A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de redação Aula 1. Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de redação Aula 1. Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de redação Aula 1

2 Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois momentos: no primeiro, trabalharemos com estrutura do gênero, coesão, coerência, argumentação (tipos de argumentos), leitura de propostas, depreensão de tema, reescrita de textos, organização de tempo, planejamento do texto; no segundo, discutiremos um tema e/ou proposta que ficará como exercício de produção para casa.

3 Esquema argumentativo Assunto: Evolução do homem Tema: O homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca? Tese: Pode ser a resposta: Não, o homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca. Sim, o homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca.

4 Defesa da tese Suponhamos que a tese escolhida seja: O homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cercam. Indague: Por quê? Porque Existem populações imersas em completa miséria. A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

5 Opção de estrutura 1º parágrafo Contextualização + tese Introdução 2º parágrafo 3º parágrafo 4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1 Desenvolvimento do argumento 2 Desenvolvimento do argumento 3 ( se houver) Desenvolvimento 5º parágrafo Reafirmação da tese+ proposta de intervenção ( a partir da tese) Conclusão

6 Opção de estrutura 1º parágrafo Contextualização+ tese + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 Introdução 2º parágrafo 3º parágrafo 4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1 Desenvolvimento do argumento 2 Desenvolvimento do argumento 3 Desenvolvimento 5º parágrafo Reafirmação da tese + observação final ( frase de efeito, trecho de obra, dentre outros) ou proposta de intervenção Conclusão

7 Exemplo de introdução Guerras, terrorismo, fome,violência, preconceito: no terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que o cercam(tese). Isso acontece porque existem populações imersas em completa miséria (argumento 1), a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais (argumento 2) e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico(argumento 3). Observe que os argumentos são citados somente.

8 Primeiro parágrafo de desenvolvimento Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis, elas são mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos, pois encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África e da Ásia, observa-se a falta da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.

9 Segundo parágrafo de desenvolvimento Além disso, nas últimas décadas, assiste-se, com preocupação, ao aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Hoje, testemunham-se conflitos,como o que ocorre na Síria entre rebeldes e forças leais ao presidente Bashar Al-Assad, e atentados terroristas, como os de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

10 Terceiro parágrafo de desenvolvimento Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico provocado pela ambição desmedida de alguns. A geração de energia a carvão e a agricultura sem os devidos cuidados já contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe se tornando insalubre e traga até prejuízo financeiro, que hoje, de acordo com a ONU, gira em torno de US$ 7,3 trilhões por ano.

11 Conclusão Por tudo isso, reitera-se que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para que se possa suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

12 Adaptado de : GRANATIC, Branca. Técnicas Básicas de Redação. São Paulo: Scipione, 1995.


Carregar ppt "Curso de redação Aula 1. Curso de redação Duração de 100 minutos, sempre às quintas-feiras das 15h30 às 17h10; no primeiro no segundo Divisão em dois."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google