A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BANDA DESENHADA 7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA ANABELA REIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BANDA DESENHADA 7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA ANABELA REIS."— Transcrição da apresentação:

1 A BANDA DESENHADA 7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA ANABELA REIS

2 O QUE É ? A Banda Desenhada é considerada o tipo de texto das linguagens mistas: - a não verbal ou icónica (constituída pelas imagens) - a verbal ou textual (constituída pelas legendas e diversos balões de fala, pensamento...)

3 NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS O autor da BD distribui os seus desenhos em quadradinhos, usando: - Vinhetas – cada um dos quadradinhos da BD. - Tiras – série de vinhetas organizadas na mesma linha horizontal ou vertical. - Pranchas – páginas inteiras da BD.

4 vinhetas tiras pranchas A Linguagem não verbal ou Icónica apresenta-se através de:

5 1 – textos narrativos breves – que surgem, geralmente, na parte superior da vinheta, constituindo a chamada – Legenda. 2 – Diálogos – que surgem dentro dos chamados balões: A Linguagem verbal ou textual, é constituída por: Fala Pensamento

6 Balões de fala alta Balões de fala baixa Balões de fala colectiva

7 Os planos na Banda Desenhada Plano Geral - é possível ver as figuras com algum pormenor, enquadradas no cenário. É utilizado para descrever um ambiente ou situar uma acção.

8 Plano médio - as figuras surgem inteiras ou a três quartos (da cabeça aos joelhos). As feições e as expressões do rosto notam-se perfeitamente. Plano aproximado ou americano - neste plano, a representação das figuras abrange a zona compreendida entre a cabeça e a cintura.

9 Grande plano - distinguem-se muito claramente as expressões e os traços dos rosto. Plano de pormenor - é o mais próximo de todos os planos. Usa-se para realçar um pormenor (olhos que choram, mão que acena, sorriso, etc.) ou objectos determinantes da acção.

10 Plano Panorâmico - é o mais abrangente de todos. Serve para descrever quaisquer tipos de cenários, sejam eles naturais ou urbanos, dando-nos, em relação aos espaços, uma sensação de grandiosidade.

11 Outros códigos de comunicação Signos cinéticos – traços ou linhas que significam o movimento das personagens ou objectos.

12 Onomatopeias – representação de ruídos ou sons.

13 Metáforas visuais – sinais gráficos que substituem palavras expressando estados de alma das personagens.


Carregar ppt "A BANDA DESENHADA 7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA ANABELA REIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google