A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222"— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222

2 Dinâmica Populacional
TAXA DE NATALIDADE: Nº DE NASCIDOS DURANTE UM ANO E Nº TOTAL DE HABITANTES. Nº NASCIDOS X 1000/Nº TOTAL DE HABITANTES = TAXA NATALIDADE TAXA DE MORTALIDADE: Nº DE MORTOS DURANTE UM ANO E Nº TOTAL DE HABITANTES. Nº MORTOS X 1000/Nº TOTAL DE HABITANTES = TAXA MORTALIDADE CRESCIMENTO VEGETATIVO: DIFERENÇA ENTRE MORTOS E NASCIDOS. TAXA NATALIDADE – TAXA MORTALIDADE = CRESCIMENTO VEGETATIVO CRESCIMENTO POPULACIONAL: CRESCIMENTO VEGETATIVO E MIGRAÇÕES. CRESC. VEGETATIVO + MIGRAÇÃO = CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO.

3 CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ( 1500 – 2000 )
ACELERAÇÃO E A DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO BRASILEIRO : TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA. ACELERAÇÃO DEMOGRÁFICA (1940 – 1960) : ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE E REDUÇÃO DA MORTALIDADE(AVANÇO DA MEDICINA), FECUNDIDADE ALTA. DESACELERAÇÃO DEMOGRÁFICA ( TRANSIÇÃO EM CURSO E AVANÇADA ): NATALIDADE EM DECLÍNIO E MORTALIDADE(URBANIZAÇÃO), NATALIDADE DECLINA MAIS E MORTALIDADE(DIMINUIÇÃO DA FECUNDIDADE.

4 Fases de Crescimento Populacional
1ª FASE: ALTAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE, BAIXO CRESCIMENTO (FASE DO CRESCIMENTO PRIMITIVO); 2ª FASE: ALTAS TAXAS DE NATALIDADE E BAIXAS TAXAS DE MORTALIDADE, GRANDE CRESCIMENTO – TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA – EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA; 3ª FASE: BAIXAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE, BAIXO CRESCIMENTO (FASE DO DESENVOLVIMENTO).

5 EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA: CARACTERIZADA PELO ELEVADO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO EM DOIS MOMENTOS (REVOLUÇÃO INDUSTRIAL) NOS PAÍSES RICOS E (2ªGM) NOS PAÍSES POBRES. FATORES DETERMINANTES: MELHORIAS NO SISTEMA DE SAÚDE, NOVOS MEDICAMENTOS E VACINAS, AUMENTO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, NUTRIÇÃO, ETC. TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: REDUÇÃO NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO. FATORES DETERMINANTES: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, EDUCAÇÃO, INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, URBANIZAÇÃO, BUSCA PELA QUALIDADE DE VIDA, OPÇÕES DE DIVERSÕES, ETC. NOS PAISES PERIFÉRICOS A TRANSIÇÃO AINDA ESTÁ EM CURSO PROJEÇÕES DO IBGE – 225 MILHÕES EM 2025, DEPOIS COMEÇA A DIMINUIR

6 Explosão e Transição demográfica

7 CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO

8 CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO

9 POLÍTICA DEMOGRÁFICA BRASILEIRA
NATALISTA: POVOAR O TERRITÓRIO BRASILEIRO – SEGURANÇA NACIONAL. ANTINATALISTA: FIM DO MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO (DÉCADA DE 70).

10 EXERC[ICIOS 1. Explique as transformações ainda em curso na dinâmica populacional brasileira conhecida como “transição demográfica”. 2. Por que a politica demográfica brasileira durante o regime militar pós 1964 foi marcada por atos contraditórios? 3. Por que as taxas de natalidade começaram a cair a partir do final da década de 1960? 4.”Na população brasileira com idade entre 15 e 24 anos, morrem anualmente três vezes mais homens do que mulheres. Quais as causas dessa discrepança? 5. Analise os dois gráficos em forma de pirâmide etária da página 227 do livro texto e sintetize as mudanças ocorridas da dinâmica demográfica brasileira no período assinalado.


Carregar ppt "MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA BRASILEIRA CAPÍTULO 17, p. 222"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google