A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos"— Transcrição da apresentação:

1 VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos

2 Se é assim que você fica quando tem que escrever... acalme-se!

3 A prova de redação no vestibular – dissertação - é uma forma de avaliar a capacidade do candidato de reflexão, de crítica, de argumentação sustentável e do domínio da norma culta da língua sobre determinado tema.

4 DISSERTAR É... Expor um tema delimitado por meio de uma TESE, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; Defender princípios, tomando decisões; Analisar objetivamente um tema por meio da sequência lógica de ARGUMENTOS; Apresentar opiniões positivas e negativas, provando suas opiniões, citando fatos, causas e consequências e justificativas. Ser capaz de CONVENCER o leitor sobre a tese defendida.

5 É preferível que a linguagem seja denotativa,
O discurso deve ser impessoal, O texto deve ser: claro, simples e objetivo

6 EXPECTATIVA DAS BANCAS
Capacidade de ler, compreender e SEGUIR À RISCA a proposta , Capacidade de ler , compreender , DELIMITAR E DESENVOLVER O TEMA, Capacidade de usar a norma culta da língua, Ser crítico sem ser agressivo ou desrespeitar os direitos humanos.

7 Tente produzir seus futuros texto da maneira como veremos aqui.
Nesta aula, estudaremos uma das maneiras mais fáceis de se elaborar uma dissertação. Tente produzir seus futuros texto da maneira como veremos aqui.

8 Estrutura Ortodoxa da dissertação
Classicamente, uma dissertação é dividida em três partes: Introdução: informar a tese e seduzir para a leitura integral do texto. Desenvolvimento: provar a tese Conclusão: Comprovar a tese

9 INTRODUÇÃO Para uma redação de 30 linhas:
Em geral, é composta por um parágrafo de 4 a 6 linhas. É imprescindível que, na introdução, apareça a definição do ponto de vista (TESE), ou seja, o ângulo a partir do qual o autor observa, sente e analisa um determinado problema.

10 TELEVISÃO Escolha do ponto de vista – um exemplo: A TV e a realidade
A TV e o Mercado A criança e a TV As novelas e a TV TELEVISÃO A TV e o livro A história da TV A violência na TV A influência da TV nos hábitos da população

11 DESENVOLVIMENTO (argumentação)
O aluno deve destinar de 14 a 20 linhas para o desenvolvimento, divididas em dois ou três parágrafos. Apresentam-se os argumentos ordenadamente, analisando as ideias e exemplificando de maneira lógica e objetiva a fim de se provar a tese defendida. É o debate da tese.

12 CONCLUSÃO O aluno deve destinar de 4 a 6 linhas para conclusão.
É a comprovação da tese levantada na introdução e discutida no desenvolvimento; É a posição tomada em face do problema: a solução ou a projeção futura de consequências que advirão caso não sejam tomadas as medidas necessárias.

13 Ponto de chegada da discussão
É o parágrafo final em que se podem levantar perspectiva sobre o assunto discutido com: possíveis soluções, síntese da argumentação, ironia sobre a discussão Novo questionamento a partir das discussões efetuadas.

14 PASSOS Leia a proposta, Leia o tema e delimite-o,
Faça um campo semântico-tempestade cerebral, Transforme o tema em pergunta Responda objetivamente Transforme a resposta em um tópico frasal = tema delimitado +tese Levante ideias para o argumento (use: coletânea, seus conhecimentos e a prova) Elabore rascunho Pausa Revisão geral Passe a limpo Tirar 10!

15 Rascunho sempre! Iniciando um rascunho, faça um campo semântico e ou tempestade cerebral. E o que e tempestade mental ou campo semântico? É, a partir de uma proposta, uma ideia sugerida, um tema, anotarmos todas as ideias que nos vierem à cabeça sobre o tema, sem nenhuma preocupação com a ordem ou critérios

16 Tema: A máquina e o Homem Exemplo:
TEMPESTADE MENTAL Facilidade e rapidez no trabalho; Substituição do Homem; Desemprego; Mais tempo de lazer; Dependência do Homem; Medo do futuro; Acúmulo de informações; Ajuda e prejuízo para o homem; Ganância.

17

18 Outro exemplo de rascunho Tema A importância da leitura

19

20 BOM TRABALHO!


Carregar ppt "VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google