A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
3- SOCIEDADE E SUAS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO MUNDO DESENVOLVIDO Existem três teorias que procuram relacionar o crescimento da população e suas implicações sociais e econômicas.

2 Para Thomas Malthus o crescimento geométrico da população não poderia ser acompanhado pelo crescimento aritmético da produção de alimentos e recursos para a sobrevivência, ou seja, a produção de alimentos e recursos pela humanidade não era suficiente para todas as pessoas do mundo. Para evitar a fome e a miséria Malthus sugeria um rigoroso controle de natalidade.

3

4 Segundo Malthus quando a população ultrapassasse o limite de recursos todo excedente populacional morreria devido a fome, a miséria e as crises sociais e políticas. Devido à mortandade o contingente populacional voltaria a ficar dentro do limite de recursos existentes. É isso que mostra o gráfico apresentado.

5 TEORIA NEOMALTHUSIANA
O avanço tecnológico permitiu um grande aumento da produção de alimentos de modo que a humanidade é capaz de produzir alimentos suficientes para todos. Por esse motivo o Malthusianismo ficou desacreditado. Houve então uma revisão das ideias malthusianas por um grupo que ficou conhecido como neomalthusianos. Os neomalthusianos defendem que o crescimento populacional é responsável pelo subdesenvolvimento.

6 TEORIA ECOMALTUSIANA Defende que o crescimento populacional é a causa da degradação do meio ambiente.

7 CONSUMO O uso de recursos dentro do limite necessário para à sobrevivência é chamado de consumo. O aumento populacional implica em aumento de consumo de modo que muitas pessoas defendem que o controle do crescimento populacional deve ser usado para reduzir a pobreza e preservar o meio ambiente.

8 CONSUMISMO O consumismo é caracterizado pelo uso exagerado dos recursos ocasionando desperdício. Há muito questionamento se a real causa da pobreza e degradação ambiental é ocasionada pelo crescimento populacional ou pelo consumismo.

9 A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO E HÁBITOS DE CONSUMO DA POPULAÇÃO. OBSERVE OS EXEMPLOS NOS SLIDES A SEGUIR:

10 SERÁ QUE A FELICIDADE ESTÁ NO CONSUMO DOS PRODUTOS DAS GRANDES MARCAS INTERNACIONAIS?

11 SERÁ QUE É REALMENTE NECESSÁRIO COMPRAR O AMOR DAS OUTRAS PESSOAS COM PRESENTES?

12

13 DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
O consumismo acaba degradando a natureza pela retirada exagerada de recursos do meio ambiente e na sequência pela devolução de lixo, entre outros tipos de poluição.

14 SERÁ QUE O PLANETA AGUENTA?

15 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

16 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

17 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

18 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

19 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

20 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

21 DESPERDÍCIO DA ÁGUA

22 O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
A destruição do gás ozônio que protege a Terra da radiação ultravioleta do Sol é um grave impacto ambiental. Os gases CFCs liberados por atividades humanas são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Onde o ozônio foi destruído foma-se um “buraco” por onde a radiação ultravioleta consegue passar e atingir a superfície do planeta prejudicando suas formas de vida.

23 O maior buraco na camada de ozônio está concentrado na Antártida
O maior buraco na camada de ozônio está concentrado na Antártida. O Tratado de Montreal, um acordo internacional, definiu que os países devem reduzir a emissão de gases CFCs para proteger a camada de ozônio. Esse tratado deu bons resultados, tanto que a emissão de CFCs foi reduzida e hoje a camada de ozônio tem se recuperado.

24 A radiação ultravioleta é prejudicial aos seres vivos
A radiação ultravioleta é prejudicial aos seres vivos. Ela pode causar mutações genéticas. No ser humano em específico ela pode ocasionar catarata, queimaduras de pele, câncer de pele e envelhecimento precoce.

25 Para evitar problemas de saúde pela radiação ultravioleta evite de ficar exposto à radiação solar ou use protetor solar.

26 SERÁ QUE O PLANETA AGUENTA TANTA DEGRADAÇÃO
SERÁ QUE O PLANETA AGUENTA TANTA DEGRADAÇÃO? COMO A CONCLUSÃO É QUE NÃO O HOMEM TEM DISCUTIDO A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. SURGIU DAÍ A IDEIA DA SUSTENTABILIDADE. VEJA NOS SLIDES A SEGUIR COMO ESSA DISCUSSÃO TEM ACONTECIDO NA ONU.

27 ESTOCOLMO 1972 Em 1972 a ONU realizou a Conferência de Estocolmo, a primeira conferência da ONU para a questão ambiental. Os organizadores da conferência propuseram que fosse reduzido o crescimento populacional, o crescimento industrial e o uso de recursos naturais. Essas medidas tinham um pesado impacto sobre a economia, uma vez que além de terem um alto custo reduziriam o ritmo de desenvolvimento econômico. Por esse motivo não foram bem vistas nem pelos países desenvolvidos e nem pelos países em desenvolvimento.

28 Em 1992, a ONU organizou uma nova conferência ambiental na cidade do Rio de Janeiro. Essa conferência se baseou na proposta do desenvolvimento sustentável e lançou importantes discussões em torno da questão climática, da preservação da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais.

29 Durante a Rio + 10, realizada em 2002, na África do Sul, a proposta era fazer uma revisão das metas já cumpridas desde a Rio 92 e as não cumpridas. A conferência não agradou porque não impôs aos países prazos para que eles cumprissem as metas ainda pendentes.


Carregar ppt "O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google