A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS 3- SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO MUNDO DESENVOLVIDO Existem três teorias que procuram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS 3- SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO MUNDO DESENVOLVIDO Existem três teorias que procuram."— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS 3- SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO MUNDO DESENVOLVIDO Existem três teorias que procuram relacionar o crescimento da população e suas implicações sociais e econômicas.

2 Para Thomas Malthus o crescimento geométrico da população não poderia ser acompanhado pelo crescimento aritmético da produção de alimentos e recursos para a sobrevivência, ou seja, a produção de alimentos e recursos pela humanidade não era suficiente para todas as pessoas do mundo. Para evitar a fome e a miséria Malthus sugeria um rigoroso controle de natalidade.

3

4 Segundo Malthus quando a população ultrapassasse o limite de recursos todo excedente populacional morreria devido a fome, a miséria e as crises sociais e políticas. Devido à mortandade o contingente populacional voltaria a ficar dentro do limite de recursos existentes. É isso que mostra o gráfico apresentado.

5 TEORIA NEOMALTHUSIANA O avanço tecnológico permitiu um grande aumento da produção de alimentos de modo que a humanidade é capaz de produzir alimentos suficientes para todos. Por esse motivo o Malthusianismo ficou desacreditado. Houve então uma revisão das ideias malthusianas por um grupo que ficou conhecido como neomalthusianos. Os neomalthusianos defendem que o crescimento populacional é responsável pelo subdesenvolvimento.

6 TEORIA ECOMALTUSIANA Defende que o crescimento populacional é a causa da degradação do meio ambiente.

7 CONSUMO O uso de recursos dentro do limite necessário para à sobrevivência é chamado de consumo. O aumento populacional implica em aumento de consumo de modo que muitas pessoas defendem que o controle do crescimento populacional deve ser usado para reduzir a pobreza e preservar o meio ambiente.

8 CONSUMISMO O consumismo é caracterizado pelo uso exagerado dos recursos ocasionando desperdício. Há muito questionamento se a real causa da pobreza e degradação ambiental é ocasionada pelo crescimento populacional ou pelo consumismo.

9 A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO E HÁBITOS DE CONSUMO DA POPULAÇÃO. OBSERVE OS EXEMPLOS NOS SLIDES A SEGUIR:

10 SERÁ QUE A FELICIDADE ESTÁ NO CONSUMO DOS PRODUTOS DAS GRANDES MARCAS INTERNACIONAIS?

11 SERÁ QUE É REALMENTE NECESSÁRIO COMPRAR O AMOR DAS OUTRAS PESSOAS COM PRESENTES?

12

13 DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

14 SERÁ QUE O PLANETA AGUENTA?

15 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

16

17

18

19

20

21

22 O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO A destruição do gás ozônio que protege a Terra da radiação ultravioleta do Sol é um grave impacto ambiental. Os gases CFCs liberados por atividades humanas são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Onde o ozônio foi destruído foma-se um buraco por onde a radiação ultravioleta consegue passar e atingir a superfície do planeta prejudicando suas formas de vida.

23 O maior buraco na camada de ozônio está concentrado na Antártida. O Tratado de Montreal, um acordo internacional, definiu que os países devem reduzir a emissão de gases CFCs para proteger a camada de ozônio. Esse tratado deu bons resultados, tanto que a emissão de CFCs foi reduzida e hoje a camada de ozônio tem se recuperado.

24 A radiação ultravioleta é prejudicial aos seres vivos. Ela pode causar mutações genéticas. No ser humano em específico ela pode ocasionar catarata, queimaduras de pele, câncer de pele e envelhecimento precoce.

25 Para evitar problemas de saúde pela radiação ultravioleta evite de ficar exposto à radiação solar ou use protetor solar.

26 SERÁ QUE O PLANETA AGUENTA TANTA DEGRADAÇÃO? COMO A CONCLUSÃO É QUE NÃO O HOMEM TEM DISCUTIDO A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. SURGIU DAÍ A IDEIA DA SUSTENTABILIDADE. VEJA NOS SLIDES A SEGUIR COMO ESSA DISCUSSÃO TEM ACONTECIDO NA ONU.

27 ESTOCOLMO 1972 Em 1972 a ONU realizou a Conferência de Estocolmo, a primeira conferência da ONU para a questão ambiental. Os organizadores da conferência propuseram que fosse reduzido o crescimento populacional, o crescimento industrial e o uso de recursos naturais. Essas medidas tinham um pesado impacto sobre a economia, uma vez que além de terem um alto custo reduziriam o ritmo de desenvolvimento econômico. Por esse motivo não foram bem vistas nem pelos países desenvolvidos e nem pelos países em desenvolvimento.

28 Em 1992, a ONU organizou uma nova conferência ambiental na cidade do Rio de Janeiro. Essa conferência se baseou na proposta do desenvolvimento sustentável e lançou importantes discussões em torno da questão climática, da preservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais.

29 Durante a Rio + 10, realizada em 2002, na África do Sul, a proposta era fazer uma revisão das metas já cumpridas desde a Rio 92 e as não cumpridas. A conferência não agradou porque não impôs aos países prazos para que eles cumprissem as metas ainda pendentes.


Carregar ppt "O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS 3- SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO MUNDO DESENVOLVIDO Existem três teorias que procuram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google