A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A palavra textum significa entrelaçamento, tecido, tessitura em LATIM. Algo a dizer a alguém. Não nasce do nada. Estabelece relação onde está inserido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A palavra textum significa entrelaçamento, tecido, tessitura em LATIM. Algo a dizer a alguém. Não nasce do nada. Estabelece relação onde está inserido."— Transcrição da apresentação:

1

2 A palavra textum significa entrelaçamento, tecido, tessitura em LATIM. Algo a dizer a alguém. Não nasce do nada. Estabelece relação onde está inserido.

3 TEXTUM Palavras que se articulam em frases, que por sua vez, se articulam em parágrafos... Tecido o texto. NÃO É UM DOM NÃO É SOMENTE UMA TÉCNICA É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE UMA QUESTÃO DE DESEJO

4 ESCREVER é... desejo dos outros se reproduzirem em nós Desejo de nos reproduzirmos, nos multiplicarmos Desejo de nos imortalizarmos através de nossas palavras Desejo de expressar todo o conhecimento adquirido através de leituras, pessoas, família e vivência em sociedade

5 Escrevemos para testemunhar as nossas faltas, quer procurando supri-las, quer buscando caminhos para aliviar a dor. Escrevemos para dizer o que não sabemos, o que não amamos, o que não somos... Mas queremos. A palavra é a consciência da ausência. A consciência do não-saber que aproxima o homem da realidade.

6 Teoria e prática se misturam formando um todo pertinente e coerente. O ato de escrever supre as nossas faltas, preenchendo um vazio existencial. O que é preencher um vazio existencial? Quem sou eu? De onde eu vim? Para onde eu vou? Afinal de contas, o que eu estou fazendo aqui?

7 Ler é introspectivo. Escrever é ativo. Logo, a relação entre escrever e ler parece ser direta, mas não é. O hábito da leitura não é uma condição sine qua non para que o sujeito possa se expressar.

8 A maioria da população é analfabeta ou semi- analfabeta. Não há bons livros e bons livros são perigosos. Não há dinheiro para comprar bons livros porque não há dinheiro para comprar pão. Falta de dinheiro e falta de interesse pelo mundo e pelos livros são sintomas de um grande desrespeito humano institucionalizado. A instituição do desrespeito escolhe por nós e nós nem mesmo percebemos...

9 Então... Ler não é condição para escrever. Ler é munição para sobreviver. Sobreviver é escrever também. Ler é vontade de entender o mundo. Escrever é a vontade de transformar o mundo. Não é possível idealizar o mundo sem saber o que existe nele.

10 Ler e escrever são esforços na direção do espelho – esforços diferentes. O ato de escrever é o legítimo ato de auto- afirmação. Quem não se afirma é o oprimido, é o submisso, o que se encontra no chão, caído, à espera de ordens.

11 Redação é comprometimento Quem escolhe se compromete. Quem escolhe se define. Muitas pessoas preferem não se comprometer e não se definir. Se não se comprometem e não se definem não podem saber escrever. Porque escrever com clareza implica automático compromisso com as palavras transmitidas, pois os outros vão entendê-las.

12 Assim como aprendemos a falar por imitação, aprendemos a escrever por imitação também. Quando escrevemos dizemos ao mundo o que sabemos. Escrever é mais comprometedor do que falar. Redigir é tocar o conhecimento do mundo. Escrevemos para repassar ao mundo o mundo compreendido. Viu só como escrever é maravilhoso!!!!

13 Que tipo de texto cai no vestibular? Dissertação Narração Sempre apoiados na interpretação de notícias, charges, poemas, fragmentos literários etc. Contextualização. Atual Real Intertextual.

14 O que é dissertação? Seqüência de opiniões ou argumentos. Exposição de idéias gerais,seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem. Possibilidade de refletir. Possibilidade de discutir. Possibilidade de analisar os problemas humanos.

15 Debater. Questionar um tema. Discutir um assunto. Tecer opiniões e argumentos que fundamentem e demonstrem nossa posição. Sempre em terceira pessoa ou primeira pessoal do plural. Exercício do senso crítico. Busca a objetividade e a coerência. Convence o leitor. Argumentar é demonstrar com convicção (certeza e verdade) uma afirmação sobre determinado assunto.

16

17


Carregar ppt "A palavra textum significa entrelaçamento, tecido, tessitura em LATIM. Algo a dizer a alguém. Não nasce do nada. Estabelece relação onde está inserido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google