A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa

2 TEXTO DISSERTATIVO -Ler o tema; -Fazer a pergunta: POR QUÊ?
-Iniciar a reflexão sobre o tema e procurar recordar-se do que já leu ou ouviu a respeito do tema; -Obter duas ou três respostas; (argumentos) para a questão formulada; -Relacionar os argumentos apresentados; -Reafirmar o tema proposto; -Fazer uma observação ou comentário; -Apresentar uma proposta e finalizar.

3 TEXTO DISSERTATIVO Título Referência vaga a um assunto;
Expressão mais curta que o tema; Na maioria das vezes não contém verbo. Tema Afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posição; Oração que apresenta começo, meio e final; Deve apresentar pelo menos um verbo.

4 Título: O jovem e a política
Tema: Nota-se ultimamente um enorme interesse dos jovens em participar da vida política do país.

5 Título: As contradições na era da comunicação
Tema: O homem contemporâneo está cada vez mais só na era da comunicação.

6 O homem do século XXI ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
Argumento 1 Existem populações imersas em completa miséria. Argumento 2 A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. Argumento 3 O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

7 Partes da DISSERTAÇÃO Introdução
Informar o assunto de que a dissertação vai tratar. Copiar o tema e mencionar os 3 argumentos.

8 Partes da DISSERTAÇÃO Desenvolvimento
Explicar cada um dos argumentos expostos. Escrever tudo o que sabe sobre o fato de existirem populações miseráveis, por que e como a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e por que o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e quais as causas e consequências para o planeta.

9 Partes da DISSERTAÇÃO Utilizar argumentos baseados em:
Raciocínio lógico; Evidências; Senso comum; Citação de autoridade no assunto;

10 Partes da DISSERTAÇÃO Conclusão
Iniciar com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores, reafirmar o tema proposto no início da redação, apresentar um resumo, uma observação ou uma possível proposta para o tema abordado.

11 TEXTO DISSERTATIVO Temas polêmicos (tema que costuma dividir as opiniões de tal modo que dificilmente conseguimos chegar a um posicionamento capaz de satisfazer a grande maioria das pessoas): 1- Cogita-se, com muita frequência, da implantação da pena de morte no Brasil. 2- Muito se tem discutido recentemente acerca da legalização do aborto. 3- O controle da natalidade é de fundamental importância nos países em desenvolvimento.

12 4- Muito se debate a modernização da agricultura pelo aumento dos processos de mecanização.
5- Há opiniões divergentes quando as autoridades discutem a eliminação das favelas existentes em vários pontos das grandes metrópoles. 6- Muitos acreditam que a televisão deixa de desempenhar um papel educativo na difusão da arte e da cultura nacionais. 7- O alto índice da criminalidade, em nossos dias, deve-se basicamente às péssimas condições de vida da maioria dos brasileiros.

13 TEXTO DISSERTATIVO Dicas
Jamais use gírias em sua dissertação Não utilize provérbios ou ditos populares Nunca se inclua em sua dissertação Não utilize sua dissertação para propagar doutrinas religiosas Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas Não utilize exemplos contando fatos ocorridos com terceiros que não sejam de domínio público

14 TEXTO DISSERTATIVO Evite as abreviações
Nunca repita várias vezes a mesma palavra Tente não analisar os assuntos propostos sob apenas um dos ângulos da questão Não fuja ao tema proposto Respeite o mínimo e o máximo de linhas


Carregar ppt "TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google