A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA LÚCIA BRASIL. Em um texto, apresentam-se ideias. Para que essas ideias sejam compreendidas, o texto deve possuir algumas qualidades, como correção,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA LÚCIA BRASIL. Em um texto, apresentam-se ideias. Para que essas ideias sejam compreendidas, o texto deve possuir algumas qualidades, como correção,"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA LÚCIA BRASIL

2 Em um texto, apresentam-se ideias. Para que essas ideias sejam compreendidas, o texto deve possuir algumas qualidades, como correção, clareza, concisão e elegância.

3 Correção Uma boa redação deve utilizar uma linguagem que esteja de acordo com as normas gramaticais vigentes. Para efeito de exames, o texto deverá sujeitar-se a essas normas, pois os desvios da linguagem padrão serão considerados erros e implicarão diminuição da nota. Por isso, ao escrever, deve-se procurar utilizar uma linguagem gramaticalmente correta, isto é, de acordo com as regras estabelecidas pela gramática normativa.

4 Alguns desvios da norma culta que comumente aparecem nos textos: Grafia - se surgir dúvida sobre como escrever uma palavra, deve-se substituí-la por outra cuja grafia seja conhecida. A língua portuguesa é muito rica em sinônimos. Não se deve esquecer também de verificar a acentuação das palavras. Uma revisão das regras de acentuação pode ajudar a evitar erros desse tipo. Flexão das palavras - deve-se tomar cuidado com a formação do plural de algumas palavras, sobretudo as compostas (primeiro-ministro, abaixo-assinado, luso- brasileiro etc.).

5 Concordância - verbo e sujeito deverão concordar, e os nomes devem concordar entre si. Quando o sujeito vem depois do verbo ou distante dele, são comuns erros de concordância verbal. Assim, deve-se optar por períodos curtos, em ordem direta. Regência - deve-se estar atento à regência de verbos e nomes, sobretudo em relação àqueles que exigem a preposição a, a fim de que não se erre o emprego do acento que indica a crase. Colocação dos pronomes - deve-se observar a colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, lhe, o, a, os, as). Na linguagem formal, não é costume iniciar frases com esses pronomes.

6 Clareza Ser claro significa ser inteligível, ser facilmente compreendido. Escrever bem não significa escrever difícil. Há uma crença de que pessoas que escrevem com estilo rebuscado e com palavras difíceis de serem compreendidas escrevem bem. Nada mais falso. Ao redigir, deve-se procurar expor as ideias de modo que sejam facilmente compreendidas pelo leitor. Para tanto, é melhor evitar períodos longos e vocabulário rebuscado.

7 Concisão Em um texto, ao exprimir uma ideia, podem-se usar mais palavras do que o necessário. Se isso ocorrer, o texto será prolixo. Se, ao contrário, forem utilizadas menos palavras do que o necessário, o texto será obscuro, isto é, pouco claro. Caso utilize-se o número estritamente necessário de palavras para exprimir uma ideia, o texto será conciso.

8 A prolixidade e a obscuridade são defeitos de redação; a concisão é uma qualidade. Portanto, ao elaborar uma redação, deve-se expor a ideia com precisão, evitando dar voltas em torno do assunto ou utilizar palavras desnecessárias. É comum empregar, em redações, algumas expressões que servem só para prolongar o discurso, Essas expressões devem ser evitadas em favor da concisão.

9 Elegância Elegância é harmonia, simplicidade, exposição bem ordenada. Escreve-se para alguém; por isso, deve- se produzir um texto que seja agradável ao leitor. A elegância tem de começar pela apresentação do texto, com letra legível, sem borrões e rasuras. O fundamental é que o estilo seja elegante, e para isso devem-se observar as qualidades já apontadas: clareza, correção e concisão.


Carregar ppt "PROFESSORA LÚCIA BRASIL. Em um texto, apresentam-se ideias. Para que essas ideias sejam compreendidas, o texto deve possuir algumas qualidades, como correção,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google