A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS IMIGRAÇÃOEMIGRAÇÃO MIGRAÇÃO EXTERNA MIGRAÇÕES INTERNAS ÊXODO RURAL TRANSUMÂNCIA PENDULAR O que são? Quais as causas? Quais as conseqüências?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS IMIGRAÇÃOEMIGRAÇÃO MIGRAÇÃO EXTERNA MIGRAÇÕES INTERNAS ÊXODO RURAL TRANSUMÂNCIA PENDULAR O que são? Quais as causas? Quais as conseqüências?"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS IMIGRAÇÃOEMIGRAÇÃO MIGRAÇÃO EXTERNA MIGRAÇÕES INTERNAS ÊXODO RURAL TRANSUMÂNCIA PENDULAR O que são? Quais as causas? Quais as conseqüências? Quais os tipos?

2 Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural. O Nomadismo é o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos. As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro, daí o fato de existir: Emigração : a saída da população de um lugar; Imigração : a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar. Conceitos básicos

3 TIPOS Transumância A transumância é um movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias.

4 A palavra pela primeira vez no livro "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Ali, nosso brilhante pensador utilizou a palavra para descrever o movimento dos nordestinos em direção à Amazônia em busca de oportunidades no ciclo de extração da borracha no final do século XIX e início do século XX. Transumância também foram o movimento dos povos da Europa Central no ciclo brasileiro do café no século XIX e a forçada diáspora dos trabalhadores escravizados da África para o Brasil do século XVI ao século XIX. Contemporaneamente, vemos também Transumância no deslocamento de levas e levas de desempregados brasileiros para os EUA, Europa e Japão.

5 Migrações Pendulares São simples fluxos populacionais que não correspondem verdadeiramente a migrações, pois não são realizados com intuito de mudança definitiva. Ocorrem no dia a dia.

6 Êxodo rural É o processo segundo o qual uma parte da população migra, de uma maneira geral com caráter definitivo, do campo para a cidade.

7 -Catástrofes Naturais ou Ambientais: Sismos; Inundações; Erupções vulcânicas; Secas prolongadas; -Religiosas; -Étnicas; -Políticas: Guerras; Regimes políticos repressivos; Perseguições políticas; Econômicas: Desemprego; Baixos salários; Deterioração da vida Rural;

8 Diminuição da população; Diminuição da taxa de natalidade devido à escassez de população jovem e adultos; Envelhecimento da população; Ocorrência de classes ocas em determinados níveis etários; Diminuição da população ativa; Entrada de divisas (moeda estrangeira) enviadas pelos emigrantes;

9 - Nas áreas de destino assiste-se a: Aumento da população devido à entrada de imigrantes; Aumento da taxa de natalidade conseqüência do elevado número de jovens e adultos; Rejuvenescimento da população; Aumento da população ativa; Possível aparecimento de bairros degradados; Dificuldades de aceitação de novas culturas, línguas e costumes;

10 TRABALHO ECONÔMICAS RAZÕES SOCIAIS

11 Para o campo: Perda de mão-de-obra; Permanência de mão-de-obra idosa que dificulta a modernização da agricultura; Envelhecimento da população; Diminuição da taxa de natalidade;

12 A imigração no Brasil pode ser dividido em três períodos principais: 1) O primeiro período (de 1808 a 1850) foi marcado pela chegada da família real, em 1808, o que ocasionou a vinda dos primeiros casais de imigrantes açorianos para serem proprietários de terras no país.

13 2) O segundo período (de 1850 a 1930) foi marcado pela proibição do tráfico de escravos. Foi a época mais importante para a nossa imigração, devido ao grande crescimento da atividade monocultora (café) e aos incentivos governamentais dados ao imigrante. Em 1888, com a abolição da escravidão, estimulou-se ainda mais o fluxo imigratório, tendo o Brasil recebido, nessa época, praticamente 80% dos imigrantes entrados no país.

14 3) O terceiro período (de 1930 até os dias de hoje) é caracterizado por uma sensível redução na imigração, devido, inicialmente, à crise econômica de 1929, ocasionada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, com o conseqüente abalo da cafeicultura brasileira.

15 PRINCIPAIS GRUPOS DE IMIGRANTES: a) Os PORTUGUESES representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil. b) Os primeiros ITALIANOS chegaram ao Brasil em 1875, estabelecendo-se no Rio Grande do Sul, na região serrana e também em Santa Catarina, onde o clima era mais ameno, assemelhando-se um pouco com as regiões de onde vieram. Logo após essa época, São Paulo tornou- se o maior pólo receptor de italianos. c) As primeiras levas de imigrantes ALEMÃES chegaram em 1824 e, desde então, deram preferência à região Sul do Brasil, onde fundaram a colônia de São Leopoldo (RS). d) A imigraçãoJAPONESAteve início em 1908.

16

17

18

19

20

21

22

23


Carregar ppt "MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS IMIGRAÇÃOEMIGRAÇÃO MIGRAÇÃO EXTERNA MIGRAÇÕES INTERNAS ÊXODO RURAL TRANSUMÂNCIA PENDULAR O que são? Quais as causas? Quais as conseqüências?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google