A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTA ARGUMENTATIVA. A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTA ARGUMENTATIVA. A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo:"— Transcrição da apresentação:

1 CARTA ARGUMENTATIVA

2 A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo: pronome pessoal de tratamento de acordo com a função social do destinatário. Vocativo: pronome pessoal de tratamento de acordo com a função social do destinatário. Primeiro parágrafo: Deixar clara a intenção para o destinatário. Primeiro parágrafo: Deixar clara a intenção para o destinatário. Segundo, terceiro e quarto parágrafos: Corpo da carta – corresponde à argumentação sobre o tema em questão. Segundo, terceiro e quarto parágrafos: Corpo da carta – corresponde à argumentação sobre o tema em questão. Quinto parágrafo: reafirmação da intenção e despedida. Quinto parágrafo: reafirmação da intenção e despedida. Assinatura: pseudônimo – iniciais: não se pode identificar na prova de redação no vestibular. Assinatura: pseudônimo – iniciais: não se pode identificar na prova de redação no vestibular.

3 TÓPICO FRASAL Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. Ele determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos. Tópico frasal é a idéia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. Ele determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.

4 PARÁGRAFO DISSERTATIVO Aqui vai a dica de como começar um parágrafo dissertativo. 1. Nunca inicie sua dissertação com "eu acho ".Comece sempre com letra maiúscula um argumento claro e objetivo. 2. Observe a pontuação para que seu texto se torne coeso. 3. Feche o parágrafo explicando sempre o tema abordado.

5 O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as idéias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.

6 EXEMPLO: Diante do século XXI começamos a observar os avanços e metamorfose exagerada pela qual estamos passando. Com isso procuramos cada vez mais ampliar os nossos conhecimentos e tentar acompanhar esse processo de globalização. A globalização faz a gente compreender que não há mais "limites" entre os países e suas culturas, e um dos grandes exemplos disso é necessidade de uma segunda língua, o Inglês.Este vem se expandindo e sendo cada vez mais exigido no nosso cotidiano. Então mãos à obra! Vamos aprender Inglês!!!!!!!!!

7 PROCURE EVITAR: a repetição desnecessária de palavras; a repetição desnecessária de palavras; não comece períodos ou parágrafos com a mesma palavra; não comece períodos ou parágrafos com a mesma palavra; gírias não incorporadas à linguagem geral ou termos rebuscados; gírias não incorporadas à linguagem geral ou termos rebuscados; o excesso de advérbios terminados em -mente; o excesso de advérbios terminados em -mente; o clichê - fórmulas e expressões generalizadas; o clichê - fórmulas e expressões generalizadas; o excesso ou emprego errado da palavra quê. o excesso ou emprego errado da palavra quê.


Carregar ppt "CARTA ARGUMENTATIVA. A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google