A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO. Conceitos Estrutura Etária - composição da população por idade e sexo. Pirâmide Etária – gráfico que representa a estrutura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO. Conceitos Estrutura Etária - composição da população por idade e sexo. Pirâmide Etária – gráfico que representa a estrutura."— Transcrição da apresentação:

1 A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO

2 Conceitos Estrutura Etária - composição da população por idade e sexo. Pirâmide Etária – gráfico que representa a estrutura etária da população (por idade e sexo). Classe Oca – classe etária que possui um n.º de indivíduos inferior ao da classe etária seguinte( ). Grupo Etário – conjunto de indivíduos com idades mais ou menos semelhantes (homogéneas): Jovens (menos de 15 anos) Adultos (dos 15 aos 64 anos) Idosos (+ de 64 anos) Classe Etária – grupo de indivíduos cujas idades se inserem em intervalos.

3 A existência de Classes Ocas deve-se essencialmente a três factores: -Quebra na Natalidade (guerras ou novos comportamentos sócioculturais: utilização de contraceptivos, entrada da mulher no mercado de trabalho, casamento tardio…) -Aumento da Mortalidade (guerras, doenças, catástrofes naturais…) - Movimentos migratórios ( saída de população do país – emigração)

4 Tipos de Pirâmides

5 Países Desenvolvidos Pirâmide Decrescente ou de População Idosa Base estreita % reduzida de jovens Predomínio das classes etárias dos adultos e idosos Esperança média de vida elevada Natalidade Baixa Reduzido crescimento Demográfico Classe oca

6 Países Desenvolvidos Pirâmide Decrescente ou de População Idosa Estrutura Etária caracteriza-se por: -Pequena proporção de Jovens (taxa de natalidade baixa – base da pirâmide estreita) -Grande Proporção de Idosos (esperança média de vida elevada – topo da pirâmide largo) - Predomínio das classes dos adultos e idosos -Existência de classes ocas o que traduz: uma população envelhecida e um reduzido crescimento demográfico Consequências para o país: -grandes encargos económicos com a saúde (medicamentos/hospitais) e a assistência social a idosos (lares…) - aumento dos encargos com pensões - diminuição da população activa - dificuldade na renovação de gerações Estes Tipo de Pirâmide encontra-se em PD (sobretudo em países da Europa e nos E.U.A. )

7 Países Em Desenvolvimento Pirâmide Crescente ou de População Jovem Base larga % elevada de jovens Natalidade Elevada Topo Estreito % reduzida de idosos Esperança média de vida relativamente baixa

8 Estrutura Etária caracteriza-se por: -Grande proporção de Jovens (taxa de natalidade elevada – base da pirâmide larga) -Pequena proporção de Idosos (esperança média de vida mais baixa – topo da pirâmide estreito) o que traduz: uma população muito jovem e um elevado crescimento demográfico Consequências para o país: -grandes encargos económicos com a educação - aumento das despesas com a criação de infra-estruturas públicas: escolas, hospitais, creches - aumento do desemprego e problemas sociais: marginalidade e delinquência - aparecimento de bairros de lata e bairros clandestinos Países em Desenvolvimento Pirâmide Crescente ou de População Jovem Estes Tipo de Pirâmide encontra-se sobretudo nos PED dos continentes: Africano, Asiático (sul) e Latino-Americano

9 Pirâmide Rejuvenescente (recentemente em alguns países desenvolvidos) Países como a FRANÇA ou a DINAMARCA começam a apostar na Natalidade o que se reflecte no alargamento da base da sua pirâmide etária, ou seja, verifica-se um rejuvenescimento da população Alargamento da base – aumento da natalidade

10


Carregar ppt "A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO. Conceitos Estrutura Etária - composição da população por idade e sexo. Pirâmide Etária – gráfico que representa a estrutura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google