A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oscar Brenifier Iris de Moüy. Nina é uma menina de oito anos, muito curiosa, faz muitas perguntas e tem muitas dúvidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oscar Brenifier Iris de Moüy. Nina é uma menina de oito anos, muito curiosa, faz muitas perguntas e tem muitas dúvidas."— Transcrição da apresentação:

1 Oscar Brenifier Iris de Moüy

2 Nina é uma menina de oito anos, muito curiosa, faz muitas perguntas e tem muitas dúvidas.

3 Certo dia, Nina resolveu ler o seu livro favorito... Que tal conhecer a história que tanto encanta Nina?

4 Há mais de 25 anos, nasceu um príncipe indiano chamado Sidarta. Segundo um adivinho, o menino estava destinado a se tornar um poderoso rei ou um grande mestre espiritual.

5 Seu pai queria que o filho lhe sucedesse como rei. Então, criou, para o seu filho, um ambiente artificial, onde tudo seria só luxo e prazeres.

6 Contudo, Sidarta não podia deixar de se interrogar sobre a vida fora do palácio. E cansou-se da felicidade eterna na qual vivia.

7 Ao ver Sidarta tão entediado, o pai, preocupado, começou a programar saídas com o filho. Porém, antes cuidava de sumir com tudo que provocasse tristeza ao jovem príncipe. príncipe.

8 Apesar de todo esforço, Sidarta teve encontros impressionantes: Primeiro, com um velho. Depois, com um doente. Em seguida, com um cadáver.

9 A partir daí, Sidarta conheceu as três principais formas do sofrimento humano:

10 Porém, no decorrer de suas caminhadas, Sidarta encontrou Vivia de esmolas, com poucas roupas e sem dinheiro.

11 Sidarta compreendeu que aquele homem havia vencido sofrimentos e resolveu imitá-lo. Abandonou todas as riquezas do palácio de seu pai e saiu sozinho pelo mundo, ensinando que para resolver os sofrimentos é preciso NADA DESEJAR. NADA ESPERAR, para não sofrer.

12 Nina ficou refletindo sobre a história de Sidarta. Será que entendi bem essa história?

13 E Nina fazia várias perguntas, tentando entender a realidade... Para encontrar a felicidade temos que conhecer o sofrimento e a infelicidade?

14 Temos que saber olhar as coisas difíceis de frente?

15 Nina faz muitas perguntas. Ela não tem medo... Você sabia que existem pessoas que evitam refletir e fazer perguntas, porque têm medo das respostas?

16 Nina conclui: Quando não queremos ver as coisas de frente, somos como o príncipe no castelo. E isso não é a verdadeira felicidade.

17 Nina, então, pensou sobre a sua vida. Se eu fizesse somente o que me agrada, seria feliz?

18 Há coisas que não me agradam tanto, mas que me levam à felicidade...

19 Por exemplo, fazer dever eu não gosto muito... Mas, gosto de tirar boas notas, que alcanço fazendo os deveres...

20 Ai, quantas dúvidas... Comer chocolate, só brincar, ficar deitada o dia inteiro, não tomar banho, não arrumar o quarto???

21 E aí Nina se imagina...

22 Como é difícil encontrar o caminho para a felicidade...

23 Que tal pensarmos com a Nina e registrarmos perguntas reflexivas sobre o tema FELICIDADE??? Ou você é como aquelas pessoas que evitam fazer perguntas, porque têm medo das respostas?

24 Você concorda com Sidarta que para resolver os sofrimentos devemos nada esperar ou desejar? E com Nina, que diz que coisas desagradáveis podem levar à felicidade?


Carregar ppt "Oscar Brenifier Iris de Moüy. Nina é uma menina de oito anos, muito curiosa, faz muitas perguntas e tem muitas dúvidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google