A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil

2 Teorias demográficas Inúmeras teorias surgiram para tentar explicar o crescimento populacional.Dentre elas, destacam-se a Teoria de Malthusiana, a Teoria Neomalthusiana e a Teoria reformista ou marxista.

3 A Teoria Populacional Malthusiana
Foi desenvolvida por Thomas Malthus, economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais. Malthus observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamento do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial, fizeram com que a taxa de mortalidade declinasse, ampliando assim o crescimento natural. Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de idéias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta. Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome.

4 Teorias neomalthusiana
Em 1945, após o fim da Segunda Guerra, em São Francisco, nos Estados Unidos; foi registrada uma conferência  de paz que deu origem a ONU _ Organização das Nações Unidas.  Foram discutidos meios de se evitar a eclosão de um novo conflito militar em escala mundial.  Os países participantes concordaram que a paz depende da harmonia entre os povos, e que esta só pode ser conseguida através da diminuição das desigualdades econômicas existentes em nosso planeta.

5 Crescimento Demográfico e Meio Ambiente.
Essa relação trás preocupação de se conseguir um desenvolvimento sustentável, isto é, equilibrando crescimento econômico com o meio ambiente. O ecomalthusianismo fala bem sobre essa relação, a teoria prioriza a relação pelo enfoque dos recursos naturais, ou seja, se a população mundial continuar com seu crescimento atual, os recursos naturais não suportarão e se esgotarão, acabando com a vida neste planeta, também prioriza a teoria de que, um dos grandes problemas da pobreza no mundo é essa mesma alta taxa de crescimento mundial, ao contrário dos reformistas (marxistas) que afirmam que a causa da superpopulação é o modo de produção capitalista, assim, defendem a necessidade de reformas sócio-econômicas que permitam a melhoria do padrão de vida da população mais pobre.

6 O crescimento da População brasileira
Conforme o Censo de 2000 realizado pelo IBGE a população residente no Brasil era de habitantes. A estimativa do mesmo órgão, em fevereiro de 2005 contabilizava 183 milhões de habitantes. Veja uma tabela feita de 1872 a 2000.

7 Taxa de Natalidade e de Mortalidade Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos verificar que a taxa de natalidade tem diminuído nas últimas décadas. Isto ocorre, em função de alguns fatores. A adoção de métodos anticoncepcionais mais eficientes tem reduzido o número de gravidez. A entrada da mulher no mercado de trabalho, também contribuiu para a diminuição no número de filhos por casal. Enquanto nas décadas de uma mulher, em média, possuía de 4 a 6 filhos, hoje em dia um casal possui um ou dois filhos, em média. A taxa de mortalidade também está caindo em nosso país. Com as melhorias na área de medicina, mais informações e melhores condições de vida, as pessoas vivem mais. Enquanto no começo da década de 1990 a expectativa de vida era de 66 anos, em 2005 foi para 71,88% (dados do IBGE).

8 Mortalidade Infantil Embora ainda seja alto, o índice de mortalidade infantil diminui a cada ano no Brasil. Em 1995, a taxa de mortalidade infantil era de 66 por mil. Em 2005, este índice caiu para 25,8 por mil. Para termos uma base de comparação, em países desenvolvidos a taxa de mortalidade infantil é de, aproximadamente, 5 por mil. Veia o gráfico abaixo.

9 No Brasil No Brasil, no final da década de 1960, a taxa de fecundidade era de cerca de 6 filhos por mulher, passando para 4,5 no final da década de 1970. Atualmente, os dados divulgados na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde - PNDS apontam para uma taxa de fecundidade de 1,8 filhos por mulher, taxa esta bem abaixo do "nível de reposição" (taxa de fecundidade que mantém a população constante no longo prazo), que é de 2,1. Com este resultado, a fecundidade das mulheres brasileiras está se aproximando rapidamente a dos países desenvolvidos (com exceção dos EUA, que possuem taxas de fecundidade bem elevadas devido, principalmente, à alta fecundidade dos estrangeiros que lá residem).

10 As Fases do Crescimento Demográfico
Primeira fase foi de : Lento, altas taxas de natalidade e mortalidade. Segunda entre : Maior crescimento da população elevada natalidade e baixa mortalidade. Período da explosão demográfica. Terceira a partir do Censo de 1991: Menor crescimento e maior envelhecimento da população.

11 Nomes: Guilherme, Jackson, Manoel,João Paulo, Lucas.


Carregar ppt "Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google