que ser apontados com precisão 2.O microfones lavalier (lapela) produzirão ruídos se a pessoa movimentar-se demais 3.Microfones de mão requerem prática para serem utilizados 4.Microfones sem fio permitem maior mobilidade de movimentos 5.Cuidado com microfones e suas sombras 6.Grave 1 de som ambiente 7.Procura os possíveis ruídos do local de gravação para escolher o equipamento

24 Exercício Veja o vídeo a seguir e: 1.Conte quantos planos possui 2.Indique, pelo menos, três tipos de planos e descreva a cena Coloque na folha o seu nome e a sua turma e entregue ao professor Vídeo


Carregar ppt "OFICINA DE COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA -> Curso de Comunicação Social Prof. Érica Ribeiro Contato: Semestre 2009.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google