A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

06/06/2013 TEORIAS DEMOGRÁFICAS. As principais teorias demográficas são: 1. TEORIA DE MALTHUS 2. TEORIA NEOMALTHUSIANA 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "06/06/2013 TEORIAS DEMOGRÁFICAS. As principais teorias demográficas são: 1. TEORIA DE MALTHUS 2. TEORIA NEOMALTHUSIANA 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA."— Transcrição da apresentação:

1 06/06/2013 TEORIAS DEMOGRÁFICAS

2 As principais teorias demográficas são: 1. TEORIA DE MALTHUS 2. TEORIA NEOMALTHUSIANA 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA

3 1. TEORIA DE MALTHUS ANO: 1798 LIVRO: Ensaio sobre a população ESSA TEORIA SE APOIAVA BASICAMENTE EM 02 (DOIS) POSTULADOS: 1. Se não ocorrerem guerras, epidemias, desastres naturais etc., a população tende a duplicar a cada 25 anos. Cresce, portanto, em progressão geométrica(2, 4, 8, 16, 32...) e constitui um fator variável, que aumenta sem parar. 2. O crescimento da produção de alimentos ocorre apenas em progressão aritmética(2, 4, 6, 8, 10...) e possui certo limite de produção, por depender de um fator fixo: a própria extensão territorial dos continentes.

4 2. TEORIA NEOMALTHUSIANA ANO: 1960 NEOMALTHUSIANOS: São os defensores da Teoria de Malthus SEGUNDO OS NEOMALTHUSIANOS: O desenvolvimento dos países pobres é entravado pelo acelerado crescimento demográfico, já que os investimentos do Estado precisam ser desviados para fins não produtivos, como creches e escolas

5 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA SEGUNDO OS REFORMISTAS : Uma população jovem numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas conseqüência do subdesenvolvimento.

6 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA Em meados do século XX, os países subdesenvolvidos começaram a apresentar queda em suas taxas de mortalidade; Concorreram para isso a vacinação em massa, a prevenção e o controle de epidemias(principalmente de difteria, tifo e malária) e a introdução de medicamentos modernos; A dinâmica demográfica da maior parte da humanidade mudou, graças a esse conjunto de processos a que se denominou: Revolução Médico-Sanitário;

7 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA III Essa queda de mortalidade nos países pobres provocou um novo surto de crescimento da população mundial, muito mais acelerado que o ocorrido no século XIX, pois partiu de uma base muito maior: Em 1800, a Europa toda não possuía mais que 100 milhões de habitantes; Em 1950, apenas o mundo subdesenvolvido contava com 2(dois) bilhões de habitantes; Em 2011, a população mundial atingiu 7(sete) bilhões de habitantes; Nas próximas décadas, a população mundial deve atingir os 8(oito) bilhões de habitantes, principalmente em função do incremento demográfico dos países pobres.


Carregar ppt "06/06/2013 TEORIAS DEMOGRÁFICAS. As principais teorias demográficas são: 1. TEORIA DE MALTHUS 2. TEORIA NEOMALTHUSIANA 3. TEORIA DEMOGRÁFICA REFORMISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google