A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim Reitor

2 Mesa Redonda: O SINAES na perspectiva das Instituições Públicas e
Privadas e de seus alunos e professores. Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso

3 UNEMAT Multidisciplinar

4 UNEMAT Multicampi

5 Avaliação na UNEMAT  1994: A UNEMAT é convidada a participar do PAIUB.  Três coleta de dados 1999, 2003 e 2005.  Três relatórios de avaliação publicados 2002, 2005 e 2007.  2004: adesão ao SINAES criação da Comissão própria de avaliação - CPA.

6 Avaliação na UNEMAT  Elaboração da proposta de auto-avaliação seguindo as diretrizes sugeridas no SINAES.  Avaliação das atividades acadêmicas: de ensino, de pesquisa, de extensão, de gestão, de infra-estrutura física e didático-pedagógica, etc.

7 Dimensões avaliadas  A missão e o plano de desenvolvimento institucional.  Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.  Responsabilidade social da instituição.  Comunicação com a sociedade.  Políticas de pessoal.

8 Dimensões avaliadas  Organização e gestão da instituição.
 Infra-estrutura física e didático-pedagógica.  Planejamento e avaliação.  Políticas de atendimento a estudantes e egressos.  Sustentabilidade financeira da instituição.

9 Metodologia para a coleta de dados que
subsidiou o 3º Relatório de Auto-Avaliação Auto-Avaliação em dois níveis:  Avaliação de políticas: Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, Institutos e Faculdades.  Coleta de dados/opiniões junto a comunidade universitária: docentes, discentes e técnicos administrativos.

10 Estratégia utilizada para
discutir os dados em 2007  Órgãos da administração central (Reitoria, Pró-Reitoria; Administração Didático-Científica, Campi Universitários e seus respectivos departamentos de ensino realizam estudos, discussões dos dados com a participação de todos os segmentos acadêmicos.  A sistematização e/ou os resultados das discussões devem ser socializados no seminário.

11 O que deveria ser discutido?
 Dados sobre políticas universitárias e a opinião da comunidade acadêmica sistematizados no 3º Relatório de Auto-Avaliação Institucional.  ENADE, no caso dos cursos avaliados.  Metas a serem atingidas e apresentadas para a construção coletiva do PDI.

12 V Seminário de Avaliação Institucional
 Período de realização: maio e junho de 2007.  Local: Na sede Administrativa e em cada Campus.  Coordenações dos Campi responsáveis pela organização do seminário e mobilização das instâncias e segmentos do Campus.  Chefes de departamentos mobiliza a comunidade acadêmica do curso para participar das discussões e do seminário.

13 Responsáveis pela organização dos Seminários locais de Avaliação
 Responsabilidade das Coordenações Regionais e Chefias de Departamentos: Sensibilização e apresentação dos dados do 3º Relatório de avaliação e do ENADE; promover espaços de debates para discutir potencialidades e fragilidades e propostas de estratégias de superação.

14 Desafios da Auto-Avaliação na UNEMAT
 Continuar avançando na construção da cultura de avaliar as ações universitárias.  Ampliar espaços democráticos e participativos para a discussão dos dados para propor ações de superação das fragilidades.  Os resultados da avaliação provocar mudanças na organização acadêmica.

15 Próximos passos  Descentralização dos processos avaliativos.
 Os órgãos da administração central realizam estudo das políticas universitárias.  Os campi juntamente com os departamentos de ensino elaboram e implementam proposta própria de avaliação. O coletivo propõe mudanças a partir dos resultados.  A CPA oferece assessoria e elabora documento institucional.

16 Para conhecer mais sobre a Auto-Avaliação da UNEMAT

17 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google