A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO NARRATIVO X RELATO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO NARRATIVO X RELATO"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO NARRATIVO X RELATO
Apresentação ( ênfase no personagem) Complicação ou Conflito (situação – problema) Clímax (intensificação do conflito) Desfecho

2 Conflito = situação-problema = suspense
Como criar o suspense? Frases dinâmicas Imaginação Perspectiva crescente de ansiedade Palavras-chave (usar com freqüência e ênfase) Esconder ao leitor determinados detalhes (só revelá-los no desfecho)

3 COTIDIANO (SURGIMENTO DO PROBLEMA)
TENSÃO CLIMAX DESFECHO RETORNO AO COTIDIANO

4 AUTO-AVALIAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO
Aspecto formal A letra é legível? Faz margens regulares? Faz parágrafo e emprega corretamente o travessão? Aspecto gramatical Escreve as palavras corretamente? Acentua corretamente as palavras? O verbo concorda com o sujeito? Aspecto estrutural O texto transmite uma impressão do ambiente descrito? Utiliza adequadamente os adjetivos como instrumento de enriquecimento do personagem? Constrói frases claras e precisas? A história atrai a atenção do leitor?

5 VARIANTES DA NARRAÇÃO 1- PIADA 2- NOTÍCIA DE JORNAL 3- HISTÓRIA EM QUADRINHOS 4- CARTUM 5- POEMA 6- APÓLOGO 7- FÁBULA 8- MÚSICA

6 Aula de Português. A professora pergunta para Zequinha:
_ “ A mulher comprou”. Que tempo é esse? _ Passado, professora. _ Está certo. Agora, mais uma pergunta para você tirar uma nota 10. Se eu digo: “ Seu pai tem dinheiro”, que tempo é esse? _ A primeira semana do mês. O capoeira _ Qué apanhá, sordado? _ O quê ? _ Qué apanhá? Pernas e cabeças na calçada ( Oswald de Andrade)

7 Após a leitura dos fatos relatados abaixo, produza um texto narrativo, enfocando o tema apresentado. A estrutura da narrativa deve conter os seguintes elementos: narrador, personagem(ns), tempo, espaço e conflito(s). Atente para a questão da criatividade, não usando as ilustrações apresentadas. “Amarelou” “Amarelou”: termo recente usado pela mídia para expressar estado de repentina impotência diante de uma circunstância de desafio. Algumas situações características de “amarelar”: 1950 – O Brasil inaugura o Maracanã, sediando a Copa do Mundo. O Uruguai faz um gol. Silêncio mortal nas arquibancadas. O Brasil “amarela” e perde o jogo.

8 1998 – Último jogo da Copa do Mundo no Stade de France
1998 – Último jogo da Copa do Mundo no Stade de France. O Brasil, grande favorito, “amarela”, após a França fazer um gol. Perde a partida e a taça do pentacampeonato. Dias das mães – No palco, a menina começa a recitar a poesia: - Querida mamãe... Querida mamãe... “Amarela”, chora e sai correndo. - Ohhh..., sussurra a platéia, batendo palmas. Festa de Aniversário – Rui fala a Luana, decidido a pedi-la em namoro: - Luana, eu...Luana, eu... Tudo bem? “Amarelou”. Não foi desta vez! Por enquanto, só amizade.


Carregar ppt "TEXTO NARRATIVO X RELATO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google