A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alda Carvalho. O total de habitantes (população absoluta) existentes no nosso planeta já ultrapassa os 6100 milhões de pessoas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alda Carvalho. O total de habitantes (população absoluta) existentes no nosso planeta já ultrapassa os 6100 milhões de pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Alda Carvalho

2 O total de habitantes (população absoluta) existentes no nosso planeta já ultrapassa os 6100 milhões de pessoas.

3 Ao longo dos séculos, o crescimento da população mundial foi decorrendo com ritmos diferentes: Regime Demográfico Primitivo, Revolução Demográficae Explosão Demográfica.

4 Fases na Evolução da População Mundial Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população até meados do séc. XVIII Revolução Demográfica Explosão Demográfica Crescimento rápido da população verificado entre meados do séc. XVIII e meados do séc. XX Crescimento muitíssimo rápido da população a partir de meados do séc. XX

5 Nos países desenvolvidos, a taxa de natalidade desceu ao longo do séc. XX, registando na actualidade, valores muito baixos. Nos países em desenvolvimento, a taxa de natalidade tem-se mantido elevada, registando- se, apenas nas últimas décadas, uma tendência para o decréscimo.

6 O desenvolvimento do planeamento familiar. A emancipação da mulher (valorização profissional e pessoal). A melhoria do nível de vida. O casamento tardio. O adiamento do nascimento do primeiro filho. Os encargos com a educação dos filhos. A precariedade do emprego e o elevado custo da habitação nas cidades. A proibição do trabalho infantil e o alargamento da escolaridade obrigatória.

7 A elevada taxa de analfabetismo, o que dificulta o acesso à informação sobre planeamento familiar. A função da mulher é ser dona de casa e mãe. As crianças constituem uma força de trabalho, especialmente na agricultura e no artesanato. A difícil aceitação do planeamento familiar, muitas vezes resultado de crenças religiosas. O casamento em idade precoce.

8 Nos países desenvolvidos, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir progressivamente desde o séc. XIX. Nos países em desenvolvimento, a taxa de mortalidade manteve-se elevada ate meados do séc. XX, registando a partir daí um decréscimo bastante rápido.

9 A diminuição da Mortalidade nos países desenvolvidos deve-se: Ao contínuo avanço da medicina e ao uso de vacinas para a prevenção de doenças. À generalização dos hábitos de higiene. À melhoria da alimentação (alimentação equilibrada).

10 A diminuição da Mortalidade nos países em desenvolvimento deve-se: A ajudas alimentares prestadas por países desenvolvidos. A apoios médicos prestados por organizações humanitárias e ao uso mais frequente de vacinas e antibióticos. À melhoria das condições de saneamento e combate de pragas com recurso a insecticidas.


Carregar ppt "Alda Carvalho. O total de habitantes (população absoluta) existentes no nosso planeta já ultrapassa os 6100 milhões de pessoas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google