A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos. Se é assim que você fica quando tem que escrever... acalme-se!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos. Se é assim que você fica quando tem que escrever... acalme-se!"— Transcrição da apresentação:

1 VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos

2 Se é assim que você fica quando tem que escrever... acalme-se!

3 A prova de redação no vestibular – dissertação - é uma forma de avaliar a capacidade do candidato de reflexão, de crítica, de argumentação sustentável e do domínio da norma culta da língua sobre determinado tema.

4 DISSERTAR É... Expor um tema delimitado por meio de uma TESE, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; Defender princípios, tomando decisões; Analisar objetivamente um tema por meio da sequência lógica de ARGUMENTOS; Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, causas e consequências e justificativas. Ser capaz de CONVENCER o leitor sobre a tese defendida.

5 É preferível que a linguagem seja denotativa, O discurso deve ser impessoal, O texto deve ser: claro, simples e objetivo

6 EXPECTATIVA DAS BANCAS Capacidade de ler, compreender e SEGUIR À RISCA a proposta, DELIMITAR Capacidade de ler, compreender, DELIMITAR E DESENVOLVER O TEMA, Capacidade de usar a norma culta da língua, Ser crítico sem ser agressivo ou desrespeitar os direitos humanos.

7 Nesta aula, estudaremos uma das maneiras mais fáceis de se elaborar uma dissertação. Tente produzir seus futuros texto da maneira como veremos aqui.

8 Estrutura Ortodoxa da dissertação Classicamente, uma dissertação é dividida em três partes: Introdução: informar a tese e seduzir para a leitura integral do texto. Desenvolvimento: provar a tese Conclusão: Comprovar a tese

9 INTRODUÇÃO Para uma redação de 30 linhas: Em geral, é composta por um parágrafo de 4 a 6 linhas. É imprescindível que, na introdução, apareça a definição do ponto de vista (TESE), ou seja, o ângulo a partir do qual o autor observa, sente e analisa um determinado problema.

10 A TV e a realidade A criança e a TV A TV e o livro A violência na TV A influência da TV nos hábitos da população A história da TV A TV e o Mercado As novelas e a TV TELEVISÃO Escolha do ponto de vista – um exemplo:

11 DESENVOLVIMENTO (argumentação) O aluno deve destinar de 14 a 20 linhas para o desenvolvimento, divididas em dois ou três parágrafos. Apresentam-se os argumentos ordenadamente, analisando as ideias e exemplificando de maneira lógica e objetiva a fim de se provar a tese defendida. É o debate da tese.

12 CONCLUSÃO O aluno deve destinar de 4 a 6 linhas para conclusão. É a comprovação da tese levantada na introdução e discutida no desenvolvimento; É a posição tomada em face do problema: a solução ou a projeção futura de consequências que advirão caso não sejam tomadas as medidas necessárias.

13 Ponto de chegada da discussão É o parágrafo final em que se podem levantar perspectiva sobre o assunto discutido com: possíveis soluções, síntese da argumentação, ironia sobre a discussão Novo questionamento a partir das discussões efetuadas.

14 PASSOS Leia a proposta, Leia o tema e delimite-o, Faça um campo semântico-tempestade cerebral, Transforme o tema em pergunta Responda objetivamente Transforme a resposta em um tópico frasal = tema delimitado +tese Levante ideias para o argumento (use: coletânea, seus conhecimentos e a prova) Elabore rascunho Pausa Revisão geral Passe a limpo Tirar 10!

15 Rascunho sempre! I niciando um rascunho, faça um campo semântico e ou tempestade cerebral. E o que e tempestade mental ou campo semântico? É, a partir de uma proposta, uma ideia sugerida, um tema, anotarmos todas as ideias que nos vierem à cabeça sobre o tema, sem nenhuma preocupação com a ordem ou critérios

16 Tema: A máquina e o Homem Exemplo: TEMPESTADE MENTAL Facilidade e rapidez no trabalho; Substituição do Homem; Desemprego; Mais tempo de lazer; Dependência do Homem; Medo do futuro; Acúmulo de informações; Ajuda e prejuízo para o homem; Ganância.

17

18 Outro exemplo de rascunho Tema A importância da leitura

19

20 BOM TRABALHO!


Carregar ppt "VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos. Se é assim que você fica quando tem que escrever... acalme-se!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google