A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Herbert Galeno Demografia. Estudar a população e compreender os fenômenos a ela ligados é o objeto de estudo da demografia. No Decorrer da História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Herbert Galeno Demografia. Estudar a população e compreender os fenômenos a ela ligados é o objeto de estudo da demografia. No Decorrer da História."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Herbert Galeno Demografia

2 Estudar a população e compreender os fenômenos a ela ligados é o objeto de estudo da demografia. No Decorrer da História esses estudos foram necessários para entender o crescimento exagerado da população e entender os motivos desse crescimento. No Brasil esses estudos são feitos pelo IBGE.

3 Teorias Demográficas Malthusiana ou fatalista: idealizada pelo pastor anglicano Thomas Robert Malthus em Em síntese, Malthus estudou o crescimento da população e a produção de alimentos e constatou que a população crescia em uma progressão geométrica enquanto que a produção de alimentos em uma progressão aritmética; de acordo com os cálculos de Malthus a população mundial iria duplicar a cada 25 anos, e se não houvesse guerras ou pandemias urbanas a população humana iria entrar em colapso.

4 Teoria Malthusiana Normas para sobrevivênciaO que Malthus não previu Só poderia ter filhos quem tivesse terra para plantar; Deveria ser praticado a abstinência sexual; Governos deveriam deixar de dar assistência médica as pessoas pobres; Entre outros... Melhora nas técnicas de cultivo; Tecnologia avançada nas lavouras (fertilizantes, etc) Uso de métodos contraceptivos como técnicas de prevenção de gestação. Etc...

5 Teoria Neo Malthusiana Logo depois da 2ª guerra mundial ocorreu um fenômeno demográfico conhecido com explosão demográfica, devido ao êxodo rural, principalmente nos países pobres. Outro fator foi o desenvolvimento da medicina que reduziu sensivelmente a taxa de mortalidade. O crescimento exagerado da população gerou fome e miséria em muitos países, alarmados com a situação, cientistas retomaram a teoria de Malthus, mas com um novo enfoque, exigiram dos governantes medidas drásticas de controle de natalidade, como uso de anticoncepcionais e esterilização masculina e feminina.

6 Teoria Reformista ou Marxista Segundo a teoria marxista, o problema do crescimento populacional está relacionado com a distribuição de riquezas, pois o capitalismo produz disparidades sociais que levam as famílias pobres a terem mais filhos com a finalidade de ajudar na manutenção da família.

7 Esses estudiosos alegam que os países ricos só conseguiram ter um equilíbrio demográfico quando passaram a praticar medidas socioeconômicas que desestimulassem o crescimento populacional. Por isso afirmam que a solução para o crescimento populacional está relacionada com a distribuição equilibrada das riquezas.

8 Família Universal Com base no livro A Geografia da População da geografa e Drª Amélia Damiani, existe um projeto da família universal (unidade composta pelo casal e no máximo dois filhos). Os meios de comunicação estimulam o controle da natalidade pelo número máximo de filhos. Família de sucesso / Família pobres ou infelizes

9 Dinâmica de Crescimento Populacional Até o início da era Cristã a população mundial era de 250 milhões de habitantes, hoje já se aproxima dos 7 bilhões. O ritmo de crescimento é diferenciado de acordo com os países e continentes. O crescimento populacional se intensificou nos países ricos com a urbanização ocorrida após a revolução industrial. Após a segunda guerra foi a população dos países pobre que cresceram

10 Fatores de Atração Populacional A prosperidade em determinadas áreas; Países ricos, as regiões mais prósperas, como o nordeste dos EUA´s tornaram-se mais prósperas; Nos países mais pobres a concentração populacional está relacionada às áreas de melhor infraestrutura urbana, formando verdadeiros formigueiros humanos, como no sudeste asiático.

11 População absoluta: é o número total de habitantes de um determinado país. População relativa: distribuição populacional sobre determinado espaço.

12 Transição Demográfica 1ª fase de crescimento: nessa fase observa-se elevadas taxas de natalidade e de mortalidade o que constitui um baixo crescimento vegetativo. 2ª fase de crescimento: nessa fase é marcada pela queda acentuada das taxas de mortalidade e manutenção de taxas elevadas de natalidade, gerando um crescimento vegetativo muito acelerado. 3ª fase de crescimento: também conhecida como fase de transição, onde as taxas de natalidade e de mortalidade são muito próximas, gerando um baixo crescimento vegetativo.

13 Estrutura da População Jovens: entre zero e 19 anos. Adultos: entre 20 e 59 anos. Idosos: a partir dos 60 anos.

14 Pirâmide Etária PEA: População Economicamente Ativa. PEI: População Economicamente Inativa.

15 Pirâmide Etária As diferenças entre os países pobre e ricos podem ser observadas em gráficos.

16 Setores da Economia Setor Primário: produção de matéria prima. Setor Secundário: setor industrial ou de transformação.

17 Setor Terciário: comércio e serviços. Setor Quaternário: produção de conhecimento ou Tecnologia de ponta.

18 Outra distribuição possível relaciona-se ao grau de instrução. Países pobres apresentam grande números de analfabetos; já nos países ricos, as estatísticas apresentam populações com maior tempo de vida gasto com estudos. Investir em estudos representa, melhor qualidade de vida, e ascensão social, principalmente em países pobres ou em elevado estágio de crescimento econômico como é o caso do Brasil.

19 Movimentos Migratórios As migrações são movimentos populacionais que sempre ocorreram desde os tempos mais remotos da antiguidade. O estímulo para mudança de lugar de habitação geralmente era relacionado com secas prolongadas ou por guerras. Estima-se que mais de 120 milhões de pessoas vivam fora de seus países de origem. As crises econômicas têm direcionado os fluxos de emigrantes. Migração pendular: movimento diário de migração. Transumância: deslocamento temporário (bóias frias, etc)

20 Problemas Sociais Urbanos e Ambientais relacionados a população Favelização (formação de favelas): formação irregular dos espaços vazios, que também se associa ao desemprego, a segregação urbana, a concentração de renda e a falta de planejamento urbano; Periferização e violência urbana; Doenças urbanas (dengue, etc); Inversão térmica, impermeabilização do solo, ilhas de calor, enchentes, etc...


Carregar ppt "Professor Herbert Galeno Demografia. Estudar a população e compreender os fenômenos a ela ligados é o objeto de estudo da demografia. No Decorrer da História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google