A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA EM QUADRINHO. Definição Uma definição bem simples é que os quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma história, informação, ação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA EM QUADRINHO. Definição Uma definição bem simples é que os quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma história, informação, ação,"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA EM QUADRINHO

2 Definição Uma definição bem simples é que os quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma história, informação, ação, etc. História em quadrinhos, quadrinhos, gibi é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos.

3 Alguns elementos das histórias em quadrinhos Quadro ou vinheta - chamados também de quadrinhos é o espaço no qual acontece uma ou mais ações. Geralmente de forma retangular ou quadrangular, funciona como moldura de um momento de ação. Legendas: aparecem, frequentemente, em forma retangular, no alto da vinheta e têm a função de delimitar o texto que representa a voz do narrador.

4

5 Balões: espaço onde aparece a fala, pensamento, etc.

6 Onomatopéias: são palavras que imitam sons. FORA DOS BALÕES:

7

8 Linhas cinéticas: riscos que indicam movimentos. Desenhos iconográficos: imagem que tem alguma relação com o que está sendo representado. Metáforas visuais: metáforas em desenhos para indicar um sentimento ou acontecimento, como um coração saltando do peito, notas musicais que indicam assovio, etc.

9 O que esses balões representam?

10 Observe a tirinha da personagem Mafalda, de Quino. O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda. (A) revelou desinteresse na leitura do dicionário. (B) tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa. (C) causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande. (D) queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava. (E) demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha. QUINO, J. L Mafalda. Tradução de Monica S. M. da Silva, São Paulo: Matins Fontes, 1988.

11 Observe a tira e assinale a alternativa correta: (B) O humor do texto é gerado pelo fato de a menina empregar o verbo viver em duas acepções. (A) No último quadrinho, as expressões faciais da mãe e da menina revelam, respectivamente, surpresa e fúria. (D) Há revolta da garota contra a aceitação, por parte da mãe, do papel subalterno reservado à mulher na sociedade contemporânea. (E) Os três primeiros quadrinhos mostram as tarefas que, naquele dia, a mãe de Mafalda terá pela frente: passar roupas, arrumar a sala, lavar a louça. (C) A forma verbal vivesse traz a informação implícita de que a garota considera que a mãe não vive de fato.

12 Na tirinha de Caco Galhardo, a palavra sentido assume duas acepções. Das frases abaixo, indique a opção em que a palavra sentido tem o mesmo significado que tem na fala do soldado. a) Sentido com o que lhe fizeram, não os procurou mais. b) Sua decisão apressada não revela muito sentido. c) Ninguém compreendeu o sentido de sua atitude. d) O caminho bifurca-se em dois sentidos. e) Muitos escritores buscam o sentido das coisas.

13 O bacana de computador é que ele trabalha quanto você quiser! O uso do você na tirinha apresenta o mesmo valor semântico da sentença: (A) Você é a mulher da minha vida. (B) Você é um pronome de tratamento. (C) Quando você vota, nem presta atenção nos candidatos. (D) Você! Venha aqui agora. E) Você e eu nascemos um para o outro.

14 O texto verbal que aparece nos dois balões da tirinha de Fernando Gonsales tem a função de: (A) noticiar fatos. (B) fornecer instruções. (C) apresentar opiniões. (D) divulgar produtos. (E) expor conceitos.

15 A respeito da leitura da tira, não é possível inferir que: a) A lixeira cheia de papéis pressupõe que o entrevistador já atendeu a vários entrevistados e que está prestes a perder a paciência. b) A postura do entrevistado não está adequada ao contexto. Isso pode ser verificado pela postura relaxada e pelo uso de roupas desalinhadas. c) Postura adequada, cuidado na vestimenta e linguagem mais formal poderiam causar melhor impressão no entrevistador acerca do entrevistado. d) Em uma entrevista de emprego, o uso de uma linguagem mais cuidada não é levado em consideração, pois o que importa realmente é o currículo do entrevistado. e) O uso da interjeição ei e a forma abreviada e coloquial do verbo está (tá) comprovam a inadequação do comportamento do entrevistado diante da situação apresentada.

16 Sobre a tirinha a seguir, responda: 01. Tirinha é um gênero textual que se utiliza do humor para nos fazer rir e refletir sobre os fatos da vida. Atira apresentada é humorística por focar: a) A rebeldia da juventude. b) A angústia e o anseio do pai em ver o filho na faculdade. c) A preocupação do garoto em passar no vestibular. d) A reação do pai ao ver a atitude do filho.

17 02. A arte e a literatura, em geral, recriam a realidade e não a representam fielmente. Assim, o exagero presente na tira é evidenciado no (a): a) Fala do pai. b)Maneira que o filho usou para se expressar. c) Desejo do filho querer um carro ou uma moto. d) Repressão do pai. 03. Para persuadir o pai a lhe dar um automóvel e ser mais legal, Benedito expressa sua meio de cartazes e objetos espalhados pela sala. O modo verbal responsável pela persuasão, convencimento, a) Indicativo b)Subjuntivo c) Imperativo d) Injuntivo.

18 Na tira de Garfield, a comicidade se dá por uma dupla possibilidade de leitura. a) Explicite as duas leituras possíveis e explique como se constrói cada uma delas.


Carregar ppt "HISTÓRIA EM QUADRINHO. Definição Uma definição bem simples é que os quadrinhos são uma sequência de quadros que expressam uma história, informação, ação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google