A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise evolutiva Implantação da República Primeira Guerra Mundial Guerra civil espanhola Segunda guerra mundial EFTA/Guerra colonial 25 de Abril 19101914/181936/39.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise evolutiva Implantação da República Primeira Guerra Mundial Guerra civil espanhola Segunda guerra mundial EFTA/Guerra colonial 25 de Abril 19101914/181936/39."— Transcrição da apresentação:

1

2 Análise evolutiva Implantação da República Primeira Guerra Mundial Guerra civil espanhola Segunda guerra mundial EFTA/Guerra colonial 25 de Abril /181936/ / Entrada para a CEE 1986

3 Análise evolutiva

4 Portugal encontra-se na Fase 2, uma vez que os níveis de mortalidade baixaram; no entanto, os níveis de natalidade permaneceram elevados, conduzindo a um crescimento rápido da população. Período caracterizado por um lento crescimento da população, dada a existência de uma elevada natalidade, mas igualmente de uma mortalidade elevada que chegou a ser superior à taxa de natalidade, devido a conflitos bélicos ( I Guerra Mundial), à peste negra, à má alimentação, à falta de medicamentos, entre outros.

5 Análise evolutiva A partir de 1930, Portugal encontra-se na Fase 3: Verifica-se uma diminuição da taxa de natalidade e também uma diminuição da taxa de mortalidade; o crescimento da população diminuiu de intensidade. A taxa de mortalidade diminui devido a melhorias na alimentação, no acesso a medicamentos e nos cuidados de higiene. Neste período, os níveis de natalidade continuam a baixar lentamente, assim como a taxa de mortalidade. No entanto, a população cresceu com a chegada de imigrantes.

6 Análise evolutiva Na década de 60, a taxa de natalidade aumentou, enquanto que a taxa de mortalidade continuou a diminuir gradualmente. A taxa de mortalidade nunca foi superior à taxa de natalidade. O crescimento da população foi, por isso, lento. A partir de 1974, verifica-se uma diminuição dos níveis de natalidade, pelo que ocorre um lento crescimento da população. A taxa de mortalidade mantêm-se relativamente estável.

7 Análise evolutiva Com a entrada para a CEE, Portugal entra na 4º fase, em que há um melhoramento das condições vida, verificando-se baixos níveis de mortalidade e de natalidade. A taxa de crescimento natural da população estabiliza devido às baixas taxas de natalidade e mortalidade. Um dos fatores preponderantes para tal são as poucas possibilidades financeiras como resultado da atual crise económica.

8 Evolução demográfica em Portugal

9 A população portuguesa tem registado um aumento nos últimos dez anos. Os Censos de 2011 indicam que a população residente em Portugal é de pessoas. Comparativamente com o ano de 2001 a população tem mais cidadãos ( ). Em 1991, a população portuguesa era pessoas e em 1960 era de pessoas. Evolução demográfica em Portugal

10 Evolução demográfica até 2050

11 Evolução demográfica em Portugal por grupos etários

12 Distribuição da população por grupos etários em anos ou mais - 18% 15 anos ou menos - 15% Há 40 décadas, a população portuguesa tinha mais jovens que idosos. Na primeira década do século XXI há mais idosos que jovens. Portugal é o oitavo país mais envelhecido da União Europeia. Dos residentes, 52% são mulheres e 48% homens.


Carregar ppt "Análise evolutiva Implantação da República Primeira Guerra Mundial Guerra civil espanhola Segunda guerra mundial EFTA/Guerra colonial 25 de Abril 19101914/181936/39."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google