A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO. Partes de uma carta argumentativa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO. Partes de uma carta argumentativa:"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO

2 Partes de uma carta argumentativa:

3 [1] Na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data na qual se escreve. [2] Pulando-se uma linha após a data, vem o vocativo, expressão com que se saúda a pessoa a quem a carta é dirigida. Fica do lado esquerdo, também na margem do parágrafo. Pode ser marcado por vírgula ou não ter nenhum sinal de pontuação. O tratamento empregado no vocativo deve ser mantido em todo o texto. O vocativo pode, conforme o caso, ocupar duas linhas. [3] Pulada uma linha depois do vocativo, vem a introdução da carta. De maneira rápida, apresenta-se a finalidade dela. Como se trata, em geral, de concordar ou não com uma tese exposta ou atitude tomada pelo interlocutor, convém dizer como se teve conhecimento dessa opinião ou atitude. Risque do seu caderninho o famoso venho por meio desta.... [4] Os dois ou três parágrafos que seguem a introdução constituem o desenvolvimento, em que se analisa a questão discutida e apresentam-se os argumentos. [5] A conclusão traz uma retomada do que foi argumentado e, normalmente, faz-se alguma proposta. [6] Terminada a carta, é de praxe produzir, na linha de baixo (margem do parágrafo), uma expressão que precede a assinatura do autor. A mais comum é Atenciosamente, mas, dependendo da sua criatividade e das suas intenções para com o interlocutor, será possível gerar várias outras expressões, como De um amigo, De um cidadão que votou no senhor, De alguém que deseja ser atendido, etc. [7] No vestibular, não se pode assinar o próprio nome. Algumas bancam mandam que se use um pseudônimo, outras pedem que o aluno escreva a inicial do nome e dos sobrenomes ou, ainda, apenas a inicial do prenome.

4 É como uma microrredação tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Definir a frase-núcleo ou tópico frasal oração ou conjunto de orações, que apresenta um quadro geral daquilo que será desenvolvido. O conteúdo de cada parágrafo argumentativo deve ser o desdobramento da frase-núcleo nele presente. Importa salientar que a transição de um período para outro não pode ser abrupta; ideal é empregar nexos oracionais, também conhecidos como articuladores ou conectores.

5 EXEMPLO: Hoje em dia os grandes centros urbanos do Brasil são palcos de ações marginais: sequestros, roubos de carro, assaltos a mão armada, balas perdidas, etc. Ao sair de casa, ninguém sabe se volta. Tudo pode acontecer. Por isso, cada pessoa se vê obrigada a viver em alerta, pronta para se defender e também para atacar, se for preciso.

6 1 – Escreva uma frase curta (1 ou 2 linhas) e clara, dando sua opinião sobre o assunto. Ela será a introdução de seu parágrafo. 2 – Escreva frases, seguidas de ponto-final, para confirmar a ideia da introdução. Elas serão os argumentos de seu texto. Essas frases deverão ser claras, objetivas e com pensamentos completos. 3 – Releia a frase-opinião escrita no nº 1 e os argumentos escritos no n° 2. Em seguida, escreva sua conclusão. Essa parte do texto tem caráter de resumir tudo o que foi dito anteriormente (n° 1 e 2). Mas o fundamental é que apareça opinião (ou opiniões) sobre tudo o que foi escrito. Cuidado: não se trata de uma mera repetição, é o momento de lançar uma nova perspectiva à discussão. Não escreva mais do que 3 linhas. Um esquema possível: palavra ou expressão conclusiva + opinião final. 4 – Reúna o que foi escrito nas etapas 1 (introdução), 2 (argumentos) e 3 (conclusão). Faça as adaptações necessárias. 5 – À CANETA, passe a limpo o parágrafo que ficou pronto na etapa 4.

7 Organização da argumentação; Há; Atenção aos conectivos: Sou uma jovem estudante participava de debates...; Colocação da pontuação: Na região em que vivo, a quantidade de terras indígenas...; Cuidado com a repetição de palavras; ATENÇÃO AO TEMA PROPOSTO!!!!!! – desapropriação / demarcação uma maior demarcação; Usar os conectivos corretamente; Utilizar palavras bonitas não garante um bom texto.


Carregar ppt "TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO. Partes de uma carta argumentativa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google