A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO. 1 - TÍTULO DO TEXTO - É o nome que se dá ao texto (não é o tema); - Deve ser centralizado; - Deve ser criativo e curto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO. 1 - TÍTULO DO TEXTO - É o nome que se dá ao texto (não é o tema); - Deve ser centralizado; - Deve ser criativo e curto."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

2 1 - TÍTULO DO TEXTO - É o nome que se dá ao texto (não é o tema); - Deve ser centralizado; - Deve ser criativo e curto (revelar alguma coisa do texto); - Não é preciso sublinhar ou grifar; - Não colocar o título entre aspas (a não ser citações ou provérbios). - Não colocar ponto final.

3 GRAFAR O TÍTULO HÁ DUAS MANEIRAS DE SE ESCREVER O TÍTULO: 1 – Todas as palavras escritas iniciando em letra maiúscula (exceção para artigos, preposições, conjunções e pronomes): A Crise que Engoliu o Mundo

4 2 – Escrever só a primeira palavra iniciando com letra maiúscula (exceção para os nomes próprios): A crise que engoliu o mundo

5 2 – DISPOSIÇÃO DO TEXTO - É o desenho do texto na página; - Uso adequado das margens (direita e esquerda); - Uso correto das pautas em toda sua extensão (linhas); - Divisão do texto em parágrafos.

6 O DESENHO DO TEXTO

7 Desenho do texto (continuação) Centralizar o título (quando não há espaço específico na folha) e pular uma linha para o início do corpo do texto). Dar distanciamento regular para início de parágrafos. Usar a linha toda até o final, fazer divisão silábica das palavras; não deixar espaços vazios. Iniciar a escrita desde o início da linha, quando não for novo parágrafo.

8 3 – ESTÉTICA DO TEXTO - Legibilidade (grafia legível); - Clareza, Objetividade e Limpeza (evitar rasuras e borrões); - Em caso de erro, apenas colocar um traço sobre a palavra errada: pesquiza

9 4 - ORTOGRAFIA EM ACORDO COM A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA: Deve-se atentar para as principais regras de ortografia; A leitura melhora a ortografia (abundância de vocabulário); Atenção ao que se escreve (revisão).

10 5 - CONCORDÂNCIA VERBAL: concordar o verbo com seu sujeito (levando em conta a pessoa, o tempo e o modo verbais). O GRUPO AGIU SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO Sujeito sing. Verbo sing.

11 NOMINAL: concordância de todas as palavras (variáveis) referentes ao substantivo(adjetivos, artigos, pronomes e numerais): A Educação atual vive uma séria mudança Art. Sing. Fem. Subst. Sing. Fem. Adjet. Sing.

12 6 - PARAGRAFAÇÃO Divisão do texto em parágrafos: - Um bom texto dissertativo deve ter pelo menos cinco (05) parágrafos; - Não se deve colocar muitas ideias num mesmo parágrafo; - Evitar fragmentar uma mesma ideia em diferentes parágrafos.

13 A modernidade trouxe o conforto, mas não garantiu a felicidade. Falta o relacionamento, uma vez que a alta tecnologia tornou as pessoas mais reclusas. Com o advento da informatização, muitos olhares foram lançados sobre o como as pessoas passaram a interagir. A discussão passou a centrar-se no questionamento sobre a profundidade dos relacionamentos.

14 7 - ACENTUAÇÃO ACENTUAR AS PALAVRAS DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO: Deve-se atentar para as principais regras de acentuação; Atenção ao que se escreve (revisão).

15 8 - COESÃO E COERÊNCIA COESÃO: o bom uso dos cognitivos (conjunções, preposições, pronomes) torna o texto coeso (bem articulado) o que facilita o sentido do mesmo (coerência): As pessoas agasalharam-se e o frio foi maior que o esperado. Conjunção aditiva As pessoas agasalharam-se, mas o frio foi maior que o esperado. Conjunção adversativa

16 COERÊNCIA: quando há a boa articulação entre as frases e os termos de um texto, sua coerência fica explícita, ou seja, faz sentido. Era noite fria e havia um calor humano no recinto, mas era pequeno, e era talvez o motivo de tal sensação. Era noite fria, porém havia um calor humano no recinto, que era pequeno; talvez este fosse o motivo de tal sensação.

17 9 - PONTUAÇÃO A PONTUAÇÃO E A NORMA PADRÃO DA LINGUA PORTUGUESA: A pontuação interfere no sentido do texto; A boa pontuação facilita a leitura e o entendimento: Enquanto o padre pasta, o burro descansa. Enquanto o padre pasta o burro, descansa.

18 10 – VÍCIOS DE ORALIDADE A informalidade da fala (coloquial): nóis vai (pronúncia descuidada); né, tipo, daí, etc (expressões); pra mim fazer (confusão de pronomes); aí galera, falô mano, as mina, etc. (emprego de gírias); naum, vc. (internetês)

19 ITENS QUE ANULAM UMA REDAÇÃO 11 – REDAÇÃO COM MENOS DE 07 LINHAS (OU EM BRANCO); 12 – REDAÇÃO QUE NÃO ATENDE À MODALIDADE PROPOSTA (DISSERTAÇÃO, NARRAÇÃO, CARTA, ETC); 13 – REDAÇÃO COM IMPROPÉRIOS E EM DESACORDO COM OS DIREITOS HUMANOS E À DIVERSIDADE CULTURAL.


Carregar ppt "REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO. 1 - TÍTULO DO TEXTO - É o nome que se dá ao texto (não é o tema); - Deve ser centralizado; - Deve ser criativo e curto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google