A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Evolução da População Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Evolução da População Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 A Evolução da População Mundial
Alda Carvalho

2 A Evolução da População Mundial
O total de habitantes (população absoluta) existentes no nosso planeta já ultrapassa os 6100 milhões de pessoas.

3 A Evolução da População Mundial
Ao longo dos séculos, o crescimento da população mundial foi decorrendo com ritmos diferentes: Regime Demográfico Primitivo, Revolução Demográfica e Explosão Demográfica.

4 Os diferentes ritmos de Crescimento Populacional
Fases na Evolução da População Mundial Regime Demográfico Primitivo Revolução Demográfica Explosão Demográfica Crescimento muito lento da população até meados do séc. XVIII Crescimento rápido da população verificado entre meados do séc. XVIII e meados do séc. XX Crescimento muitíssimo rápido da população a partir de meados do séc. XX

5 Evolução das Taxas de Natalidade nos Países Desenvolvidos e nos
Países em Desenvolvimento Nos países desenvolvidos, a taxa de natalidade desceu ao longo do séc. XX, registando na actualidade, valores muito baixos. Nos países em desenvolvimento, a taxa de natalidade tem-se mantido elevada, registando-se, apenas nas últimas décadas, uma tendência para o decréscimo.

6 Causas do decréscimo da
natalidade nos Países Desenvolvidos O desenvolvimento do planeamento familiar. O casamento tardio. A proibição do trabalho infantil e o alargamento da escolaridade obrigatória. A emancipação da mulher (valorização profissional e pessoal). O adiamento do nascimento do primeiro filho. A precariedade do emprego e o elevado custo da habitação nas cidades. Os encargos com a educação dos filhos. A melhoria do nível de vida.

7 Causas da descida da natalidade nos Países em Desenvolvimento.
A elevada taxa de analfabetismo, o que dificulta o acesso à informação sobre planeamento familiar. As crianças constituem uma força de trabalho, especialmente na agricultura e no artesanato. A difícil aceitação do planeamento familiar, muitas vezes resultado de crenças religiosas. A função da mulher é ser dona de casa e mãe. O casamento em idade precoce.

8 Evolução das Taxas de Mortalidade nos Países Desenvolvidos e nos
Países em Desenvolvimento Nos países desenvolvidos, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir progressivamente desde o séc. XIX. Nos países em desenvolvimento, a taxa de mortalidade manteve-se elevada ate meados do séc. XX, registando a partir daí um decréscimo bastante rápido.

9 Causas do decréscimo da mortalidade nos
Países Desenvolvidos

10 Causas do decréscimo da mortalidade nos Países em Desenvolvimento


Carregar ppt "A Evolução da População Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google