A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20."— Transcrição da apresentação:

1 Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20

2 Rio + 20 Paisagem da Enseada de Botafogo no Inicio do Século Passado -

3 Esfera lançada na Exposição na Cinelândia –Centro do Rio – Junho de Exposição de Fotos da RIO +20

4 RECICLANDO SUAS ATITUDES Reciclando suas Atitudes. Rio + 20

5 Espaço Recicle suas Atitudes - Prefeitura Rio – Rio + 20 Local Enseada de Botafogo – Junho de 2012

6 LOGO da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20

7 Cartaz ao Lado das Esculturas – Orientação Explicativa – Apoio Prefeitura do RJ – Junho de 2012

8 Arte com Material de Reciclagem – Garrafas Pet /Isopor – Exposição na Enseada de Botafogo Rio + 20

9 Escultura do Peixe Menor confeccionada de Isopor e de Garrafas Pet
Escultura do Peixe Menor confeccionada de Isopor e de Garrafas Pet. Evento Recicle suas Atitudes. Junho de

10 Visão mais Próxima da Escultura podendo observar melhor as Garrafas Pet. Jun de 2012

11 Recicle suas Atitudes - Rio Prefeitura do Rio de janeiro - Local Enseada de Botafogo – Junho de

12 Prof. Côrtes durante o dia pela manhã no Espaço Recicle suas Atitudes na Enseada de Botafogo – Junho de

13 Centro de Convenções no Rio Centro – Cúpula dos Prefeitos Junhp de 2012 RIO +20

14 Cúpula de Prefeitos discutiu as mudanças climáticas na Rio+20
Representantes de 59 cidades pretendem evitar que 1,3 bilhão de toneladas de poluentes sejam jogados na atmosfera até Junho de 2012

15 O Rio de Janeiro ficou na berlinda na tarde do domingo dia 17/18 de junho numa mesa redonda sobre Cidades Sustentáveis e Justas no Forte de Copacabana. Copacabana – RJ – Junho de 2012 Sala onde é realizada a Cúpula dos Prefeitos, no Forte de Copacabana: discussão sobre os avanços de diferentes cidades pelo mundo. Leia mais sobr

16 Cúpula dos Prefeitos – Apresentação do Plano de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Cidade Rio de Janeiro C40, Prefeitos de Megacidades adotam medidas para enfrentar as mudanças climáticas Local: Espaço das Ideias Circulantes, Forte de Copacabana Data: 18 de junho de 2012, as 11h00 O C40 (CitiesClimateLeadershipGroup) é uma rede de grandes cidades que trabalha pela implementação de ações sustentáveis relacionadas com o clima. A intenção deste grupo é ajudar as metrópoles a enfrentar as mudanças climáticas globais no nível local. O encontro de Prefeitos que participaram desta rede teve a duração de três dias com discussões voltadas aos desafios da vida urbana e suas soluções, o tema desse evento foi: Rumo a um futuro de baixo Carbono, Rio de Janeiro e Banco Mundial. Para mais informações:  O C40 (CitiesClimateLeadershipGroup) é uma rede de grandes cidades que trabalha pela implementação de ações sustentáveis relacionadas com o clima.

17 O prefeito Eduardo Paes chega de bicicleta ao Forte de Copacabana para participar da Cúpula dos Prefeitos

18 Sustentabilidade na Organização da Rio+20
RIO+20, SUSTENTABILIDADE, GEE Com o objetivo de garantir que a Rio+20 observe os pilares do desenvolvimento sustentável, o Governo brasileiro criou, no âmbito do Comitê Nacional de Organização, uma Coordenação de Sustentabilidade. Sua função foi analisar e propor ações para reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais e sociais gerados pela conferência.

19 As ações estão organizadas em nove dimensões: gestão das emissões de gases de efeito estufa, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte, construções sustentáveis, compras públicas sustentáveis, turismo sustentável e alimentos sustentáveis.

20 As ações estão organizadas em nove dimensões:
Gestão de Emissões de Gases de Estufa; Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Energia; Transporte; Construções Sustentáveis; Compras Públicas Sustentáveis; Turismo Sustentável e ; Alimentos Sustentáveis.

21 O Forte de Copacabana abrigou o C40, reunião de cúpula com prefeitos de 40 metrópoles para discutir mudanças climáticas. Liderado pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o encontro teve como resultado a definição de metas de redução de emissões de poluentes por parte das cidades. Paralelamente, reuniões mobilizaram 198 prefeitos de todo o mundo para debater como as cidades irão apresentar suas políticas para o desenvolvimento sustentável. No Rio de Janeiro, Rodrigo Rosa foi o coordenador da Cúpula dos Prefeitos e Assessor de Sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro para a Rio+20.

22 O que se esperou do encontro? A gente esperou transformações
. São os prefeitos os políticos que têm mais possibilidades de mudar a vida das pessoas, pois são eles que têm o poder de agir em nível local. A gente gostaria, com essa cúpula, promover algum tipo de mudança na forma como as cidades se relacionam com o tema da sustentabilidade.

23 E qual seria o papel dos prefeitos
E qual seria o papel dos prefeitos? Os prefeitos são os atores com maior possibilidade de atuar em favor do desenvolvimento sustentável. São eles que terão importantes ações de vanguarda e promoverão mudanças na agenda política. São detentores de um poder que outros não possuem, pois a verdade transformação está no poder local

24 Houve um encontro com os prefeitos das grandes cidades e das pequenas.
Qual seria a diferença?  Tanta de uma quanto de outra, espera-se que os prefeitos assumam novas medidas de redução das emissões de gás carbônico. As cidades já têm essas metas, mas elas terão que ser revistas e reavaliadas. Se quisermos melhorar a vida das pessoas, é preciso agir por um viés local. A reunião C40 teve como uma das metas, revisar as metas individuais das cidades e definir novas metas coletivas.

25 Rússia propõe temas da próxima cúpula do G-20
Sistema financeiro, energia, clima e comércio internacional devem ser debatidos em São Petersburgo

26 O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que os participantes da próxima cúpula do G-20, que acontecerá em outubro de 2013, se concentrarão na reforma do sistema financeiro internacional, os problemas de energia, o clima e o comércio internacional. Ele acrescentou que planeja convidar para o debate os países que não integram o grupo, assim como importantes organizações internacionais, especialistas e empresários. O chefe de Estado russo ainda destacou que “todos os participantes do encontro estão dispostos a trabalhar em conjunto ativo, não só na solução de problemas da economia global” Rússia propõe temas da próxima cúpula do G-20 Sistema financeiro, energia, clima e comércio internacional devem ser debatidos em São Petersburgo

27

28

29 Pesquisadores Visitantes no BRICS Policy Center | Junho 2012
Pesquisadores Visitantes no BRICS Policy Center | Junho O BRICS Policy Center dá as Boas Vindas à pesquisadora visitante, Dra Victoria Panova.

30 Colóquio "The Political Economy of Green Growth and the Teesta-dams in India" com a Dra. Payal Barnejee

31 Nesta sexta feira, o BRICS Policy Center recebeu a visita do Exmo. Sr
Nesta sexta feira, o BRICS Policy Center recebeu a visita do Exmo. Sr. Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota, em sua sede, na Casa Affonso Arinos, no bairro de Botafogo

32 Vídeos - Desenvolvimento Sustentável e a Agenda Social dos BRICS
Estão disponíveis os vídeos do 2° Seminário Internacional do BRICS Policy Center

33

34 Palestrantes do workshop: Cidades BRICS e Os Desafios das Cidades Sustentáveis. Junho de 2012.

35 Capela Espaço da Humanidade - Junho de 2012

36 Capela Espaço da Humanidade - Junho de 2012

37 Capela Espaço da Humanidade - Junho de 2012

38 Palestrantes durante a Cerimonia do Pêndulo – Junho de 2012

39 Capela Espaço da Humanidade - Junho de 2012

40 Yen Chen (chinesa) e Sithole Mbanga (sul africano)

41 Palestrantes do Workshop, Cidades BRICS e os Desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentáveis

42 The End :::::::::::>>>>>>>> Créditos: Prof. MSc. Manoel Pedro Côrtes


Carregar ppt "Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google